Nutricionista Concurseira

Guia de Carreira em Nutrição: concursos, residências, salários e muito mais!

há 7 meses     -     
Guia de Carreira em Nutrição: concursos, residências, salários e muito mais!

Guia de Carreira em Nutrição.png (103 KB)

Você já se perguntou porque está ficando para trás no mercado de trabalho? Já pensou no que poderia fazer para dar uma guinada na sua carreira? E você recém-formado, já sabe que caminho seguir na nutrição? A profissão tem grande presença  no  mercado  de  trabalho,  e  para  concursos  e  residências  têm  grande quantidade de vagas nos editais!

Para  acabar  com  todas  essas  dúvidas,  trouxemos  um  artigo  com  todas  as informações que você precisa para tomar o caminho certo na sua carreira. Nesse artigo vamos abordar:

  • A carreira em Nutrição
  • Áreas de atuação do profissional de Nutrição
  • Mercado de trabalho para Nutrição
  • Principais concursos em Nutrição
  • Assuntos mais cobrados em concursos de Nutrição
  • Residências mais concorridas em Nutrição
  • Média de salários do profissional de Nutrição

Comece já a sua preparação!


 

A carreira em  Nutrição:

De  acordo  com  os  dados  do  2°  trimestre  de  2019,  do  Conselho  Federal  de Nutrição, somos, 145.819 mil nutricionistas. Distribuídos sócio demograficamente, da seguinte forma:

perfil_empregados_nutri.png (721 KB)

Existem  diversas  oportunidades  para  o  nutricionista,  atuando  de  diversas formas, que podemos caracterizá-las da seguinte maneira:

 

  • Pós-graduação lato sensu: essa é a titularidade do nutricionista especialista, escolher uma especialidade para seguir a sua carreira é essencial.
  • Residência Multiprofissional:  a  residência  é  uma  excelente  escolha  após a  graduação,  pois  além  de  garantir  a  titularidade  de  especialista,  é  uma  pós- graduação com mais horas práticas do que teóricas.
  • Concursos Públicos: a estabilidade profissional e financeira do concursado são as grandes vantagens de ser concursado!
  • Atendimento Clínico e/ou Hospitalar:  essa  é  uma  escolha  mais  difícil,  a grande maioria das instituições de assistência privada não costumam contratar profissionais sem experiência ou sem pós-graduação.
  • Empreendedorismo: cresce cada vez mais as oportunidades para empreender na Nutrição, portanto, se você gostaria de ter o seu próprio negócio, a Nutrição também pode te proporcionar esse sonho!
  • Mestrado/docência: Existem aqueles que nasceram para ensinar e pesquisar, claro que o caminho é árduo, necessita de muita dedicação, porém a docência é uma ótima escolha e a grande maioria dos nutricionistas seguem esse caminho.

 

Além disso, de acordo com o Conselho Federal de Nutrição, as relações de trabalho dos nutricionistas estão distribuídas da seguinte forma:

Distribuição das relações de trabalho dos nutricionistas.

Fonte: Conselho Federal de Nutrição

Áreas de atuação do profissional de Nutrição:

Existem inúmeras áreas de atuação ou especialidades na nutrição, abrangendo tanto  o  empreendedorismo  quanto  à  prática  clínica  e  hospitalar.  Normalmente escolhemos a nossa especialidade ainda na graduação, no entanto, nunca é tarde para se reinventar!

É muito importante abrir a mente para as grandes possibilidades que a Nutrição tem a oferecer, e aqui eu trago uma lista das principais especializações, ou áreas, encontradas em concursos, residências e também na iniciativa privada, para que você já pense no que gostaria de seguir:

Onde atuamos?

Atuação dos nutricionistas.JPG (42 KB)

Fonte: Conselho Federal de Nutrição

Mercado de trabalho para Nutrição:

 

Muito  há  de  se  ouvir  e  falar  sobre  o  mercado  de  trabalho  na  Nutrição.  O mercado é amplo e muitas vezes competimos com diversas áreas, como farmácia, engenheira  de  alimentos,  engenheira  química,  engenheira  de  produção  e  até mesmo a nutrologia.

