Sanar
5290 Publicações -

Como estudar para concurso: aprenda o jeito certo de garantir sua aprovação!

há 1 ano     -     
Como estudar para concurso: aprenda o jeito certo de garantir sua aprovação!

Como estudar para concurso - Sanar
 

Você quer começar a estudar para concursos e aprender como passar, mas não sabe nem por onde começar?

Ou você já estuda a algum tempo, mas ainda se sente totalmente perdido sobre como estudar para concursos? Se você passa mais tempo se perguntando se está estudando de forma correta do que de fato estudando, saiba que não é o único.

Na verdade, perguntas como: “Quais matérias estudar ou quantas horas estudar por dia?” são muito comuns entre concurseiros.

Por isso, decidimos reunir TUDO que você precisa saber sobre como estudar para concurso público de forma EFICAZ em um só lugar.

Esse guia, portanto, será útil tanto para um concurseiro iniciante quanto para os que já estudam há um tempo, mas sem resultados.

Aqui você encontrará tudo que você precisa saber sobre como estudar e como passar!

 


SAIBA COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS COM POUCO TEMPO!


 

Nesse artigo você vai aprender: 

  1. Como definir objetivos de estudos claros
  2. Como fazer um plano ou cronograma de estudos
  3. Organizar seu local de estudos
  4. Estudar com eficácia
  5. Usar técnicas e métodos de estudo
  6. Como ter motivação para estudar 

 

Com certeza você já deve ter se perguntado se vale MESMO a pena ler um livro ou um guia sobre como estudar e como passar, né?

Então, antes de você simplesmente fechar esse artigo eu vou te provar que ter esse conhecimento sobre como estudar para concurso pode ser o seu diferencial para a aprovação!

Se você ler atentamente a depoimentos de pessoas aprovadas em concursos, vai perceber que todos concordam em um ponto: eles afirmam ter perdido muito tempo estudando de forma errada e com materiais ruins.

E o ponto de virada da maioria dos concurseiros para saber como passar foi aprender a estudar com eficácia.

Ao terminar de ler este artigo você vai ter tudo que precisa para aprender como passar. Esse guia te ajudará AINDA HOJE a:

  • Definir seus objetivos de forma clara;
  • Fazer o seu cronograma de estudos;
  • Organizar seu local de estudos;
  • Utilizar as MELHORES técnicas e métodos de estudos;
  • Manter sua motivação alta para estudar.

Então, aproveita, pega a caneta e o bloco de notas que, ao final, desse artigo você vai ser um concurseiro de alta performance. Esperamos que este artigo seja muito útil na sua jornada de como passar!
 


BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-BOOK DE LEGISLAÇÃO DO SUS COM 30 QUESTÕES COMENTADAS!


 

1 – Defina objetivos de estudos claros!

Quando não se sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”. Alice no País das Maravilhas

Qual seu objetivo? Passar em concurso? Será mesmo?

Então, se você passar em um concurso que pague R$ 500,00 por mês daqui a 30 anos tá valendo?!

Creio que não, né? Muita gente acha que “passar em concurso” é um objetivo. No entanto, para que um objetivo seja correto ele precisa ser definido seguindo alguns critérios:

  • Especificidade: O seu objetivo precisa ser específico. Quanto mais específico, melhor. Por isso, defina qual área de concurso você quer, qual salário, órgão e qual localidade.
  • Mensuração: Como você pode mensurar o alcance do seu objetivo? Ele deve ser mensurável.
  • Alcançável: Seu objetivo é possível de alcançar? O seu objetivo deve ser desafiador, mas não impossível, ok?

Agora que você já sabe elaborar um objetivo correto e claro, aproveita coloca no papel AGORA qual seu objetivo. Pra ficar ainda mais fácil vamos dar um exemplo de um objetivo específico, mensurável e alcançável: “Passar no concurso para Dentista da Aeronáutica em 2019”.

 


"Ahh, mas como eu escolho o concurso que eu quero? Qual o concurso ideal pra mim?"

Bom, vamos lá! Existem concursos em diversas áreas, órgãos, níveis, localidades, etc. Você pode optar por fazer um concurso nacional, estadual ou municipal. Além disso, alguns das principais áreas de concursos são:

Não existe uma fórmula correta para escolher o concurso ideal, mas você pode analisar alguns critérios para fazer essa escolha, como:

  • Salário: quanto eu pretendo ganhar?;
  • Localidade: estou disposto a me mudar ou quero fazer o concurso para uma cidade específica?
  • Área: qual área me interessa ou gosto mais?
  • Concorrência: estou disposta a fazer um concurso mais concorrido de nível nacional ou um estadual/municipal?

