O Manual, composto por 31 capítulos, é um livro objetivo, prático e atualizado sobre a base do ensino médico médico - A Semiologia Médica.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina de 2014 estabelecem desempenhos específicos no método clínico, demandando o fortalecimento do desenvolvimento de habilidades e competências em Semiologia Médica. Contudo, o treinamento dessas habilidades e competências tem sido desafiador.
Nesse contexto, nosso livro apresenta-se como recurso didático inovador de modo a subsidiar o estudo individual autodirigido de habilidades semiotécnicas, bem como o treinamento dessas habilidades nos centros de simulação clínica das escolas médicas brasileiras. Este projeto tem por objetivo padronizar o treinamento em habilidades semiotécnicas, com base em avaliação da melhor evidência científica disponível, a partir de uma didática versátil (uso individual ou institucional).
Devido ao seu amplo conteúdo e diferente abordagem, a obra é voltada para os estudantes de medicina em formação acadêmica, os professores da disciplina de Semiologia Médica e suas instituições de ensino e qualquer médico que deseje manter seus conhecimentos em Semiologia atualizados.
Para a manutenção da excelência e particularidade do livro, a revisão técnica de todos os capítulos foi realizada por um time de especialistas das mais diversas áreas (Cardiologia, Reumatologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Neurologia, Medicina de Família e Comunidade e Psiquiatria);
Organizador: Dr Geison Vasconcelos Lira – médico Especialista em Acupuntura, Mestre em Educação em Saúde e Doutor em Educação;
Coordenadoras: Dra Thayná Araújo Freire e Dra Thays Araújo Freire, médicas formadas pela UFC, Campus Sobral