Logo Sanar

Carreiras

Concurso: estude com 5 questões comentadas de Nutrição e veja onde achar mais

5 questões comentadas de Nutrição

Concurseiro que quer ser aprovado sabe que questão comentada tem o seu valor. E sabe também que não é nada fácil encontrá-las por aí. Então apostamos que você vai adorar este post, pois reunimos 5 questões comentadas de Concursos em Nutrição especialmente para você.

E fica com a gente até o fim para ter outras duas dicas de onde encontrar mais.

 

Questão 1

(COSEAC- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/RJ-2018)

Para preparo de 150Kg de carré suíno no Restaurante Universitário da UFF, o cozinheiro precisa realizar o descongelamento desse item, conforme estabelecido pelo nutricionista da unidade. A forma de descongelamento adequado, para se evitar o desenvolvimento microbiano nesse carré, deve ser:

a) rápido, sob temperatura ambiente.
b) rápido, sob temperatura de refrigeração.
c) lento e gradual, sob qualquer temperatura.
d) lento e gradual, sob temperatura ambiente.
e) lento e gradual, sob temperatura de refrigeração.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: E

Alternativa A: INCORRETA. O descongelamento deve acontecer de forma lenta e sob temperatura de refrigeração.

Alternativa B: INCORRETA. O descongelamento deve acontecer de forma lenta.

Alternativa C: INCORRETA. O descongelamento deve acontecer sob temperatura de refrigeração.

Alternativa D: INCORRETA. O descongelamento deve acontecer sob temperatura de refrigeração.

Alternativa E: CORRETA. O ideal é que a refrigeração aconteça de forma lenta, sob refrigeração (0 a 5ºC) ou com o uso de micro-ondas. Isso evita a reabsorção de água pelas proteínas e diminui a perda por exsudação.


Questão 2

(CMS – MARINHA – 2017)

Na refrigeração ou no congelamento, alguns patógenos podem morrer, quando armazenados por tempo prolongado, mas nem todos são eliminados. São alguns dos microrganismos patogênicos que se multiplicam
na temperatura de refrigeração, EXCETO:

a) Clostridium botulinum.
b) Clostridium perfringens.
c) Salmonella sp.
d) Bacilus cereus.
e) Yersinia enterocolitica.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: B

Alternativa A: INCORRETA. O Clostridium botulinum é um microrganismo termófilo, isto é, tem como temperatura ótima de multiplicação entre 45ºC e 65ºC, sendo a mínima variando entre 35ºC e 45ºC e a máxima entre 60ºC e 90ºC. Somente altas temperaturas são capazes de eliminar essa bactéria nos alimentos; tanto a refrigeração quanto o congelamento não são capazes de destruir as suas células vegetativas, esporos ou neurotoxinas.

Alternativa B: CORRETA. O Clostridium perfringens é um microrganismo termófilo, isto é, apresenta multiplicação entre 35ºC e 90ºC.

Alternativa C: INCORRETA. O ponto de maior multiplicação da Salmonella sp. acontece entre 35 e 37 ºC, sendo a mínima de 5ºC e a máxima de 47ºC. 

Alternativa D: INCORRETA. A faixa de temperatura de multiplicação do Bacilus cereus é entre 10ºC e 48ºC, com ótimo de temperatura entre 28ºC e 35ºC. 

Alternativa E: INCORRETA. A Yersinia enterocolítica é uma bactéria psicrotrófica, isto é, consegue se multiplicar em temperaturas que variam entre 0ºC e 7ºC.


Questão 3

(PRÓ – MUNICÍPIO – INSTITUTO PRÁXIS – ITAPIPOCA/CE – 2017)

Conservar alimentos é impedir os processos capazes de deteriorá-los. Marque a alternativa onde encontramos os processos com ação direta sobre o microrganismo:

a) Branqueamento, pasteurização, radapertização;
b) Refrigeração, supergelação, gases;
c) Açúcar, branqueamento, radapertização;
d) Refrigeração, salga e cura, pasteurização.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: A

Alternativa A: CORRETA. O branqueamento e a pasteurização são métodos de conservação por calor que têm ação direta sobre os micro-organismos. O branqueamento é o processo térmico de curto tempo de apli-
cação, sendo empregado geralmente para inativar enzimas em vegetais e frutas. A pasteurização tem por objetivo exterminar parcialmente a flora banal e a eliminação da flora microbiana patogênica. A radapertização o alimento é exposto a doses maiores de radiação, sua finalidade é eliminar todos os micro-organismos que podem decompor os alimentos, sendo assim, similar a esterilização.