Após analisar esses fatores ou outros que sejam importantes para você, escolha qual(is) concursos você quer passar.

 


SAIBA COMO ESCOLHER O CONCURSO IDEAL PARA VOCÊ!



Pesquise mais sobre as áreas, as atividades, leia os editais dos concursos, considere o que você gosta de fazer e o que mais importa pra você. Assim, você estará mais perto de faze ruma escolha assertiva.  

Pronto, agora você já tem seu objetivo definido. Leia-o em voz alta. Cole em algum local visível pra você. Com um objetivo claro, fica muito mais fácil ter motivação para estudar. Agora você já sabe para aonde você vai.

 

2 – Como fazer um plano ou cronograma de estudos? 

Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento” Thomas Edison

Por mais que definir o objetivo seja uma etapa muito importante para o concurseiro garantir a aprovação, não é a única. É preciso também definir o que fazer para alcançar seu objetivo. É aí que entra em cena o plano ou cronograma de estudos, para te lembrar do que você precisa fazer, quando e onde.

Heidi Grant, autora de revista de Harvard, já diz: “Criar objetivos que você vai de fato alcançar, não é só uma questão de definir o que precisa ser feito – você também precisa detalhar minuciosamente o processo de execução”. Além de aumentar suas chances de aprovação, ter um planejamento também pode evitar o estresse e a procrastinação.

Muitos concurseiros se sentem culpados quando não estão estudando, pensando que seus concorrentes estão estudando enquanto ele está fazendo outra coisa. Alguns ainda pensam que precisam estudar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Então, se tiram um momento de lazer não conseguem deixar de pensar: “Eu deveria estar estudando”. E isso, consequentemente, gera mais estresse.

Quando você tem um cronograma de estudos você sabe quando, de fato, deve estudar e quando seu tempo será dedicado a outras atividades. Isso também evita que você procrastine, deixando de estudar naquele momento porque tem outras coisas pra fazer.

Agora que você já saber a importância do cronograma, vamos aprender como elaborar um plano de estudos. Nossa sugestão é que você comece agora, a cada dica que apresentarmos! Assim, ao terminar de ler este artigo você estará mais perto de passar em um concurso.

  1. Conheça seus horários: anote em uma folha todos os horários que você já tem ocupados com atividades obrigatórias, como aulas, trabalho, atividade física, lazer, etc.
  2. Anote todos os horários livres e reserve-os para estudar.

Pronto! Seu cronograma de estudos deve ficar mais ou menos assim:

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
6h Acordar Acordar Acordar Acordar Acordar - -
7h Teoria Teoria Teoria Teoria Teoria    
9h Exercícios Exercícios Exercícios Exercícios Exercícios    
10h Academia Academia Academia Academia Academia    
13h Aulas Aulas Aulas Aulas Aulas    
18h Revisão Revisão Revisão Revisão Revisão    
22h Dormir Dormir Dormir Dormir Dormir    

 
O cronograma acima é apenas um exemplo. Você deve adequá-lo a seus horários, atividades e necessidades. Importante: Sempre reserve tempo para deslocamento e possíveis imprevistos! Você também pode decidir estudar ou não estudar nos finais de semana, bem como quantas horas estudar por dia a depender da sua disponibilidade.

Isso tudo leva a outra questão: quais matérias estudar em cada dia e horário? O que estudar para concurso?

O tempo é um recurso limitado. Por isso, temos que usá-lo de forma inteligente, concorda? 

É importante dedicar maior tempo para as matérias com maior peso na prova - o que vaira conforme o edital do concurso escolhido. Uma sugestão que você pode seguir é a seguinte:

  • Matérias com maior peso e maior dificuldade, 40% do tempo total de estudo.
  • Matérias com maior peso e menor dificuldade, 30% do tempo total de estudo.
  • Matérias com menor peso e maior dificuldade, 20% do tempo total de estudo.
  • Matérias com menor peso e menor dificuldade, 10% do tempo total de estudo.

Então vamos supor que você tenha 4 assuntos pra estudar na semana.

O Assunto 1 tem o maior peso e você não sabe nada! O Assunto 2 tem maior peso também, mas você já estudou um pouco. O Assunto 3 tem um peso menor, mas você tem muita dificuldade, enquanto o Assunto 4 tem peso menor e você já domina.

Se você só tiver 10 horas disponíveis para estudar, separe o tempo assim: 4 horas para o Assunto 1; 3 horas para o Assunto 2; 2 horas para o Assunto 3; e apenas 1 hora pro Assunto 4. Compreendeu?

