Logo Sanar

Carreiras

Concurso: veja 5 questões comentadas de Medicina Veterinária e saiba onde encontrar mais

5 questões comentadas de Medicina Veterinária

Estudando para Concurso? As questões comentadas são uma excelente forma de treinar para o dia da prova e entender o quanto você já absorveu sobre um determinado assunto. Com os comentários, você revisa e aprende ao mesmo tempo: seja com o acerto ou com o erro. Selecionamos 5 questões comentadas de Concursos em Medicina Veterinária para você turbinar a sua preparação.

Não deixe de ler até o fim para ter duas dicas de onde encontrar outras questões, combinado?

Questão 1

(IMA – PPB – 2019)

Os pulmões são os órgãos responsáveis pelas trocas gasosas. Sobre suas características nas espécies domésticas, indique “V” paras as alternativas verdadeiras e “F” para as alternativas falsas:

( ) Os equinos possuem o pulmão esquerdo dividido em lobo cranial e lobo caudal. Pulmão direito dividido em lobo cranial, lobo acessório e lobo caudal.

( ) Em felinos e suínos, acima da bifurcação nos brônquios direito e esquerdo, existe um brônquio denominado traqueal, em que se localiza o lobo cranial direito.

( ) Nos bovinos, o pulmão esquerdo é dividido em lobo cranial e caudal, e o pulmão direito dividido em lobo cranial, porção cranial e porção caudal e lobo médio.

( ) Nas aves, os pulmões são rígidos e de volume fixo, localizados dorsalmente na região torácica, e os sacos aéreos são grandes, complacentes, de paredes finas.


A sequência correta é:

a) F-F-F-F.
b) V- F- F-V.
c) V-F-F-F.
d) F-F-V-V.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: B

Afirmativa 1: VERDADEIRA. Os pulmões dos equinos possuem grande distensão e capacidade de expansão para sanar a necessidade de oxigênio para o organismo do animal. As divisões citadas nos lobos pulmonares da afirmativa estão corretas.

Afirmativa 2: FALSA. O brônquio traqueal consiste em um brônquio que tem função de aeração do lobo cranial direito em suínos e bovinos. Localiza-se acima da bifurcação traqueal direita e esquerda.

Afirmativa 3: FALSA. Nos bovinos, o pulmão direito se divide em lobo cranial direito (porção cranial e porção caudal), lobo médio, lobo acessório e lobo caudal. No pulmão esquerdo, possui lobo cranial (porção cranial e porção caudal) e lobo caudal.

Afirmativa 4: VERDADEIRA. A respiração das aves ocorre através de pulmões rígidos que se localizam na região torácica do animal. A traqueia das aves se divide em brônquios que se ramificam, no interior dos pulmões, em finíssimos tubos chamados de parabrônquios ou parabronquíolos, que são irrigados por capilares sanguíneos que permitem as trocas gasosas. O que poderia gerar dúvida nesta afirmativa seria o conceito de região torácica, uma vez que as aves possuem cavidade celômica, sem a presença de diafragma, portanto somente uma cavidade comum sem divisão em tórax e abdome, porém na afirmativa é referido região e não cavidade, deixando assim a afirmativa verdadeira.


Questão 2

(COSEAC – UFF – 2018)

O controle genético de animais de laboratório implica o uso de diversas técnicas, entre elas o enxerto. Sobre esse fato são apresentadas as seguintes considerações:

I. Transferir um fragmento de pele entre dois animais.
II. Monitorar o transplante por no máximo 30 dias.
III. Repetir o transplante no mesmo animal quando houver dúvidas sobre o resultado da sobrevivência do transplante.

Das considerações acima, apenas:

a) I está correta.
b) II está correta.
c) I e II estão corretas.
d) II e III estão corretas.
e) I e III estão corretas.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: E

Afirmativa I: CORRETA. As técnicas mais tradicionais para controle genético de linhagens isogênicas de camundongos consistem na análise qualitativa da morfologia, do comportamento, da coloração de pelagem ou da iso-histogenicidade evidenciada pelo transplante de pele. Desta forma, pode ser realizada a manipulação genética para compatibilidade e transferência de pele entre animais sem processos de rejeição.

Afirmativa II: INCORRETA. O controle genético de animais de laboratório permite a avaliação no período que melhor se adapte à metodologia do pesquisador, desta forma, poderá ser não só avaliado por 30 dias, como também por um período mais longo conforme necessidade da pesquisa.

Afirmativa III: CORRETA. As técnicas e o controle experimental dentro de laboratório permitem aspectos referentes à repetição e à exclusão de fatores para a determinação da eficácia de procedimentos como o transplante de pele entre animais.


Questão 3

(UFPR – PC – 2019)

Agente etiológico causador do mormo em equídeos:

a) Streptococcus equi.
b) Burkholderia mallei.
c) Corynebacterium pseudotuberculosis.
d) Sporotrichum spp.
e) Histoplasma farciminosum.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: B

Alternativa A: INCORRETA. A bactéria apresentada na alternativa corresponde à enfermidade garrotilho ou adenite equina.

Alternativa B: CORRETA. O mormo é uma doença infecciosa de equídeos, causada pela Burkholderia mallei.

Alternativa C: INCORRETA. O Corynebacterium pseudotuberculosis é o agente etiológico da linfadenite caseosa em ovinos e caprinos.

