Sanar
5350 Publicações -

Vale a pena fazer Residência Multiprofissional? Conheça 7 vantagens!

há 2 semanas     -     
Vale a pena fazer Residência Multiprofissional?

sanar-residencia-multiprofissional-foto-luis-melendez-unsplash.jpg (308 KB)
 

Residências são muito comuns no ambiente médico em geral. Dificilmente vemos um recém-formado em Medicina não fazer uma residência, porque ele sabe não apenas na profissão de forma imediata, mas também em chances futuras.

Mas, para além da carreira médica, as residências multiprofissionais oferecem oportunidades para muitos profissionais de saúde que querem ter aprendizado especializado, muita prática e renda fixa no início de atividade profissional.

Criadas a partir da Lei nº 11.129/2005, as residências multiprofissionais em saúde são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das necessidades de cada região. Essa modalidade é destinada para profissionais de áreas como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Farmácia Psicologia.

Assim como na medicina, as residências multiprofissionais têm valor de pós-graduação lato sensu com foco na educação em serviço. Neste post vamos te apresentar 7 motivos para você fazer residência multiprofissional, mas te damos um spoiler: é a chave que vai abrir portas para a sua carreira na área de saúde!

 

Como funciona residência multiprofissional

Para fazer uma residência multiprofissional, é preciso passar por um processo seletivo que costuma acontecer uma vez ao ano. Geralmente, o edital é lançado em novembro, as inscrições são abertas em janeiro ou fevereiro, e as provas acontecem no início de março

O calendário fixo permite que os profissionais de saúde estudem por um momento específico, sabendo exatamente quando acontecerá cada etapa e o que será cobrado em cada seleção. Sua aprovação em residência multiprofissional passa a ser, portanto, uma questão de tempo e dedicação. 


SAIBA COMO PLANEJAR SEUS ESTUDOS E MONTAR UM CRONOGRAMA PERFEITO!


Depois de aprovada no processo seletivo, a pessoa se torna residente. A legislação estabelece carga horária de 60 horas semanais, dividida em 80% de estudo prático e 20% de estudo teórico. Todos os residentes recebem remuneração fixa, na forma de bolsa auxílio, no valor de R$ 3.330,43

 

Por que você deveria fazer residência

Mencionamos no início desse post que a residência multiprofissional é uma excelente maneira para você abrir portas no mercado de trabalho. Isso devido ao caráter de pós-graduação com valor acadêmico e mercadológico. Ou seja, as residências multiprofissionais são não apenas uma forma de intenso aprendizado, mas também um complemento acadêmico no currículo que pode ser essencial para conquistar qualquer vaga que você concorra.

Acompanhe abaixo outras razões:

 

1. É um diferencial no currículo

Este motivo é óbvio, mas também o mais tangível quando se fala em mercado de trabalho. Ao obter o título de especialista na área em que deseja exercer a sua profissão, você já sai na frente diante de um mercado tão concorrido. Sem falar que a ampla carga horária prática de uma residência te habilita para enfrentar os desafios que o exercício diário da atuação nas instituições de saúde pode proporcionar.

2. É multiprofissional, como o nome já diz

E por que isso é uma vantagem? Além de te dar uma visão mais holística e integrada da área em que você deseja atuar, a formação dentro de uma equipe multiprofissional vai desenvolver habilidades e competências interpessoais que são muito almejadas no mercado profissional e que vão além da cooperação dentro de um time. Sem falar do networking que você desenvolve ao conviver por dois anos seguidos, em regime de dedicação exclusiva.

Um exemplo é a possibilidade de ser requerido profissionalmente pelos setores onde seus estágios foram desenvolvidos.

3. Permite maior chance de empregabilidade

Na residência, toda a sua atuação será tutorada por profissionais que já estão trabalhando efetivamente na área escolhida. Isso te permitirá uma troca constante de experiências com pessoas qualificadas que podem te ensinar muito e te abrir portas futuras. Os residentes que se destacam têm grandes chances de conseguir um emprego após a formação nas instituições que escolheram.

 


CONFIRA TODAS AS RESIDÊNCIAS QUE ESTÃO ABERTAS EM TODO O BRASIL!


 

4. Garante estabilidade, ainda que temporária

Já parou para pensar que, ao entrar em uma residência multiprofissional, você garante uma remuneração por pelo menos dois anos? Ainda que você almeje remuneração maior, ter uma renda garantida pode te ajudar a montar um bom planejamento financeiro para viver alguma estabilidade. Sem contar que esse valor pode ser superior ao que é pago em muitos lugares, dependendo da profissão.

5. É a oportunidade de ganhar experiência fazendo o que ama

Sabe aquele assunto que fez o seu coração bater mais forte durante a graduação? Aquela área que você tem certeza que nasceu para atuar?

A residência multiprofissional vai te dar a oportunidade de contribuir para a saúde com toda a sua bagagem dos anos de faculdade e te proporcionar aprendizados na atuação do que você deseja como profissional. Você vai ter acesso à uma prática intensa através do aperfeiçoamento de habilidades técnicas naquilo que sempre sonhou em fazer.

6. Proporciona formação completa

Ao longo da residência são empregadas estratégias educacionais práticas, como treinamento em serviço para a prática profissional; teóricas, através de estudos individuais e em grupo; e teórico-práticas, com simulação em laboratórios, análises clínicas e em ambientes virtuais de aprendizagem. Além disso, todos os programas de Residência Multiprofissional em Saúde - e os de Residência em Área Profissional da Saúde - têm ampla carga horária e são avaliados, acreditados e credenciados a nível federal pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, o que confere credibilidade no projeto de formação.

7. É um grande desafio

Ser residente não é fácil. É muito suor, esforço, dedicação e superação em um cuidar de si. Sem dúvidas, o profissional termina essa jornada como indivíduo e como profissional mais completo, com habilidades que não foram desenvolvidas na faculdade. O resultado colhido ao fim da trajetória pode fazer tudo valer à pena!


Matérias relacionadas:


 

5350 Publicações - 2 Seguidores

Dar superpoderes e empoderar o profissional da Saúde, esse é o propósito da Sanar!! Para isso, disponibilizamos bem aqui todas as ferramentas necessárias para você alcançar seus maiores sonhos! Em nosso blog, você encontrará tudo sobre Residências Multiprofissionais e sobre os melhores Concursos voltados para a área da Saúde. Nossa página é atualizada diariamente com notícias, artigos, dicas de estudo e muitos conteúdos incríveis para sua preparação! :)

  • 5350 Publicações