Logo Sanar

Carreiras

Concurso: veja com 5 questões comentadas de Enfermagem e saiba onde garantir mais

5 questões comentadas de Enfermagem

Quem resolve questões sabe: é um método muito eficaz para entender o quanto você precisa revisar um assunto ou já está mandando muito bem. Melhor ainda quando a questão é comentada, porque a revisão e o aprendizado acontece ao mesmo tempo da resposta. Para te ajudar nos estudos, separamos 5 questões comentadas de Concursos em Enfermagem.

Ah! E leia este artigo até o fim e descubra onde encontrar mais questões.

 

Questão 1

(PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA DOS NOGUEIRAS - MA - IMA - 2019)

Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são direitos dos profissionais, EXCETO:

a) Exercer a enfermagem com liberdade, segurança técnica, científica e ambiental, autonomia, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.
b) Apoiar e/ou participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, do exercício da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração, observados os parâmetros e limites da legislação vigente.
c) Aplicar o processo de enfermagem como instrumento metodológico para planejar, implementar, avaliar e documentar o cuidado à pessoa, família e coletividade.
d) Colaborar com o processo de fiscalização do exercício profissional e prestar informações fidedignas, permitindo o acesso a documentos e à área física institucional.

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: D


Alternativa A: INCORRETA. Essa alternativa traz um dos direitos do profissional de enfermagem, garantido no Artigo 1º.

Alternativa B: INCORRETA. Essa alternativa traz um dos direitos do profissional de enfermagem, garantido no Artigo 3º.

Alternativa C: INCORRETA. Essa alternativa traz um dos direitos do profissional de enfermagem, garantido no Artigo 14º.

Alternativa D: CORRETA. Essa alternativa é a exceção, visto que ela é tratada no Capítulo II – dos deveres, no artigo 31º.

DICA: O leitor deve atentar para não confundir direitos, deveres e proibições do profissional de enfermagem.


Questão 2

(TJ - SP - VUNESP - 2019)

 A coordenação de saúde decidiu utilizar o método “planejamento estratégico situacional” como instrumento para o planejamento e gestão dos ambulatórios de saúde. Atualmente, os participantes estão trabalhando na implementação das ações propostas para a resolução dos problemas priorizados, incluindo o cronograma e os recursos necessários, entre outros itens. 

Considerando as etapas que compõem o método, o grupo está vivenciando o momento:

a) Tático-operacional.
b) Explicativo.
c) Normativo.
d) Cooperativo.
 

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: A

Alternativa A: CORRETA.O momento tático-operacional é o último momento do PES e trata da execução e do monitoramento das ações que se pretende implementar.

Alternativa B: INCORRETA. O momento explicativo é o primeiro momento onde identificam-se, descre-vem-se e explicam-se todos os problemas que se pretende solucionar com o PES.

Alternativa C: INCORRETA. No momento normativo é definida uma situação ideal, ou seja, uma descrição de como tudo deveria ser em condições ideais.

Alternativa D: INCORRETA. Não é um dos momentos do PES.

DICA: O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é dividido em quatro momentos: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional.


Questão 3

(PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕEZINHOS – CPCON – 2018)

Em relação ao Estadiamento de Lesões por Pressão, leia os itens abaixo.

I. Estágio I – a pele está intacta, com rubor não branqueável, numa área localizada, normalmente, sobre uma proeminência óssea.

II. Estágio II – é caracterizado pela perda total da espessura da pele, o tecido adiposo subcutâneo pode ser visível, mas não estão expostos os ossos, tendões ou músculos.

III. Estágio III – é caracterizado pela perda parcial da espessura da pele, que se apresenta como uma ferida superficial (rasa) com leito vermelho-rosa sem esfacelo, apresentando flictena fechada ou aberta.

IV. São citados de acordo com Protocolo para UPP três tipos de estadiamento para as úlceras e um deles discorre sobre o cisalhamento e confinamento do indivíduo ao leito.

Marque a alternativa CORRETA que cita a(s) assertiva(s) acerca do Estadiamento de Lesões por Pressão, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde (2016).

a) II e IV.
b) IV.
c) II.
d) I e III.
e) I.

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: E

Assertiva I: CORRETA. Lesão por Pressão Estágio 1: Pele íntegra com eritema que não embranquece. Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. Presença de eritema que embranquece ou mudanças na sensibilidade, temperatura ou consistência (endurecimento) podem preceder as mudanças visuais. Mudanças na cor não incluem descoloração púrpura ou castanha;
essas podem indicar dano tissular profundo.

Assertiva II: INCORRETA. Lesão por Pressão Estágio 2: Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. O leito da ferida é viável, de coloração rosa ou vermelha, úmido e pode também apresentar-se como uma bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida. O tecido adiposo e tecidos profundos não são visíveis. Tecidos de granulação, esfacelo e escara não estão presentes. Essas lesões geralmente resultam de microclima inadequado e cisalhamento da pele na região da pélvis e no calcâneo. Esse estágio não deve ser usado para descrever as lesões de pele associadas à umidade, incluindo a dermatite associada à incontinência (DAI), a dermatite intertriginosa, a lesão de pele associada a adesivos médicos ou as feridas traumáticas (lesões por fricção, queimaduras, abrasões).

