Logo Sanar

Carreiras

Concurso: confira 5 questões comentadas de Fisioterapia e entenda onde achar outras

5 questões comentadas de Fisioterapia

Cansado de perder tempo procurando questões comentadas? Reunimos neste artigo 5 delas de Concursos em Fisioterapia para você otimizar os seus estudos. Afinal, com os comentários, você aproveita para revisar, aprendendo com erros e acertos na mesma hora que treina para a prova.

Quer ainda duas dicas de onde encontrar mais? Então fique com a gente até o final deste post.

Questão 1

(GSA - FUNDAÇÃO DO ABC – SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP – 2016)

De acordo com a análise biomecânica durante a marcha, o músculo sóleo é importante na manutenção da estabilidade do corpo; na sua ausência o mecanismo compensador é:

a) aumento da atividade do quadríceps e gastrocnêmio

b) diminuição da atividade dos flexores de quadril.

c) aumento da atividade dos dorsiflexores

d) diminuição da atividade dos isquiotibiais.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: A

Alternativa A: CORRETA. Os músculos gastrocnêmio podem compensar caso o sóleo não atue, pois têm ação semelhante, o mesmo ponto de inserção, porém o gastrocnêmio é biarticular podendo realizar flexão do joelho. O quadríceps atua como um estabilizador do movimento, não permitindo que o gastrocnêmio realize a flexão de joelhos, realize apenas a flexão plantar.

Alternativa B: INCORRETA. O flexor do quadril é importante no ciclo da marcha e estabilidade do movimento, mas não tem nenhuma ação compensatória sobre a ação do sóleo. O sóleo é um músculo que atua apenas na articulação do tornozelo, os flexores de quadril tem ação biarticular, no joelho e no quadril.

Alternativa C: INCORRETA. O momento do ciclo da marcha onde o sóleo atua não é o mesmo em que os flexores atuam, são antagonistas. Músculos dormideiras não têm como suprir a ação do flexor plantar como o sóleo.

Alternativa D: INCORRETA. Observa a alternativa B, isquiotibial é um dos flexores de quadril.

DICA: A marcha humana é um conjunto complexo de ação muscular, articular e neural que resulta na deambulação. Apesar do nível de complexidade, é caracterizado por movimentos suaves, regulares e repetitivos onde há a participação do corpo como um todo como por exemplo dos membros superiores. O ciclo da marcha é dividido em fase de apoio é fase de balanço. A fase se apoio corresponde a 60% do ciclo e envolve o choque do cal-
canhar, pé no chão, apoio intermediário e despregaremos do hálux ou impulso. A fase de balanceio corresponde a 40% do ciclo e envolve a aceleração, oscilação intermediária, desaceleração e apoio no calcanhar. A última fase da marcha é o apoio duplo, onde os dois pés estão em contato com o solo, um com região de calcanhar e outro com a região de artelhos.


Questão 2

(COMERU – UNIOESTE – 2018)

“Os exercícios terapêuticos são escolhidos de acordo com o quadro clínico do paciente (agudo, subagudo, crônico) e evolução clínica ao longo das sessões de fisioterapia. A escolha adequada do tipo de exercício (passivo, ativo e resistidos) contribui para a melhora do quadro clínico do paciente, em diversos quadros de lesões musculoesqueléticas. No caso da dor lombar, por exemplo, o exercício é indicado em todos os quadros clínicos, tendo o paciente que ser monitorado quanto ao seu medo de realizar o movimento, estimulando-o a avançar de exercícios mais leves, sem carga, a exercícios mais intensos e com carga. Considerando o quadro clínico de dor lombar aguda e crônica, assinale a alternativa que melhor orienta a realização de exercícios em que condição.

a) Na fase aguda, o paciente deve fazer repouso. Já na fase crônica, deve revezar entre repouso e diversos tipos de exercícios. Podendo realizar modalidade diversas, como pilates, cinesioterapia e RPG.

