Já pensou de que maneira a apresentação clínica de uma doença, incluindo seus sinais e sintomas, pode estar ligada às alterações patológicas nas células, tecidos e órgãos do paciente?
Com o Correlações Anatomoclínicas: a Patologia através das Necrópsias buscamos trazer um livro que desvende a Medicina por meio da correlação entre a Clínica e a Patologia.
Por isso, para decifrar o caso clínico em cada capítulo, propõe-se o uso da necrópsia como ferramenta de investigação clínica. Assim, vamos correlacionar as informações da anamnese e do exame físico com os principais achados macro e microscópicos em diferentes órgãos.
No final de cada capítulo, muito mais do que descobrir a causa mortis daquele paciente, você vai ser capaz de sobrepor os espectros clínico e morfológico das doenças e, consequentemente, elaborar seu raciocínio com base na fisiopatologia entrelaçada dos diagnósticos retratados em cada caso, fomentando a construção do raciocínio clínico.
Os casos retratados neste livro, embora fictícios, foram baseados na experiência prévia dos autores, considerando, inclusive, situações reais de pacientes que foram submetidos à necrópsia clínica.
O livro é dividido em 15 capítulos e aborda desde casos de DPOC, Cardiopatias e Cirrose até Carcinomas, HPV, Câncer e Politraumatismo. Para conferir o sumário e parte de um capítulo na íntegra clique aqui.
Renato Santos Laboissière, médico e Patologista pelo Hospital das Clínicas (HC-UFMG), com treinamento no National Institutes of Health (NIH) em Bethesda, EUA. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina da UFMG, professor adjunto do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFMG e docente da Faculdade de Medicina de Barbacena.