Sendo assim, o profissional da nutrição precisa estar capacitado o suficiente para garantir sua valorização e a sua importância frente ao mercado de trabalho. Existem  excelentes  opções,  principalmente  de  concursos,  que  oferecem  grande estabilidade, como concursos para Nutricionista Fiscal, concurso Marinha, Ebserh etc.  Além  disso,  as  diversas  áreas  que  o  nutricionista  pode  percorrer,  como alimentação coletiva, clínica, bromatologia. Permite ao nutricista se reinventar e crescer cada vez mais!

No  entanto,  o  que  se  encontra  são  diferenças  salariais  entre  profissionais nutricionistas,  tanto  no  Brasil,  quanto  mundialmente.  Além  disso,  o  peso  do avanço tecnológico e das concorrências, nos obriga a uma constante busca por aprimoramento e conhecimento!

Trouxemos aqui, uma tabela do nosso Conselho Federal de Nutrição, mostrando como estão distribuídos os salários e os profissionais, de acordo com a área de atuação!

 

Obs: “N” significa o número de respondentes.

Distribuição das áreas de atuação dos nutricionistas.JPG (73 KB)

Fonte: Conselho Federal de Nutrição

Principais concursos em Nutrição

Ser concursado é o sonho  de muita gente,seja na nutrição ou não, a estabilidade financeira, o salário, os benefícios são muito bons, crescem aos olhos da grande maioria  dos  profissionais.  Como  a  nutrição  é  uma  profissão  extremamente necessária na área de saúde, os concursos públicos sempre trazem vagas para nutricionistas.  Aqui  vai  uma  lista  dos  principais  concursos  em  nutrição  para vocês:

Veja quais os assuntos mais cobrados em concursos:

Salários dos nutricionistas.JPG (53 KB)

Salários x Concursos

salárioxconcurso.JPG (54 KB)

Veja quais os assuntos mais cobrados em concursos:

Os assuntos mais cobrados em concursos.JPG (36 KB)

 

Distribuição dos assuntos que mais caem em concursos de Nutrição

 

Para se preparar para qualquer um desses concursos, nós temos o curso que você precisa:

 

 

Residências mais concorridas em Nutrição:

A residência em Nutrição é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, na forma de curso de especialização, sob a responsabilidade de uma Universidade.

O programa é desenvolvido em dois anos, possui carga horária de 60h/semana, divididas em assistência e pesquisa. Assegura-se ao nutricionista residente uma bolsa isonômica a todas as modalidades de residência no valor de R$3.330,00.

Então,  os  programas  de  residência  são  bem  concorridos  e  exigem  muita dedicação em seu estudo, pensando nisso, trago aqui uma lista das residências mais concorridas do Brasil!

Residências mais concorridas para Nutrição.JPG (24 KB)

 

 


Confira nosso Mapa de Residências e encontre a que mais lhe agrada!


 

Vou deixar uma lista dos assuntos TOP 5, mais recorrentes nas residências, esses assuntos são aqueles de competência geral do nutricionista e que independente da especialidade escolhida, cairá na sua prova:

  • Dietoterapia
  • Avaliação Nutricional
  • Nutrição Materno e Infantil
  • Técnica Dietética
  • Fisiopatolgia

O que você acha de ser aprovado em uma Residência? Comece desde hoje a se preparar! Aqui vai uma lista dos melhores preparatórios para residências em Nutrição:

 


Comece já a sua preparação!


 

Agora você já está super informado para dar um grande passo na sua carreira para a Nutrição! Mantenha em mente que todo esforço é recompensado e que sua dedicação profissional nunca será em vão.

A  tão  sonhada  carreira  pública,  cheia  de  benefícios  para  você  pode  ser alcançada, é só se planejar e começar a sua preparação. Lógico que estamos aqui para ajudá-los nesse caminho!

Não importa se a sua escolha é concurso ou residência, prefeitura ou EBSERH, nós temos os melhores produtos e a melhor didática para garantir a sua aprovação!

 

Então, cola com a Sanar, que a gente sabe te aprovar e bons estudos!

Venha se preparar com a Sanar!.JPG (54 KB)
 

Preparatório para residência




71 Publicações - 2 Seguidores

Em 2019 ultrapassaremos os 150 mil nutricionistas no Brasil! Já passou da hora de termos um lugar com todo contéudo que precisamos, correto?

Aqui você vai encontrar: Concursos abertos para Nutrição, Editais de residência; Dicas de estudo, Artigos Técnicos, Mapas Mentais, Flashcards, Entrevistas, Dicas de carreira e muito mais! Fique de olho e vem com a gente :)

  • 71 Publicações