Logo Sanar

Carreiras

Concurso: veja 5 questões comentadas de Farmácia e veja onde encontrar mais

5 questões comentadas de Farmácia

Você separa um tempo em sua rotina para resolver questões? Então está no caminho certo! Melhor do que responder questões de provas anteriores é treinar com as que são comentadas: você exercita, revisa e aprende – tudo ao mesmo tempo. Selecionei para você 5 questões comentadas de Concursos em Farmácia para te ajudar nos seus estudos.

Fique com a gente até o final, pois te daremos duas dicas de onde encontrar muitas outras e fazer você otimizar o seu tempo na busca por questões.

 

Questão 1

(GESTÃO DE CONCURSOS – HTRN – 2018)

Em relação à organização da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar que:

a) a talidomida para tratamento do mieloma múltiplo é dispensada nos centros de saúde de atenção primária do SUS.

b) o financiamento de medicamentos oncológicos se dá por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

c) a isoniazida é um medicamento do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica disponível somente no SUS.

d) A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS tem por objetivo assessorar as Comissões de Farmácia e Terapêutica dos hospitais públicos na constituição de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: C

Alternativa A: INCORRETA. A talidomida tem indicação para, entre outras condições, uso em mieloma múltiplo que não respondeu à quimioterapia e trata-se de um medicamento do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF). Sendo assim, sua dispensação não é realizada nos centros de saúde, mas em unidades especiais e autorizadas para a distribuição do CESAF.

Alternativa B: INCORRETA. Os medicamentos oncológicos são da Relação Nacional de Medicamentos de uso hospitalar e estão contemplados nos procedimentos hospitalares no SIGTAP que são financiados pelo bloco de Atenção de Média e Alta Complexidades Ambulatorial e Hospitalar.

Alternativa C: CORRETA. O financiamento do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CEAF) é destinado à aquisição de medicamentos e insumos relacionados em programas estratégicos de saúde do SUS, para o atendimento de pessoas acometidas por tuberculose, hanseníase, malária, leishmanioses, doença de Chagas, cólera, esquistossomose, filariose, meningite, tracoma, micoses sistêmicas, entre outras. A isoniazida está incluída neste componente, uma vez que é usada para a tuberculose.

Alternativa D: INCORRETA. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde (MS) nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.


Questão 2

(CEV – PREFEITURA DE MAURITI – 2018) 

Alguns medicamentos e substâncias estão sujeitos ao controle especial, por necessitarem de autorização especial, com uma licença concedida pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS). Para esse fim, é necessário seguir as recomendações de qual portaria?

a) Portaria no 344, de 12/05/1998.
b) Portaria no 2.446, de 11/11/2014.
c) Portaria no 971, de 03/05/2006.
d) Portaria no 3.088, de 23/12/2011.
e) Portaria no 336, de 19/02/2002.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: A

Alternativa A: CORRETA. A Portaria no 344, de 12/05/1998, Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Alternativa B: INCORRETA. Portaria no 2.446, de 11/11/2014, Redefine a Política de Promoção da Saúde.

Alternativa C: INCORRETA. Portaria no 971, de 03/05/2006, Aprova a política Nacional de Práticas Integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde.

Alternativa D: INCORRETA. Portaria no 3.088, de 23/12/2011, Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alternativa E: INCORRETA. A Portaria no 336, de 19/02/2002, Dispõe sobre os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, para atendimento público em saúde mental, isto é, pacientes com transtornos mentais severos e persistentes em sua área territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo.


Questão 3

(IMA – PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA DOS NOGUEIRAS/MA – 2019)

Segundo o disposto na lei nº 9782/1999, consideram-se bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

I. cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto fumígero, desde que derivado do tabaco.

II. conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico.

III. radioisótopos para uso diagnóstico in vivo e radiofármacos e produtos radioativos utilizados em diagnóstico e terapia.

IV. alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários.

É correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV.
b)  I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: C

Assertiva I: INCORRETA. Pois é derivado ou não do tabaco, e não obrigatoriamente como apresentado na assertiva.

Assertiva II: CORRETA. Correta conforme artigo 8º da lei 9782/1999.

Assertiva III: CORRETA. Correta conforme artigo 8º da lei 9782/1999.

Assertiva IV: CORRETA. Correta conforme artigo 8º da lei 9782/1999.


Questão 4

(COSEAC – UFF – 2019)

O acompanhamento sistemático de indicadores relacionados ao consumo de medicamentos em populações com a finalidade de subsidiar medidas de intervenção em saúde pública, incluindo educação sanitária e alterações na legislação específica vigente, é denominado monitoramento:

a) farmacodinâmico.
b) farmacoterápico.
c) farmacovigilante.
d) farmacoepidemiológico.
e) farmacotécnico.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: D

Alternativa A: INCORRETA. A farmacodinâmica estuda os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos vivos, seus mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco e seus efeitos.

Alternativa B: INCORRETA. O monitoramento farmacoterápico está relacionado ao acompanhamento do uso dos medicamentos pelo indivíduo.

Alternativa C: INCORRETA. Farmacovigilante é o termo utilizado para caracterizar o farmacêutico que é encarregado de valorar os efeitos do uso dos medicamentos na população ou em subgrupos de pacientes expostos a tratamentos específicos.

Alternativa D: CORRETA. Farmacoepidemiologia é o estudo dos usos e efeitos de medicamentos em populações bem definidas.

Alternativa E: INCORRETA. A Farmacotécnica tem como objetivo a manipulação dos princípios ativos em suas diferentes formas farmacêuticas.


Questão 5

(FAUEL – PREFEITURA DE GUARAPUAVA – 2019)

As áreas dos serviços de saúde são classificadas em relação ao risco de transmissão de infecções com base nas atividades realizadas em cada local.

É uma área onde todos os compartimentos ocupados são por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas.

Essa definição está relacionada a:

a) Áreas críticas, como exemplo, unidade de diálise.

b) Áreas não críticas, como exemplo, almoxarifado.

c) Áreas críticas, como exemplo, banheiros.

d) Áreas semicríticas, como exemplo, enfermarias.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: D

Alternativa A: INCORRETA. As áreas críticas são as áreas de maior risco para aquisição de infecção, pois há pacientes mais susceptíveis.

Alternativa B: INCORRETA. As áreas não críticas não têm a presença de pacientes; são as áreas administrativas.

Alternativa C: INCORRETA. Áreas críticas também são locais onde há a manipulação de materiais com alta carga infectante, como laboratórios de análises clínicas. Banheiro não é uma área crítica.

Alternativa D: CORRETA. As áreas classificadas como semicríticas são ocupadas por pacientes que não estão em cuidados intensivos ou isolamento.


Como foi o seu desempenho?

Chegou a hora de você saber onde encontrar mais questões como essas. Confira as nossas dicas.

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Farmácia

Neste livro, você conta com questões comentadas alternativa por alternativa, seja ela correta ou incorreta e também classificadas por grau de dificuldade, além de resumos dos principais conteúdos para estudo, capítulos separados pelos assuntos de maior recorrência nas provas e dicas de estudos para sua organização e aprovação!


CONFIRA O TRECHO DO LIVRO E GARANTA O SEU AGORA


 

APP Sanar Saúde

Gratuito, o app Sanar Saúde tem mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores e pode filtrar por profissão, disciplina ou assunto. Comece a treinar para a prova dos seus sonhos agora

Fonte das questões comentadas: 1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Farmácia 2020

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.