PRODUTO INDISPONÍVEL
NO MOMENTO
O livro “Como se Faz? Prática clínica em Terapia Cognitivo Comportamental” oferece ao leitor a possibilidade de se familiarizar com o modelo da Psicologia Cognitvo-Comportamental e também traz novas possibilidades para atividades e estratégias terapêuticas, oferecendo ferramentas eficientes ao terapeuta cognitivo, seja ele iniciante ou experiente.
Tem como público alvo psicólogos e estudantes de Psicologia, além de servir como alternativa de práticas clínicas junto ao público contemporâneo, tanto para psicólogos clínicos quanto para aqueles que exercem atividades em grupo. Deste modo, o profissional tem a mão um grande aporte e é livre para decidir e escolher quais intervenções tendem a funcionar melhor dentro de seu planejamento terapêutico estratégico
A teoria e as atividades são dividas em três módulos, sendo eles: atividades da fase inicial, intermediária e final do processo terapêutico, e são fundamentadas e descritas uma a uma. As atividades foram desenvolvidas pelas próprias autoras, a maioria atende ao público em geral, entretanto, existem algumas que são mais direcionadas para um determinado público e faixa etária. Os instrumentos da fase inicial estão voltados à investigação do funcionamento cognitivo do indivíduo, da queixa e das distorções cognitivas. Os instrumentos das atividades da fase intermediária visam focar nos problemas específicos que o paciente apresenta e também permitir que ele aprenda novas estratégias para atuar no ambiente, a fim de promover as mudanças necessárias para a efetivação do plano terapêutico, assim, promove a reestruturação de distorções cognitivas, a estimulação da reflexão, a análise das evidências, a gestão do plano de ação (no caso de tomada de decisões), a resolução de conflitos, a organização do tempo, as habilidades e recursos necessários para atingir metas e realização pessoal. Já na fase final encontram-se os protocolos de finalização do processo, com os ganhos terapêuticos através das novas habilidades, enfrentamentos e comportamentos adquiridos.
O livro também possui um dicionário de expressões e termos utilizados em Terapia Cognitivo-Comportamental – desenvolvido pelas autoras-, modelos de documentos técnicos e poderosas fábulas terapêuticas que estimulam a reflexão do paciente.
A construção da estrutura do livro e sua narrativa prática e direta tornam o livro em um guia rápido de técnicas, teoria, documentos técnicos, dicionário cognitivo e fábulas terapêuticas.
Ainda não tem certeza se irá adquirir este livro? Leia os comentários abaixo e tenha a certeza!
"O livro Como se Faz? Prática clínica em Terapia Cognitivo Comportamental, sem dúvida, será um marco na literatura brasileira, pois se debruça sobre o exercício da psicoterapia de uma maneira simples e descomplicada, ao mesmo tempo em que flerta com fundamentos teóricos que dão subsídios as atividades clínicas dos profissionais da mudança psicológica humana. Leitura obrigatória a todos aqueles que desejam se aprimorar e, mais do que isso, desenvolver perspectivas criativas dentro do setting terapêutico na pós-modernidade. As autoras, realmente, estão de parabéns!"
Dr. Cristiano Nabuco de Abreu
Coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
"O livro oferece as principais informações, conceitos e tecnicas da TCC de forma acessível e didática, simplificando e tornando atraente a leitura, sem perder em rigor técnico e científico"
Marco Montarroyos Callegaro, Psicólogo, Mestre em Neurociências e Comportamento
Diretor do Cognitiva Scientia e do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC). Presidente da Federação Brasileira de Terapia Cognitiva (FBTC) gestão 2009-2011. Presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL) na gestão 2015-2017. Autor do livro O Novo Inconsciente (Artmed, 2011).