Assim, você prioriza aquilo que é mais importante. Afinal, será que é inteligente estudar 4 horas por semana um assunto que é cobrado em apenas 1 questão na sua prova?! Muito provavelmente, não.

 

E quantas horas você precisa estudar por dia para ser aprovado?

Primeiramente, é muito importante deixar claro que quantidade não é qualidade! Ou seja, por mais que a quantidade de horas seja um fator importante para passar, isso, por si só, não significa que você está no caminho da aprovação. Mais importante do que quantas horas você precisa estudar, é a qualidade do seu estudo.

O professor Wiliam Douglas tem a máxima de que “duas horas bem aproveitadas valem mais que quatro horas de simulação de estudo”. Por isso, o mais importante é você estudar a quantidade de horas que você pode, considerando suas particularidades pessoais, seu trabalho e também seu descanso.

Lembra do cronograma de estudos do início desse tópico? Ele será seu aliado! 

Diante disso, a quantidade de horas ideal que você precisa estudar para passar é o máximo que você puder. E lembre-se sempre da qualidade do estudo e da sua vida!

 

Em quanto tempo vou ser aprovado?

Nós gostaríamos de ter essa resposta, mas a verdade é que ninguém tem, nem mesmo você! “Concurso não se faz para passar, mas até passar", já diz o professor William Douglas. Por isso, tenha foco no seu objetivo, siga seu planejamento e busque sempre fazer melhorias. Assim, você estará no caminho para a sua aprovação.

Lendo histórias de aprovações você percebe que existe uma variedade de “tempos”. Alguns estudaram por 2 anos, outros por 10. Mas o único ponto que eles têm em comum é que nenhum aprovado desistiu definitivamente. Momentos de desmotivação e frustração sempre vão existir, mas o importante é ter persistência e resiliência.

 


CONFIRA OS MELHORES CONCURSOS ABERTOS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE!


 

3 – Organize seu local de estudo: como preparar e organizar seu local de estudo ideal

“Saber o que quer e agir para conseguir exige amor, organização e coragem.” (Autor desconhecido)

Pense que você é um atleta de ponta. Agora pense que você tem a possiblidade de treinar em um local com os melhores e mais modernos equipamentos. Seria ótimo, não?!

É assim que você deve pensar no seu local de estudos: um espaço onde você possa potencializar seus resultados e ser ainda melhor. 

Para definir como deve ser seu local de estudos, você deve se conhecer melhor, algumas perguntas importantes:

  • Eu prefiro estudar com música ou sem?
  • Eu me distraio facilmente?
  • Me motivo mais estudando em um local com mais pessoas ou sozinho?
  • Prefiro estudar em pé ou sentado?
  • Gosto de me movimentar enquanto estudo?
  • Me motivo mais estudando ao ar livre?

Para descobrir isso você pode testar e ir se adaptando com o tempo.

Tão importante quanto escolher o lugar para estudar é deixar tudo pronto num só lugar para evitar desculpas do cérebro e distrações. Então, saiba o que você vai precisar no dia seguinte e já deixe tudo preparado no dia anterior.

Mantenha somente o necessário perto de você: caneta, marcador de texto e lápis; livro ou apostila; bloco de anotações, garrafa de água. Computador ou smartphone somente quando você precisar naquele dia!


Como evitar se distrair com o celular na hora dos estudos?

Recentemente, fizemos uma enquete no nosso Instagram e a grande maioria das pessoas respondeu que o maior vilão dos estudos era o celular/smartphone, na frente da procrastinação, ansiedade e planejamento. Por isso, é importante que no seu local de estudos você mantenha o celular ou smartphone fora de alcance. De preferência, bem loooonge!

Separamos algumas dicas para que você evite se distrair com o celular na hora dos estudos:

  • Desligue as notificações! Elas foram feitas para chamar sua atenção. O melhor é se desconectar para manter o foco;
  • Deixe o celular longe: melhor se prevenir. Por isso, se livre da tentação de ter o celular ao lado;
  • Não use o celular durante as pausas: é muito importante que você descanse entre as sessões de estudo. Ao invés de usar o celular, prefira fazer um exercício ou ler um livro;
  • Bloqueie o acesso a sites ou aplicativos que mais te atrapalham na hora de estudar.

Aproveita e também já escreva no papel como será seu ambiente de estudos daqui pra frente. Se você não tiver como estudar no mesmo local todos os dias, também programe como será seu ambiente em cada dia.

 

4 – Você estuda com eficácia? Aprenda aqui. 

Você sabe para quê estudar e como você estuda?

É muito diferente estudar com eficácia para uma prova oral e para uma prova objetiva. 