Assertiva III: INCORRETA. Lesão por Pressão Estágio 3: Perda da pele em sua espessura total. Perda da pele em sua espessura total, na qual a gordura é visível e, frequentemente, tecido de granulação e epíbole (lesão com bordas enroladas) estão presentes. Esfacelo e/ou escara pode(m) estar visível(eis). A profundidade do dano tissular varia conforme a localização anatômica; áreas com adiposidade significativa podem desenvolver lesões profundas. Podem ocorrer descolamento e túneis. Não há exposição de fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem e/ou osso. Quando o esfacelo ou escara prejudica a identificação da extensão da perda tissular, deve-se classificá-la como Lesão por Pressão Não Classificável.

Assertiva IV: INCORRETA. O estadiamento das LP é fundamentado na descrição da profundidade do tecido destruído. Sistema de quatro estágios mais definições adicionais como: Lesão por Pressão Não Classificável: perda da pele em sua espessura total e perda tissular não visível; Lesão por Pressão Tissular Profunda: descoloração vermelha escura, marrom ou púrpura, persistente e que não embranquece; Lesão por Pressão Relacionada a Dispositivo Médico; Lesão por Pressão em Membranas Mucosas.


Questão 4

(PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE – PI – CRESCER – 2019)

Ao SUS compete executar as ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador, ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde, colaborar na proteção do meio ambiente. Em 1990 teve seus princípios estabelecidos pela Lei Orgânica de Saúde. A 8a Conferência Nacional de Saúde foi um marco na história do SUS. Qual das opções abaixo não é princípio organizacional do Sistema Único de Saúde?

a) Descentralização.
b) Hierarquização.
c) Integralidade.
d) Participação da Comunidade.

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: C

Alternativa A: INCORRETA. A descentralização é compreendida como um princípio organizativo do SUS.

Alternativa B: INCORRETA. A hierarquização é compreendida como um princípio organizativo do SUS.

Alternativa C: CORRETA. A integralidade é compreendida como um princípio doutrinário do SUS.

Alternativa D: INCORRETA. A participação da comunidade é compreendida como um princípio organizativo do SUS.


Questão 5

(SEHAC – FUNDAÇÃO DOM CINTRA – 2018)

A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco. O nível de atenção em que opera a ESF é:

a) Unidades Federais de Referência.
b) Nível Secundário Regional.
c) Unidades de Pronto Atendimento.
d) Unidade Básica de Saúde local.
e) Serviços de Atendimento Médico de Urgência.

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: D

Alternativa A: INCORRETA. Não existe este nível de atenção e nenhum serviço de algum nível com essa nomenclatura, esta foi uma alternativa criada pela banca para confundir o candidato. Caso pudesse ser relacionada a algum nível, seria o secundário, em função do termo-referência.

Alternativa B: INCORRETA. A alternativa faz alusão ao nível secundário, o que já a exclui da análise.

Alternativa C: INCORRETA. As Unidades de Pronto Atendimento constituem um serviço que faz parte do nível de atenção secundário.

Alternativa D: CORRETA. Esta é a alternativa que mais se aproxima do correto, embora não exista nenhum nível de atenção com esse nome. As Unidades Básicas de Saúde constituem serviços, juntamente com a estratégia de saúde da família, que fazem parte do nível primário de atenção.

Alternativa E: INCORRETA. Os serviços de atendimento médico de urgência fazem parte dos serviços hospitalares, ou seja, situam no nível terciário de atenção.

DICA: Essa questão traz alternativas um pouco confusas e com termos que não são usados comumente ao se falar sobre níveis de atenção à saúde, que seriam o primário, secundário e terciário. Então, o caminho que o candidato deve seguir é identificar as alternativas com informações totalmente erradas e excluí-las, após identificar como correta aquela com informações menos erradas, que mais se aproxima do contexto do enunciado.


O que achou das questões? Conseguiu acertar?

Conforme prometido, queremos te dar duas dicas sobre onde encontrar mais questões para estudar.

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Enfermagem

Neste livro, você conta com questões comentadas alternativa por alternativa, seja ela correta ou incorreta e também classificadas por grau de dificuldade, além de resumos dos principais conteúdos para estudo, capítulos separados pelos assuntos de maior recorrência nas provas e dicas de estudos para sua organização e aprovação!


CONFIRA O TRECHO DO LIVRO E GARANTA O SEU AGORA


APP Sanar Saúde

Gratuito, o app Sanar Saúde tem mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores e pode filtrar por profissão, disciplina ou assunto. Comece a treinar para a prova dos seus sonhos agora

Fonte das questões comentadas: 1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Enfermagem 2020

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.