Alternativa B: INCORRETA. A refrigeração e a supergelação são métodos de conservação a frio. A refrigeração tem como função retardar o crescimento dos microrganismos; diminuir as atividades metabólicas, reações quí-
micas e enzimáticas, prolongando a vida comercial por dias ou semanas. Supergelação é o tratamento de congelação rápido, aplicado a uma temperatura e tempo fixo, sem formação de cristais. Ambos não atuam de forma direta sobre o microrganismo.

Alternativa C: INCORRETA. A adição de açúcar reduz a umidade do alimento, conservando o alimento por mais tempo, de forma indireta.

Alternativa D: INCORRETA. A salga e cura, assim como a adição de açúcar, reduz a umidade do alimento, agindo de forma indireta.

DICA: Os processos de conservação podem ocorrer de forma direta ou indireta. A conservação direta agirá sobre o microrganismo, e a indireta agirá sobre o substrato.


Questão 4

(FAU – UNICENTRO – PREF. GODOY MOREIRA/PR – 2016)

A área das Unidades de Alimentação e Nutrição deve ser planejada seguindo uma linha racional de produção. Suas unidades operacionais devem obedecer um fluxo coerente, evitando cruzamento e retrocessos, que possam comprometer a produção das refeições. Existem, entretanto, algumas áreas denominadas como mínima necessárias, indispensáveis a qualquer unidade, independente de seu objetivo. Sabendo-se disso, assinale a alternativa correta sobre as áreas que compõem o aprovisionamento:

a) Preparações prévias e cocção.
b) Recebimento das mercadorias e estocagem.
c) Higienização das bandejas e salão de refeições.
d) Guarda de recipientes vazios e plataforma de descarga.
e) Guarda de coletores de resíduos e expedição das preparações.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: B

Alternativa A: INCORRETA. Preparações prévias e cocção fazem parte da área de processamento.

Alternativa B: CORRETA. O aprovisionamento contempla as áreas para recebimento das mercadorias; plataforma de descarga; área de inspeção; pesagem e higienização; áreas para estocagem; área para armazenamento de alimentos à temperatura ambiente e área para armazenagem refrigerada.

Alternativa C: INCORRETA. A área para higienização das bandejas e o salão de refeições fazem parte da área de distribuição.

Alternativa D: INCORRETA. A área para guarda de recipientes vazios não compõe a área de aprovisionamento.

Alternativa E: INCORRETA. A área para expedição das preparações compõe a área de processamento, e a guarda de coletores de resíduos é uma área independente.


Questão 5

(FCC – PREFEITURA DE MACAPÁ/AP – 2018)

São considerados aminoácidos essenciais:

a) Lisina e alanina
b) Isoleucina e metionina
c) Leucina e arginina
d) Glicina e prolina
e) Ácido aspártico e ácido glutâmico

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: B

Alternativa A: INCORRETA. A lisina é um aminoácido essencial e a alanina é um aminoácido não-essencial.

Alternativa B: CORRETA. A isoleucina e a metionina são aminoácidos essenciais.

Alternativa C: INCORRETA. A leucina é um aminoácido essencial e a arginina é um aminoácido condicionalmente essencial.

Alternativa D: INCORRETA. A glicina e a prolina são aminoácidos condicionalmente essenciais.

Alternativa E: INCORRETA. Os ácidos aspártico e glutâmico são aminoácidos não-essenciais.

DICA: Os aminoácidos são classificados em essenciais, condicionalmente essenciais e não-essenciais.


Como foi? Mandou bem?

Sabemos que você quer mais questões como essas, então fica ligado nas dicas que vamos te dar agora.

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Nutrição

Neste livro, você conta com questões comentadas alternativa por alternativa, seja ela correta ou incorreta e também classificadas por grau de dificuldade, além de resumos dos principais conteúdos para estudo, capítulos separados pelos assuntos de maior recorrência nas provas e dicas de estudos para sua organização e aprovação!


CONFIRA O TRECHO DO LIVRO E GARANTA O SEU AGORA


APP Sanar Saúde

Gratuito, o app Sanar Saúde tem mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores e pode filtrar por profissão, disciplina ou assunto. Comece a treinar para a prova dos seus sonhos agora

Fonte das questões comentadas: 1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Nutrição 2020

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.