Será que é eficaz estudar para uma prova oral respondendo questões objetivas?! Provavelmente não. Por isso, é essencial responder essas duas perguntas.

Se você estuda para passar no concurso da Aeronáutica, você deve estudar as matérias presentes no edital, conforme a priorização que indicamos no tópico 2.

A forma como você estuda também é essencial para a aprovação. Muitas pessoas pensam que apenas ler é suficiente, mas não é bem assim. A verdade é que não existe um método infalível, mas você pode testar e escolher qual se adequa melhor a você e seu estilo. 

Por isso nos próximos tópicos vamos apresentar algumas técnicas e métodos de estudos.

 

5 – Use técnicas e métodos de estudo!

Primeiramente, é muito importante saber como nosso cérebro aprende melhor. Segundo a teoria da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, nós aprendemos: 10% quando lemos; 20% quando ouvimos; 30% quando observamos; 50% quando vemos e ouvimos; 70% quando discutimos com outros; 80% quando fazemos; 95% quando ensinamos aos outros.

Confira na imagem abaixo:

Como estudar para concurso: aprenda como passar agora!
 
A partir disso, é possível observar que só ler livros, ver ou escutar aulas definitivamente NÃO é o suficiente. É preciso se envolver com o aprendizado, produzir seu próprio material. 

Por isso, é importante saber diferenciar o que é aprendizagem passiva versus aprendizagem ativa.

  • O aprendizado passivo ocorre quando você não se envolve com os estudos. Ele é representado pelas atividades do topo da pirâmide, como ler, escutar e ver. Consequentemente, é menos eficaz.
  • aprendizado ativo ocorre quando se envolve com os estudos. Ele é representado pelas atividades da base da pirâmide e, portanto, tem maior eficácia.

Ou seja, se você lê um livro, faz um resumo, elabora perguntas, responde a questões, as chances de você aprender aumentam. Você não precisa fazer todas as atividades, mas escolher aquelas que mais gosta.

Você pode, por exemplo, ler determinado assunto, estruturar uma aula e “fingir” que está ensinando para alguém. É normal que quando a gente tente ensinar algo para outra pessoa, perceba que não sabe explicar e ainda tem dúvidas. Assim você pode anotar o que ainda não souber e estudar de forma direcionada.

Hoje em dia, existem diversas formas de ilustrar, resumir, revisar e praticar. Por isso, selecionamos algumas das principais. Mas nada impede que você busque outras ou até mesmo crie a sua!

  • Como resumir ou ilustrar: mapas mentais, método Cornell e método Flow;
  • Como revisar: Técnia Feynman, Flash cards e repetição espaçada;
  • Como praticar: resolva questões, prepare aulas, explique para outras pessoas.

 

6 – Como ter motivação para estudar? 

 

Depois de todo esse manual, você certamente ainda se pega pensando: “Ok, já sei meu objetivo, como estudar, o que estudar... Mas não consigo ter motivação para estudar todos os dias”.

Ter um objetivo claro já é um bom caminho para ter mais motivação para estudar. Mas existem algumas outras dicas que você pode utilizar:

  • Não fique esperando a motivação cair do céu. Vai lá e comece a fazer! Mesmo que sem motivação no início, a verdade é que a motivação vai surgindo a medida que você está em ação! 
  • Teste sua motivação, o que te deixa mais motivado. Pode ser que sua motivação surja de forma mais natural, mas pode ser também que você precise estabelecer punições, por exemplo.
  • Monitore as suas conquistas. Tenha metas de acordo com seus objetivos e comemore e se recompense quando atingi-las. Exemplo: se desafie a responder 5 questões por dia; quando fizer isso, se recompense realizando uma atividade que ame fazer. Isso te dará mais confiança e motivação para continuar.
  • Elimine o pensamento “não estou a fim de fazer isso hoje”. O fato de você pensar que “não está a fim de fazer algo” não de impede de efetivamente fazer. Pense no seu objetivo, no seu planejamento de estudos e faça, mesmo que não esteja a fim agora.
  • A motivação é superestimada. Estar motivado é bom, mas a verdade é que nem sempre vamos estar. Por isso, tenha disciplina e desenvolva o hábito de estudar.

Pronto, agora você já é um concurseiro de alta performance!

Só falta escolher os melhores materiais de estudos, que devem ser:

  • Objetivos, sem enrolação;
  • Acessíveis, que caibam no seu bolso;
  • De Qualidade e com aprovação comprovada!

 


CONHEÇA OS LIVROS DA SANAR!

CONHEÇA OS CURSOS DA SANAR!


NÓS GARANTIMOS SUA APROVAÇÃO!

5290 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 5290 Publicações