Logo Sanar

Carreiras

Concurso: confira 5 questões comentadas de Odontologia e saiba onde encontrar outras

5 questões comentadas de Odontologia

As questões comentadas são grandes aliadas na hora de estudar para Concursos Públicos. Além de treinar para a prova, você aproveita para aprender um pouco mais e revisar o tema abordado. Neste artigo, reunimos 5 questões comentadas de Concursos em Odontologia para você turbinar os seus estudos.

Leia até o final para saber onde encontrar muitas outras: temos duas dicas de ouro para você!

Questão 1

(AMEOSC - GUARUJÁ DO SUL SC – 2019) 

O músculo abaixador do ângulo da boca origina-se:

a) Dos músculos na área: maxila e mandíbula, na linha média.
b) Na fáscia sobre o músculo masseter.
c) Na fáscia sobre o músculo temporal.
d) Na linha oblíqua da mandíbula abaixo dos caninos.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: D

Alternativa A: INCORRETA. O músculo depressor do ângulo da boca possui origem óssea bilateralmente.

Alternativa B: INCORRETA. O músculo com origem na fáscia do músculo masseter é o risório.

Alternativa C: INCORRETA. Os músculos que possuem origem na fáscia temporal são: m. temporoparietal e mm. auriculares superior e anterior.

Alternativa D: CORRETA. Com origem na linha oblíqua da mandíbula, o músculo depressor do ângulo da boca possui inserção no ângulo da boca.

DICA: Os músculos da expressão facial possuem inserção óssea ou em fáscias musculares e normalmente possuem nomenclatura relacionada à função que exercem.


Questão 2

(CONCURSO MAURITI - CEV URCA - 2018) 

Leia o enunciado da questão: O processamento de artigos compreende a limpeza e a desinfecção e/ou esterilização de artigos. Os artigos são classificados em críticos, semicríticos e não críticos. Correlacione as colunas de acordo com a classificação dos instrumentais utilizado na odontologia.

A. Artigo crítico
B. Artigo não crítico
C. Artigo semicrítico


[ ] Cureta McCall 11-12
[ ] Sonda OMS
[ ] Espelho para Fotografias extra-bucal
[ ] Óculos de proteção
[ ] Jaleco
[ ] Afastador bucal


a) A;B;B;C;C;B.
b) B;B;A;A;C;C.
c) B;A;C;B;C;B.
d) A;A;C;B;B;C.
e) C;C;A;B;B;B

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: D

Alternativa A: INCORRETA. A sonda OMS é material crítico que toca e penetra tecidos.

Alternativa B: INCORRETA. A cureta McCall 11-12 é material crítico que toca e penetra tecidos.

Alternativa C: INCORRETA. A cureta McCall 11-12 é material crítico que toca e penetra.

Alternativa D: CORRETA. Sonda e curetas são materiais críticos (tocam e penetram tecidos), espelho para fotografias e afastador bucal são semicríticos (apenas tocam tecidos) e óculos e jaleco são não críticos (não tocam nem penetram tecidos).

Alternativa E: INCORRETA. A cureta McCall 11-12 é material crítico que toca e penetra.

DICA: Para aprofundamento sobre criticidade de artigos, acessar o manual de biossegurança em odontologia da Associação Brasileira de Odontologia por meio do link https://www.abo.org.br/uploads/files/2018/06/manual-de-biosseguranca-revisado.pdf Este tipo de questão pode ser respondido observando as duas primeiras assertivas das alternativas e eliminando as não correspondentes.


Questão 3

(UEPB - CPCON PB - 2018)

Os anestésicos locais são produzidos em laboratório como um produto na forma de uma base livre e de fácil oxidação. Assim, faz-se necessária a adição de uma substância ácida que estabilize o anestésico e evite a oxidação, conferindo maior hidrossolubilidade a este. Na prática clínica, podemos observar dificuldade em anestesiar algumas áreas que apresentam quadro inflamatório em determinada região. Isso se deve à(ao):

a) rápida liberação do anestésico local em região inflamada.

b) aumento do pH em região inflamada.

c) presença de um pH neutro em região inflamada.

d) contaminação por bactérias em região inflamada.

e) diminuição do pH em região inflamada.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: E

Alternativa A: INCORRETA. Deve-se, na realidade, a uma lenta liberação do anestésico local sob a sua forma não ionizada (RN).