b) Na fase aguda, o paciente deve fazer repouso e evitar qualquer tipo de exercício. No quadro crônico, a terapia por exercício é recomendada e deve ser mantida apenas com alongamentos.

c) Na fase aguda o paciente deve realizar exercícios regulares (manter-se ativo), não sendo necessário realizar terapia por exercícios. Muito embora a terapia por exercício possa ser recomendada na fase crônica.

d) Na fase aguda, o paciente deve revezar entre repouso e exercícios de fortalecimento abdominal. Na fase crônica, a fisioterapia convencional não é recomendada.

e) Na fase aguda, o paciente deve ser orientado a realizar exercícios regulares, como caminhada, e não deve fazer repouso. Não é necessário realizar fisioterapia, em nenhuma das fases (aguda ou crônica).

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: C

Alternativa A: INCORRETA. Na literatura já está bastante claro que exercícios de controle motor são eficazes no tratamento de pacientes com dor lombar aguda; portanto, o repouso de forma exclusiva nessa fase deverá ser evitado.

Alternativa B: INCORRETA. Na fase aguda, exercícios de controle motor são eficazes no tratamento de pacientes com dor lombar aguda; portanto, o repouso de forma exclusiva nessa fase deverá ser evitado e considera-se que, a longo prazo, é observada maior redução do índice de recorrência nos indivíduos incluídos no programa de exercícios de controle motor ainda na fase aguda. Na fase crônica os exercícios devem ser diversificados, e não focados exclusivamente no alongamento.

Alternativa C: CORRETA. Exercícios de controle motor são eficazes nas dores lombares e podem ser indicados para pacientes com dor lombar aguda como prevenção de episódios de recorrência e para pacientes com dor lombar crônica, com o objetivo de melhorar a dor, a função e a qualidade de vida.

Alternativa D: INCORRETA. A musculatura abdominal é um grupo importante para estabilização do tronco e, em geral, sua fraqueza pode provocar dores nas costas pelo aumento de carga na coluna. Apesar da sua importância, ele não deve ser trabalhado sozinho na estabilização do tronco; os músculos para vertebrais (eretores da espinha) são importantes e devem ser exercitados. Lembrando que é de suma importância que o fortalecimento dessa região deve ser feito de forma progressiva e com o cuidado de executá-los corretamente.

Alternativa E: INCORRETA. Em qualquer fase da disfunção lombar, o paciente deve ser orientado a realizar o que alguns chamam de “repouso ativo” na fase aguda, isto é, exercícios regulares de baixa intensidade e supervisionados, progredindo-se a exercícios mais intensos à medida que o paciente evolui na sua condição clínica.


Questão 3

(AGIRH – PREF. CACHOEIRA PAULISTA/SP – 2019)

A aplicação de calor para tratar doenças e lesões tem sido usada há séculos. Os efeitos terapêuticos desejáveis do calor incluem ____________ da extensibilidade dos tecidos de colágeno; ___________ da rigidez articular e ____________ do fluxo sanguíneo. Completa corretamente as lacunas, respectivamente:

a) Aumento; diminuição; intensificação.
b) Aumento; aumento; intensificação.
c) Diminuição; aumento; lentificação.
d) Diminuição; diminuição; lentificação.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: A

Resolução: A aplicação do calor sobre o tecido muscular esquelético estriado promove aumento da extensibilidade dos tecidos de colágeno, diminuição da rigidez articular e intensificação do fluxo sanguíneo. Esses efeitos só ocorrem porque o aquecimento aumenta a taxa metabólica do local que está recebendo a aplicação, conduzindo assim um aumento da pressão hidrostática intravascular. Diante disso, há a vasodilatação dos capilares, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da oferta de oxigênio para os tecidos. Todos esses efeitos resultam em analgesia, redução da rigidez articular e alívio de espasmos musculares.