Alternativa D: INCORRETA. O agente etiológico da alternativa não corresponde ao mormo. Ainda, Sporotrichum spp. é um fungo e o mormo é uma doença bacteriana.

Alternativa E: INCORRETA. A alternativa não corresponde ao agente etiológico do mormo, sendo o gênero Histoplasma considerado um fungo.


Questão 4

(UPENET - PP - 2019)

Considerando a cadeia epidemiológica de transmissão das doenças e as relações entre os diferentes elementos que levam ao seu aparecimento, identifique, nas construções abaixo, a Incorreta.

a) A idade é um fator de grande relevância, visto que a vulnerabilidade e a gravidade das doenças variam conforme a idade do hospedeiro.
b) Virulência é uma doença transmissível causada por vírus.
c) A Tríade Epidemiológica é o modelo tradicional de estudo entre causas e efeitos das doenças transmissíveis, em que a doença é o resultado da interação entre o agente, o hospedeiro suscetível e o ambiente.
d) Questões de segurança alimentar, manipulação e conservação adequada de alimentos e utilização de boas práticas de fabricação são consideradas medidas de controle das doenças transmitidas por alimentos.
e) A vacina contra o HPV confere imunidade ativa.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: B

Alternativa A: CORRETA. Dentre os fatores relaciona dos aos agravos à enfermidade, pode-se citar fatores intrínsecos do hospedeiro, que influenciam indivíduo na exposição, sensibilidade ou resposta a um agente causal. Idade, espécie, raça, sexo, status imunológico e genética são apenas alguns dos muitos fatores que afetam um indivíduo na probabilidade de exposição a um agente.

Alternativa B: INCORRETA. Virulência é a capacidade do agente infeccioso produzir casos graves e fatais. 

Alternativa C: CORRETA. O triângulo epidemiológico ou tríade é um tradicional modelo de estudo das causas e efeitos das doenças infectocontagiosas. São avaliados: agentes externos, suscetibilidade dos hospedeiros e ambiente de forma geral, além das relações entre eles e os efeitos gerados. Nesse modelo, o ambiente influencia o agente, o hospedeiro e a via de transmissão do agente a partir de uma fonte para o hospedeiro.

Alternativa D: CORRETA. As medidas de controle de doenças transmitidas por alimentos sugeridas pela OMS incluem o controle de matérias-primas usadas na fabricação, controle sanitário das plantas produtoras de alimentos para diminuir a prevalência de patógenos no ambiente de produção e ao redor, o controle da contaminação cruzada e a implementação do sistema APPCC para controlar os perigos na produção.

Alternativa E: CORRETA. A vacina HPV é indicada para imunização ativa contra os genótipos de baixo risco.


Questão 5

(SEGEPE–MA – FCC – 2018)

Os estabelecimentos de produtos de abelhas e derivados, para fins de inspeção, fiscalização, vigilância sanitária e comércio interestadual ou internacional, são classificados em:

a) Criadouros na forma de meliponários.
b) Entreposto de produtos de origem animal e casa atacadista.
c) Unidade de extração de produtos de abelhas e derivados e unidade móvel.
d) Unidade de recepção e seleção no estabelecimento processador.
e) Unidade de extração e beneficiamento de produtos de abelhas e entreposto de beneficiamento de produtos de abelhas e derivados.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: E

RESOLUÇÃO: De acordo com o capítulo 5 do Decreto n° 9.013, de 29/03/2017, em seu artigo 22, os estabelecimentos de produtos de abelhas e derivados são classificados em:

I - Unidade de extração e beneficiamento de produtos de abelhas; e 

II - Entreposto de beneficiamento de produtos de abelhas e derivados.

Sendo:

Unidade de extração e beneficiamento de produtos de abelhas: estabelecimento destinado ao recebimento de matérias-primas de produtores rurais, à extração, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição dos produtos de abelhas, facultando-se o beneficiamento e o fracionamento.

Entreposto de beneficiamento de produtos de abelhas e derivados: estabelecimento destinado à recepção, à classificação, ao beneficiamento, à industrialização, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de produtos e matérias-primas pré-beneficiadas provenientes de outros estabelecimentos de produtos de abelhas e derivados, facultando-se a extração de matérias-primas recebidas de produtores rurais.

Segundo o artigo 47, os estabelecimentos classificados como unidade de extração de produtos de abelhas e derivados poderão ser instalados em veículos providos de equipamentos e instalações que atendam às condições higiênico-sanitárias e tecnológicas, constituindo-se em uma unidade móvel.

DICA: Em questões sobre a inspeção e vigilância de produtos derivados da apicultura ou meliponicultura consultar sempre o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal.


O que achou? Teve um bom desempenho?

Chegou a hora de você saber também onde achar mais questões comentadas. Temos duas dicas para você.

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Medicina Veterinária

Neste livro, você conta com questões comentadas alternativa por alternativa, seja ela correta ou incorreta e também classificadas por grau de dificuldade, além de resumos dos principais conteúdos para estudo, capítulos separados pelos assuntos de maior recorrência nas provas e dicas de estudos para sua organização e aprovação!


CONFIRA O TRECHO DO LIVRO E GARANTA O SEU AGORA


APP Sanar Saúde

Gratuito, o app Sanar Saúde tem mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores e pode filtrar por profissão, disciplina ou assunto. Comece a treinar para a prova dos seus sonhos agora

Fonte das questões comentadas: 1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Medicina Veterinária 2020

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.