Psicólogo Concurseiro

Residência em Psicologia na SESAB: tudo que você precisa saber!

há 5 meses     -     
Residência em Psicologia na SESAB: tudo que você precisa saber!

Residência em Psicologia na SESAB: tudo que você precisa saber!

Residência em Psicologia SESAB

Tornar-se residente aparece como uma tendência cada vez maior no Brasil, especialmente pela remuneração e pela oportunidade de estar melhor qualificado para o mercado de trabalho. Ainda assim, dúvidas como “Qual o valor curricular da residência? ”, “Terei acompanhamento?”, “O que preciso estudar?" são constantes entre os estudantes de Psicologia.

Mas não se preocupe, as dúvidas são naturais! Por isso, esse artigo foi pensado para você! Tendo como foco a Residência da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Com essa leitura, o assunto ficará claro e você estará por dentro das especialidades que a SESAB oferece, e ainda saberá quais são os temas mais cobrados nas provas. Pronto para começar? Vamos lá!

Você vai conferir no artigo:

  1. O que é a Residência da SESAB?
  2. Quais são as especialidades das residências em Psicologia da SESAB?
  3. Como ocorre a seleção para ingressar no programa de Residência da SESAB?
  4. O que é cobrado na prova?

O que é a Residência na SESAB?

Vamos começar pelo conceito básico: a Residência Multiprofissional é um programa de cooperação intersetorial, oferecida normalmente por Hospitais Universitários (apesar de não se restringir a eles), com o objetivo de capacitar estudantes da área de saúde através de atividades práticas, prestando serviços para um órgão de saúde, priorizando o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A SESAB é a a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, que tem por finalidade a formulação da política estadual de saúde, a gestão do Sistema Estadual de Saúde e a execução de ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, em consonância com as disposições da Lei Federal no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que constitui o Sistema Único de Saúde – SUS.

Orientados pela legislação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, na Bahia existem hoje 19 (dezenove) programas de residência multiprofissional ou em área profissional de saúde.


Confira o edital de Residência Multiprofissional da SESAB 2020


 

Quais são as especialidades das residências em Psicologia da SESAB?

A SESAB dispõe programas de Residência Multiprofissional em Saúde nas áreas de Oncologia, Nutrição Clínica, Saúde do Adulto, Saúde da Criança e Saúde Mental.

Além disso, oferece programas específicos nas áreas: Saúde da Família e Vigilância em Saúde; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde da Pessoa Idosa; Urgência; Clínica da Pessoa e da Família; Neurologia; Saúde Coletiva com áreas de concentração em: Planejamento e Gestão em Saúde, e Primeira Infância no Contexto do Zika Vírus.

Atenção: a cada ano, os editais sofrem alterações, então, pode haver variação nas áreas que ofertam vagas.


Residência em Psicologia: para qual você está mais preparado?


 

Como ocorre a seleção para ingressar no programa de Residência da SESAB?

A seleção usualmente ocorre em duas etapas.

  1. Prova Objetiva, na qual se incluem questões de Conhecimentos Gerais em Saúde, Conhecimentos Específicos da Graduação e Conhecimentos Básicos na área de aprofundamento do Programa.
     
  2. Na segunda etapa ocorre a Prova de Títulos, mediante análise do Currículo Lattes.

O que cai na prova?

Mapeamos para você os assuntos das provas do Processo Seletivo para Residência da SESAB dos últimos três anos e elaboramos um gráfico, que descreve a frequência com que elas são encontradas nas provas da SESAB.

Recorrência dos assuntos da prova de Residência em Psicologia da SESAB

 

Percebemos, então, que a discipliana de Psicologia da Saúde e Hospitalar é a mais cobrada, de longe!  Isto se dá muito porque a disciplina engloba a maioria dos tópicos do conteúdo programático presente no edital. São eles:

  • Psicologia Hospitalar no Brasil: aspectos históricos, conceituais e teóricos;
  • Histórico da inserção dos serviços de psicologia nos hospitais do Brasil
  • As concepções de saúde e doença e as suas características contemporâneas;
  • Atividades do psicólogo na assistência, ensino e pesquisa;
  • Limites e desafios do trabalho multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
  • Atendimento psicológico nas diversas situações de hospitalização: adultos,
  • As especificidades do trabalho do psicólogo nas unidades de atendimento ambulatorial, internação, UTI, urgência, emergência e pronto atendimento;
  • Atendimento nas diversas clínicas de internação como: pediatria, cardiologia,nefrologia, neurologia, oncologia, ortopedia, obstetrícia, gastroenterologia e geriatria;

Pronto! Agora que você já está familiarizado com o Processo Seletivo da SESAB, já pode se dedicar aos estudos com muito foco, sabendo o que é relevante ou não para a prova.


Comece a se preparar agora!!


Matérias relacionadas

Saiba as 5 vantagens em fazer uma Residência Multiprofissional em Saúde

 Qual a diferença entre especializações de Pós-graduação e Residência?

 




83 Publicações - 2 Seguidores

  • 83 Publicações