Acaba de chegar o Yellowbook: Como Fazer Todos os Diagnósticos. O mais novo livro da coleção, com uma abordagem e didática única.
O livro possui 92 Fluxos Diagnósticos dos Principais Sinais e Sintomas da Medicina, com mais de 300 fichas clínicas de Doenças e Síndromes!
Fazer diagnósticos deverá sempre ser um processo árduo, humilde e generoso. Não há mágica na Medicina! Este verbo “fazer” tem também, e muito mais, o sentido de “construir” o processo diagnóstico: a partir do paciente, mas também “junto” com ele. O Yellowbook: Como Fazer Todos os Diagnósticos propõe-se, humildemente, a lhe passar os padrões de doenças que conseguimos catalogar, buscando por eles em anos de prática médica, docência com médicos residentes, estudo e pesquisa sobre o assunto. E mais: ele divide com você fluxos diagnósticos das principais queixas e síndromes, que lhe norteiem a direção da anamnese e da investigação dos casos.
Os processos didáticos em espiral (os conceitos, em outros contextos) e em rede, a abordagem por problemas, as heurísticas, a aplicação da probabilidade e o respeito diante dos vieses: tudo isso você terá neste livro. Neste sentido, e desta forma, ele lhe mostra como fazer todos os diagnósticos.
Como a Obra está estruturada:
1) A Abordagem em Síndromes: Nesse livro, o termo síndrome não será usado apenas no significado clássico de “um conjunto de sinais e sintomas”, mas também significará um sinal ou sintoma que possa motivar uma abordagem diagnóstica organizada e útil. Por exemplo: síndrome edematosa, febre prolongada, cefaleia crônica, dor torácica, olho vermelho, artrite aguda, dispneia. São dezenas de síndromes nos 27 capítulos sindrômicos gerais e em suas subdivisões.
2) Os Fluxos Diagnósticos: Cada capítulo é iniciado por um fluxo diagnóstico que apresenta, passo a passo, o caminho a ser seguido no raciocínio diagnóstico de cada queixa ou síndrome e na coleta de dados e exames.
3) Desenvolvimento e Subdivisões: conteúdo do capítulo é apresentado seguindo as subdivisões de síndromes derivadas/ específicas. Acompanha esse desenvolvimento um fluxograma mais detalhado, complementando o fluxograma princial.
4) Doenças Temidas e Mnemônicos: Seguindo-se a máxima de que “no início, deve- se afastar o grave e com risco de vida“, no começo do capítulo, apresentamos as condições mas “temidas” e como afastá-las. Além disso, o livro usa e abusa da criação de mnemônicos que facilitem a memorização de doenças temidas, sinais de alarme e características das doenças. Aproveite!
5) Fichas Clínicas: Cada doença é apresentada com detalhes e dentro dos contextos clínicos nos quais elas aparecem, sempre com foco no diagnóstico e nas condutas principais. As fichas lhe mostram: o que é a doença, quais sinais e sintomas, em quem ocorre, como fazer o diagnóstico, qual deve ser a conduta e que outras síndromes desse livro podem ocorrer.
6) Atributos Inéditos: "Tome Cuidado" - Essa seção, representada por um “barril”, identifica uma situação que pode induzir o médico a uma erro diagnóstico, e indica como fugir dela. "Pulo do Gato" - Aqui, nosso gato especialista em todas as áreas clínicas lhe contará uma dica especial e essencial para facilitar o diagnóstico. "Quais exames eu peço e quando peço?" - Nesta seção, você encontrará informações sobre a solicitação racional de exames complementares, especificando a situação (eg, quadro clínico, epidemiologia do paciente) em que cada exame deve ser solicitado.
Essas foram algumas prévias do mais novo livro da Coleção Yellowbook! Clique aqui para conhecer ainda mais!
A metodologia do Yellowbook que você já conhece, agora aplicada aos Diagnósticos. Aprender nunca foi tão simples.
Autor: Clístenes Queiroz Olivieira
Atenção: Na compra do Yellowbook: Como Fazer Todos os Diagnósticos, você tem acesso de 1 (um) mês ao Yellowbook PRO.