Nutricionista Concurseira

Confira 5 questões comentadas de Residência e saiba onde conseguir mais

há 5 dias     -     
Confira 5 questões comentadas de Residência e saiba onde conseguir mais

questoesnutri.png (2.86 MB)

Responder questões é uma tarefa muito importante na rotina de estudos de qualquer pessoa que quer passar em uma Residência em Nutrição. É uma maneira de exercitar para o momento da prova e compreender quais assuntos ainda precisa revisar e quais já está dominando.

Quando a questão é comentada, o aprendizado é potencializado. Afinal, ao mesmo tempo em que você responde o que foi perguntado no enunciado, você confere se a resposta foi correta e aprende com os comentários das alternativas. Para te ajudar nesta preparação, separamos neste artigo 5 questões de Nutrição comentadas.

Também temos uma dica de como melhorar a sua performance na hora de buscar questões e também como turbinar os seus estudos. Fica até o final com a gente!

 

Questão 1

A absorção do ferro não-heme é influenciada pelo estado nutricional do indivíduo em relação a esse mineral e por alguns compostos alimentares.

Dentre as substâncias que afetam negativamente a absorção do ferro não heme, é correto citar:

a) O ácido ascórbico;

b) O fósforo

c) O cálcio

d) A biotina

e) O ácido fólico

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: INCORRETA. O ácido ascórbico, quando ingerido na mesma refeição como ferro não heme, potencializa a absorção. Ele mantém o ferro no estado ferroso e forma o quelato ferro-ascorbato, que é mais solúvel, por isso pronto para ser absorvido.

Alternativa B: INCORRETA. O Fósforo não interfere a absorção do ferro não heme, pois compete por diferentes sítios de absorção do mineral

Alternativa C: CORRETA. Cálcio e ferro possuem o mesmo mecanismo de transporte e instalação celular. Por isso, a ingestão desses minerais de maneira conjunta, acaba por afetar a absorção de ambos pelo organismo. O ideal é priorizar o consumo de cálcio nas refeições intermediárias e de ferro nas principais refeições.

Alternativa D: INCORRETA. A biotina também conhecida como vitamina B7 pode ser encontrada em uma série de alimentos que contêm ferro em suas composições, como o bife de fígado, por exemplo. Dessa forma, sua presença não afeta a absorção do ferro não heme.

Alternativa E: INCORRETA. Também conhecida como vitamina B9, o ácido fólico é fundamental para mulheres que estejam tentando engravidar e para grávidas no primeiro trimestre gestacional. A vitamina interage de modo positivo com o ferro, sem causar nenhum tipo de problema na absorção desse mineral.


Questão 2

A xeroftalmia ainda é um dos principais problemas de nutrição e saúde pública no mundo e está relacionada à deficiência de:

a) Vitamina A

b) Vitamina K

c) Cianocobalamina

d) Riboflavina

e) Vitamina D

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

DICA DO AUTOR: A xeroftalmia é uma doença progressiva dos olhos que é causada pela deficiência de vitamina A no organismo, o que leva a um ressecamento dos olhos, podendo resultar, a longo prazo, em complicações como cegueira noturna ou surgimento de úlceras na córnea, por exemplo.

Alternativa A: CORRETA. Levando em conta as causas da doença, a deficiência de vitamina A é a principal responsável pela instalação e desenvolvimento da xeroftalmia

Alternativa B: INCORRETA. Embora faça parte das vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, a ausência de vitamina K afeta diretamente o processo de coagulação sanguínea.

Alternativa C: INCORRETA. Também conhecida como vitamina B12, a cianocobalamina, quando em baixos níveis no organismo, favorecem a instalação de quadros de anemia.

Alternativa D: INCORRETA. Popularmente chamada de vitamina B2, a riboflavina quando em baixas doses no organismo causa cansaço excessivo, alergias cutâneas e em crianças pode afetar o crescimento e desenvolvimento.

Alternativa E: INCORRETA. Também fazendo parte das vitaminas lipossolúveis, a vitamina D pode causar enfraquecimento ósseo, muscular e sensação de fraqueza em adultos, além de retardar o crescimento das crianças.


Questão 3

As proteínas plasmáticas são importantes indicadores do estado nutricional. Dentre as mais utilizadas, a que se mostra mais sensível a curto prazo devido à sua meia vida mais reduzida é

a) a albumina.

b) a proteína C-reativa.

c) a proteína total.

d) a transferrina.

e) a pré-albumina.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: INCORRETA. A albumina é um indicador pouco sensível de desnutrição, uma vez que sua reserva corporal é grande e sua meia é longa, chegando próxima dos 20 dias.

