Sanar
5213 Publicações -

Saiba como estudar para concursos e residência através de questões

há 5 dias     -     
Saiba como estudar para concursos e residência através de questões

como-estudar-por-questoes-sanar-jeffrey-betts-unsplash.jpg (375 KB)
 

Estudar por questões não é novidade. Desde a escola as aulas teóricas sempre eram sucedidas por uma série de questões sobre o assunto. É a forma mais eficaz de avaliar se o conteúdo foi absorvido ou não. Inclusive, as provas estão aí justamente para manter a "tradição". 

E desde a escola você sabe que estudar por questões é uma forma de exercitar o cérebro e condicioná-lo aos assuntos que podem ser cobrados. Para um concurso ou residência, usar provas anteriores como método de estudo é o que você precisa para entender o funcionamento da banca ou instituição, perceber quais assuntos mais caem, se acostumar com o estilo das questões e reforçar os estudos num assunto que você percebeu não dominar tanto assim.

Só vimos vantagens.

Mas como fazer isso?

 

Processo de aprendizagem

Antes de partirmos para a prática, é preciso que você entenda por que estudar por questões é tão eficaz. O processo de aprendizagem é resultado da interação com o meio em que vivemos. Isso pode acontecer através do estudo ou até mesmo de experiências. 

Ao se preparar para uma prova, você estuda bastante teoria. Mas é necessário trazer a teoria para o campo da experiência, da experimentação, para que as informações sejam assimiladas.

Responder a questões te insere no contexto prático: Como você solucionaria aquela situação do enunciado? Que passo a passo é preciso para alcançar o objetivo proposto naquela questão?

E já sabemos que revisitar assuntos e conceitos fortalece a assimilação e recuperação posterior daquela informação


SAIBA COMO OS FLASHCARDS PODEM ALAVANCAR SEUS ESTUDOS!


 

Como estudar por questões

Conhecer é o primeiro passo para dominar. Logo, saber quais conteúdos são recorrentes na banca ou instituição te ajudará a direcionar a atenção, caso tenha dificuldade com algum tema. Você também vai perceber se a banca é dada a pegadinhas e ainda pode dar a sorte de uma questão já resolvida se repetir na hora da prova. Já pensou?!

Atenção a partir daqui. Apresentamos dicas eficazes para você que quer estudar através de questões!

 

Estude primeiro, responda depois

Você precisa se organizar. O método mais comum consiste no ciclo que aprendemos na escola: estudar um assunto, para depois responder a questões sobre ele. Ao final, você revisa aquele conteúdo que te deixou com mais dúvidas ou que tenha sido a razão dos seus erros.

Por exemplo, se você errou muitas questões sobre legislação do SUS, suas próximas horas de estudo passam a ser dedicadas a isso. Ou se você ficou bem em dúvida com as questões de clínica cirúrgica de grandes animais, que tal revisar um pouco mais esse assunto?

 

Identifique o assunto do enunciado

Estudar por questões requer um pensamento estratégico. Assim, identificar os assuntos do enunciado vai te guiar sobre quais temas aquela instituição costuma cobrar. Vale anotar num papel os assuntos que você tenha observado para concentrar sua atenção na hora da revisão.

O enunciado também te diz sobre a forma como a banca cobra os assuntos. Lembre-se: a jornada de aprendizado não perde nada de vista!

 

Questões como a única escolha

Outro método é estudar exclusivamente por questões. Neste caso, você se dedica apenas a responder provas e simulados sobre um determinado assunto.

Na hora do estudo teórico, você se concentrará apenas nos conteúdos que tenham te deixado em dúvida ou aqueles cujas questões você mais errou. Esse método é recomendado para quando você tiver mais experiência no assunto.

Dica extra: Aposte em questões comentadas! Esse estilo de prova pode te ajudar a sanar dúvidas que ainda existam sobre o assunto em questão e a se proteger de pegadinhas!

 

Justifique suas respostas

Assim como os simulados e provas com questões comentadas reforçam a compreensão do porquê uma alternativa é correta e outra não, fazer você mesmo os comentários pode ajudar a fixar os conhecimentos adquiridos. Quando responder à questão, justifique o motivo de cada alternativa estar errada e o que te leva a considerar aquela como correta. 

 

Varie as questões

Evite responder as mesmas questões sempre. Com o passar do tempo, você poderá não ser capaz de perceber se acertou porque aprendeu ou se porque decorou. A variação de provas e questões é importante para te dar mais prática, expandir seu repertório e te ajudar, de fato, a absorver o conteúdo.


ACESSE AQUI MAIS DE 100 MIL PROVAS DE TODAS AS ÁREAS E CONCURSOS!


 

Por que você deveria usar esse método 

Assim como as concessionárias põem seus carros à prova no test-drive, responder a questões te ajuda a mensurar seu nível de aprendizado. E essa avaliação ocorre em dois níveis, concomitantes: ao passo que observa se assimilou os conhecimentos que tanto tem estudado, você também avalia seu desempenho naquela banca específica, naquele grau de dificuldade.

E fora que, veja só, como seria o máximo conseguir fechar a prova do seu concurso dos sonhos, ainda que do ano anterior?!

Além disso, você ainda larga na frente ao dominar aquela avaliação. Conhecer a prova, identificar o estilo das questões e se atentar ao conteúdo que costuma ser cobrado fazem com que você perca menos tempo montando uma estratégia para respondê-la.

Afinal, você já vai saber por onde começar, como dividir o tempo disponível para cada questão e qual método é mais eficiente para aquela avaliação. 


Confira nossos livros com 1.000 questões para você!

rodape_blog-produtos-1.jpg (354 KB)
 

5213 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 5213 Publicações