DICA: Termoterapia geralmente é associada à utilização de recursos que promovem esfriamento (crioterapia) ou aquecimento (termoterapia por calor) dos tecidos com o objetivo de reduzir sinais flogísticos decorrentes da inflamação tecidual e acelerar a recuperação das propriedades musculares e articulares, respectivamente.


Questão 4

(IMA – PREF. FORTALEZA DOS NOGUEIRAS/MA – 2019)

“Consiste em um conjunto de medidas adotadas para permitir a um deficiente físico ou mental adquirir ou recuperar a capacidade anteriormente existente, no âmbito pessoal e profissional.”

O trecho acima se refere ao conceito de:

a) Trofismo.
b) Reabilitação.
c) Rigidez.
d) Sinapse.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: B

Alternativa A: INCORRETA. Trofismo se refere ao estudo dos tecidos corporais e está relacionado ao desenvolvimento saudável do músculo.

Alternativa B: CORRETA. Reabilitação se refere ao conjunto de intervenções propostas pelo fisioterapeuta, baseadas em seu diagnóstico cinético-funcional, cujo objetivo é adquirir, recuperar ou manter a capacidade funcional de um indivíduo.

Alternativa C: INCORRETA. Rigidez é um sintoma articular que pode estar associado a uma patologia de base, como, por exemplo, osteoartrose de joelhos.

Alternativa D: INCORRETA. Sinapse é um tipo de junção especializada em que um terminal axonal faz contato com outro neurônio ou tipo celular. As sinapses podem ser elétricas ou químicas, sendo as sinapses químicas as mais comuns.


Questão 5

(MSCONCURSOS –PREFEITURA DE TELÊMACO BORBA/PR – 2016)

As células de Kupffer são macrófagos que recebem este nome unicamente em um órgão específico do corpo humano. Em qual órgão?

a) Fígado
b) Coração
c) Pulmão
d) Pele
e) Cérebro

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: A

Alternativa A: CORRETA. Células de Kupffer são células com função fagocitária e estão presentes nos capilares hepáticos. Essas células compõem um sistema de defesa eficiente, qual impede que as bactérias do trato gastrointestinal migrem para a grande circulação.

Alternativa B: INCORRETA. A circulação sistêmica constitui uma via para invasão de agentes invasores. As células responsáveis pela defesa do organismo e destruição desses agentes na corrente sanguínea são os monócitos

Alternativa C: INCORRETA. A via respiratória pode ser uma porta de entrada para microrganismos invasores. Por conta disso, nas paredes dos alvéolos estão presentes os macrófagos alveolares, que promovem a digestão ou eliminação do invasor.

Alternativa D: INCORRETA. Apesar de a pele ser o maior órgão do corpo humano e apresentar-se como barreira à invasão bacteriana, quando é lesionada, a pele torna-se vulnerável a esses microrganismos. Quando isso acontece, o corpo imediatamente inicia a cascata de inflamação e promove a migração de macrófagos para o local da lesão.

Alternativa E: INCORRETA. A defesa do tecido nervoso contra agentes invasores ocorre através de células da micróglia – células especializadas do sistema nervoso central que atua como macrófago.


Como foi o seu desempenho?

Agora que você conseguiu aprender e revisar com a gente, quero te dar duas dicas sobre onde achar mais questões como essas. Confira as nossas dicas.

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Fisioterapia

Neste livro, você conta com questões comentadas alternativa por alternativa, seja ela correta ou incorreta e também classificadas por grau de dificuldade, além de resumos dos principais conteúdos para estudo, capítulos separados pelos assuntos de maior recorrência nas provas e dicas de estudos para sua organização e aprovação!


CONFIRA O TRECHO DO LIVRO E GARANTA O SEU AGORA


APP Sanar Saúde

Gratuito, o app Sanar Saúde tem mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores e pode filtrar por profissão, disciplina ou assunto. Comece a treinar para a prova dos seus sonhos agora

Fonte das questões comentadas: 1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Fisioterapia 2020

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.