Alternativa B: INCORRETA. Também conhecida como PCR, a proteína C reativa é produzida pelo fígado e se faz presente no sangue quando ocorre algum processo de inflamação ou infecção no organismo.

Alternativa C: INCORRETA. A proteína total é um indicativo pouco válido do estado nutricional de uma pessoa, uma vez que ela pode ser utilizada para diagnosticar alterações hepáticas, renais, além de demais distúrbios. Quando alterada, é preciso que se realizem outros testes para que se identifique a origem da alteração.

Alternativa D: INCORRETA. A transferrina é uma proteína de transporte do ferro, sintetizada no fígado. Embora tenha meia vida curta, de aproximadamente 8 dias, não é uma proteína sensível para determinar desnutrição.

Alternativa E: CORRETA. Trata-se de uma proteína depletada de modo precoce em estado hipermetabólico, uma vez que sua vida média possui cerca de dois dias e sua reserva corporal é pequena.


Questão 4

Imunomoduladores são nutrientes específicos usados em fórmulas enterais que atuam alterando a resposta inflamatória para manutenção da mucosa intestinal.

Um exemplo desse nutriente é:

a) folacina.

b) frutano.

c) glutamina.

d] alicina.

e) tirosina.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: INCORRETA. A folacina ou ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel cuja função é formar proteínas estruturais e hemoglobina.

Alternativa B: INCORRETA. Frutanos são polissacarídeos originados da frutose e sintetizados em vegetais (principalmente em plantas) por microrganismos provenientes da sacarose.

Alternativa C: CORRETA. A glutamina é um aminoácido livre presente no tecido muscular e alguns alimentos e serve como energia para enterócitos, células da mucosa intestinal, age como imunomoduladora, prevenindo respostas inflamatórias.

Alternativa D: INCORRETA. A alicina é um composto químico proveniente de uma reação enzimática quando o alho cru é cortado ou então esmagado.

Alternativa E: INCORRETA. A tirosina é um aminoácido não essencial produzido pelo organismo que atua no organismo sintetizando proteínas.


Questão 5

Considere a seguinte definição: “síndrome associada ao processo de envelhecimento, que resulta em redução da massa magra e da força muscular, geralmente acompanhada por inatividade física, diminuição da mobilidade, marcha lenta e baixa resistência física”. Essa definição se refere

a) à síndrome metabólica.

b) à demência senil.

c) à osteoporose.

d) à sarcopenia.

e) à desnutrição protéica.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: INCORRETA. A síndrome metabólica é um conjunto de patologias que quando associadas levam ao aumento de problemas cardiovasculares. Essas patologias são: obesidade relacionada ao aumento de cintura abdominal, HAS, Hipercolesterolemia, aumento de triglicérides e glicemia.

Alternativa B: INCORRETA. A demência senil é uma patologia que acomete diretamente o funcionamento cerebral, diminuindo a eficácia da liberação e recebimento de sinapses neuronais.

Alternativa C: INCORRETA. A osteoporose é uma condição onde os ossos se tornam frágeis, porosos e consequentemente suscetíveis a fraturas.

Alternativa D: CORRETA. A sarcopenia tem como característica a perda de massa magra, resultando diretamente na perda de força muscular. Seu surgimento está intimamente ligado a inatividade física, facilitando a diminuição de mobilidade e trazendo menor resistência física.

Alternativa E: INCORRETA. A desnutrição proteica é um déficit energético decorrente de uma deficiência de todos os macronutrientes e normalmente abrange a carência de uma série de micronutrientes, também. Sua instalação causa fraqueza, absoluta, edemas, perda capilar e atrofia cutânea.


Conseguiu responder? Gabaritou tudo?

Sabemos que não é uma tarefa fácil achar questões de Residência. É muito comum que o estudante perca muito tempo procurando provas anteriores e a gente sabe o quanto cada minuto é precioso em sua preparação.

Se isto acontece com você, não deixe de conhecer o aplicativo da Sanar Saúde! São mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! E melhor: dá para filtrar por profissão, disciplina ou assunto. No app, você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores. Não deixe para depois e baixe agora!

Matérias relacionadas





71 Publicações - 2 Seguidores

Em 2019 ultrapassaremos os 150 mil nutricionistas no Brasil! Já passou da hora de termos um lugar com todo contéudo que precisamos, correto?

Aqui você vai encontrar: Concursos abertos para Nutrição, Editais de residência; Dicas de estudo, Artigos Técnicos, Mapas Mentais, Flashcards, Entrevistas, Dicas de carreira e muito mais! Fique de olho e vem com a gente :)

  • 71 Publicações