Alternativa B: INCORRETA. A inflamação e a infecção diminuem o pH tecidual, alterando a capacidade de um anestésico local em controlar a dor de maneira clinicamente adequada. A inflamação ou infecção pulpar e periapical pode causar alterações significativas no pH tecidual das regiões afetadas, incluindo redução do pH e aumento da vascularização local.

Alternativa C: INCORRETA. Na verdade, o pH da região inflamada é ácido.

Alternativa D: INCORRETA. A contaminação por bactérias pode iniciar um processo infeccioso que continuará apresentando pH ácido.

Alternativa E: CORRETA. Como apenas a forma deionizada lipossolúvel (RN) do anestésico local pode atravessar a membrana nervosa e o equilíbrio entre essas formas se dá pela equação RN + H+ ↔ RNH+, um ambiente ácido irá deslocar o equilíbrio da equação para a direita, onde está a forma ionizada que não é capaz de atravessar a membrana nervosa, dificultando, dessa forma, uma anestesia local mais eficiente.

DICA: Dentro do tubete anestésico existem duas formas de anestésicos locais em equilíbrio: RN (base livre do fármaco, “ativa”, deionizada e não carregada, que é lipossolúvel) e RNH+ (catiônica ionizada ou “carregada”, que não é lipossolúvel). O equilíbrio entre essas duas se dá pela equação RN + H+ ↔ RNH+ e apenas a for-ma deionizada lipossolúvel (RN) pode atravessar a membrana nervosa.


Questão 4

(AGIRH - CACHOEIRA PAULISTA SP - 2019)

Para controle da doença cárie, o flúor é vastamente utilizado. No caso de indicações de bochechos diários em solução, sua concentração indicada deve ser:

a) 0,05%.
b) 0,2%.
c) 0,005%.
d) 1,23%.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: A

Alternativa A: CORRETA. Para controle individual da doença cárie, é recomendado o uso de bochecho diário de NaF (fluoreto de sódio) a 0,05%. Este associado à escovação com dentifrício fluoretado é indicado principalmente para pacientes com alto risco de cárie, como pacientes em uso de aparelho ortodôntico fixo e com xerostomia. Os fluoretos auxiliam no controle da cárie, pois reduzem o pH crítico para a desmineralização de 5.5 para 4.5 e estimulam a remineralização da estrutura dental.

Alternativa B: INCORRETA. Bochecho de NaF a 0,2% é indicado para controle coletivo da cárie e seu uso é semanal.

Alternativa C: INCORRETA. Não há apresentação de flúor para bochecho com concentração de 0,005%. A concentração recomendada para bochecho diário é 0,05% de flúor.

Alternativa D: INCORRETA. A concentração de 1,23% de flúor é encontrada em gel fluoretado com pH ácido para uso profissional, não para bochecho diário.


Questão 5

(ADMTEC – OLIVENÇA AL - 2019) 

Leia as afirmativas a seguir:

I. O câncer é maligno quando não ocorre o crescimento desordenado das células.
II. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde tem representação no Conselho Nacional de Saúde.

Marque a alternativa correta:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.
b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) As duas afirmativas são falsas.

Agora confira a resposta:

*

*

*

RESPOSTA: C

Assertiva I: FALSA. O câncer é definido como um crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Por conta desse crescimento desordenado, as células dividem-se rapidamente e tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Assertiva II: VERDADEIRA. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, como gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e Distrito Federal. O Conass foi criado no dia 3 de fevereiro de 1982, como uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, que se pauta pelos princípios do direito público, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Os principais objetivos do Conass são fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente, tendo desta forma representação no Conselho Nacional de Saúde.


E aí, mandou bem?

Sabemos que você quer entender onde encontrar outras questões como essa. E tenho duas dicas para você.

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Odontologia

Este best seller tem 1.000 questões comentadas de Odontologia e mais 300 de conhecimentos gerais. Todas as questões tem explicação das alternativas certas e erradas, o conteúdo é fácil de estudar com classificação por nível de dificuldade, você conta também com resumos teóricos práticos e bem explicados em todos os capítulos e também tem questões de concursos por todo o Brasil.


CONFIRA O TRECHO DO LIVRO E GARANTA O SEU AGORA


APP Sanar Saúde

Gratuito, o app Sanar Saúde tem mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores e pode filtrar por profissão, disciplina ou assunto. Comece a treinar para a prova dos seus sonhos agora

Fonte das questões comentadas: 1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Odontologia 2020

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.