Logo Sanar

Carreiras

Concurso: estude com 5 questões comentadas de Psicologia e entenda onde encontrar outras

5 questões comentadas de Psicologia

Para se preparar para as provas de Concurso em Psicologia, tem uma coisa que você não pode deixar de fazer: responder questões. É uma excelente maneira de treinar para a hora “H” e entender quais assuntos está dominando e quais precisam de revisão. Neste artigo, reunimos 5 questões comentadas de Concursos em Psicologia especialmente para você.

Fica até o fim para conferir duas dicas de onde encontrar outras. Vai valer a pena!

 

Questão 1

(CRESCER – PSICÓLOGO – PREF. DE PEDRO ROSÁRIO/MA - 2019)

Observe os itens a seguir sobre a psicologia da saúde.

I. Trabalha com aspectos de prevenção e promoção de saúde.

II. Proporciona o aumento da qualidade de vida dos pacientes.

III. Restringe-se aos ambientes hospitalares.


É correto o que se afirma em:

a) I, II e III.
b) I e II.
c) III.
d) I.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: B

Alternativa A: INCORRETA. A sentença III é falsa, pois a Psicologia da Saúde não se restringe ao hospital, mas pode ser desenvolvida na atenção primária, por exemplo. As afirmações I e II estão corretas. Referem-se a objetos e resultados ou benefícios da atuação do psicólogo da saúde.

Alternativa B: CORRETA. As sentenças I e II são verdadeiras. A prevenção e promoção da saúde são objeto do trabalho do psicólogo da saúde, sobretudo na atenção primária em saúde. Assim como estudos mostram que a atuação do psicólogo da saúde pode promover, para o paciente, melhoria da qualidade de vida, uma vez que atua na perspectiva da promoção da saúde e prevenção de doenças.

Alternativa C: INCORRETA. A sentença III é falsa, pois a Psicologia da Saúde não se restringe ao hospital, mas pode ser desenvolvida na atenção primária, por exemplo.

Alternativa D: INCORRETA. A primeira sentença está correta. A prevenção e promoção da saúde são objeto do trabalho do psicólogo da saúde, sobretudo na atenção primária em saúde. Mas esta alternativa afirma ser apenas a sentença I verdadeira, sendo que estudos mostram que a atuação do psicólogo da saúde pode promover, para o paciente, melhoria da qualidade de vida, uma vez que atua na perspectiva da promoção da saúde e prevenção de doenças.

DICA: Atenção! No Brasil, devido, entre outros fatores, ao nosso modelo de saúde hospitalocêntrico, a Psicologia da Saúde se desenvolve, inicialmente, com mais visibilidade, por meio da Psicologia Hospitalar, mas não é restrita a esta. A Psicologia Hospitalar é uma das áreas de atuação do psicólogo da saúde.


Questão 2

(CPIS - PSICÓLOGO – CEFET-BA – 2019)

De acordo com a Resolução CFP n.o 007/2003, a avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas - métodos, técnicas e instrumentos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.

Sobre a elaboração de documentos psicológicos, no que diz respeito aos princípios norteadores éticos, é correto afirmar que:

a) o emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.

b) os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de cinco anos, observando-se a responsabilidade por eles, tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica.

c) o prazo de validade do conteúdo dos documentos escritos, decorrentes das avaliações psicológicas, deverá considerar a legislação vigente nos casos já definidos. Não havendo definição legal, o psicólogo, onde for possível, indicará o prazo de validade do conteúdo emitido no documento em função das características avaliadas, das informações obtidas e dos objetivos da avaliação.

d) o processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo estas elementos constitutivos no processo de subjetivação. Os documentos, portanto, devem considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo.

e) na elaboração de documentos, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, principalmente no que tange aos cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações, identificando riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos em sua dimensão de relações de poder.

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: E

Alternativa A: INCORRETA. O emprego de frases e a estrutura da linguagem referem-se aos Princípios Técnicos. A Resolução nº 006/2019 acrescenta a estes princípios a importância da norma culta, da linguagem em terceira pessoa e objetividade da comunicação.

Alternativa B: INCORRETA. A guarda de material decorrente de avaliação psicológica refere-se à seção Guarda de Documentos e Condições de Guarda. De forma similar, a Resolução nº 006/2019 mantém este princípio.

Alternativa C: INCORRETA. A validade dos documentos decorrentes da avaliação psicológica encontra-se na seção Validade dos Conteúdos dos Documentos. A Resolução n.o 006/2019 especifica que a validade do documento deverá ser indicada no último parágrafo do documento.

Alternativa D: INCORRETA. A natureza dinâmica, não cristalizada e não definitiva que os documentos decorrentes da avaliação psicológica devem apresentar fazem parte dos Princípios Técnicos. De forma similar, a Resolução nº 006/2019 manteve este princípio.

Alternativa E: CORRETA. A observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional durante a avaliação psicológica faz parte dos Princípios Éticos da referida resolução. A Resolução nº 006/2019, por sua vez, acrescenta a importância do sigilo em trabalho com equipe interdisciplinar, além da observância da garantia dos direitos humanos e dos riscos e compromissos decorrentes do documento gerado pela avaliação psicológica.

DICA: Todas as assertivas estão contempladas na Resolução n.o 007/200327, entretanto deve-se observar que elas se referem a demais princípios que a resolução define, tais como princípios técnicos, linguagem técnica, guarda e validade dos documentos. Considerando que esta resolução foi revogada, comentaremos as assertivas complementando com informações da Resolução nº 006/20192 que está em vigor.


Questão 3

(ADMETEC - PSICÓLOGO – PREF. DE OLIVENÇA/AL – 2019)

Leia as afirmativas a seguir:

I. A criança apresenta ao nascer uma série de mecanismos inatos que lhe auxiliarão a lidar com o meio, os reflexos. Esses irão se adaptar mediante as interações da criança com o meio, ampliando as possibilidades de comportamentos.

II. Durante a gravidez, o organismo materno passa por diversas alterações fisiológicas que sustentam o bebê em crescimento e preparam o parto.

Marque a alternativa CORRETA:

a) as duas afirmativas são verdadeiras.
b) a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c) a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d) as duas afirmativas são falsas.

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: A

Alternativa A: CORRETA. O item I está correto. Após o nascimento, a criança apresenta mecanismos inatos que são importantes para a adaptação ao meio, de acordo com suas necessidades e exigências ao longo do seu desenvolvimento. Por exemplo, o reflexo de sucção, de preensão. Tais movimentos se repetem até que a criança amplie suas interações com o meio e crie novas formas de adaptação. O item II também está correto. En-
tre as alterações fisiológicas estão o aumento do peso do útero e o seu suprimento uterino; ocorrem modificações acentuadas nas mamas como o aumento e a firmeza; ocorre hiperpigmentação da pele; aumento de peso; retenção de água, entre outras alterações.

Alternativa B: INCORRETA. Esta alternativa está incorreta, pois o item II não é falso. Há, sim, alterações fisiológicas na gestação.

Alternativa C: INCORRETA. Esta alternativa está incorreta, pois o item I não é falso. Há, sim, a presença de movimentos inatos e repetitivos logo após o nascimento da criança.

Alternativa D: INCORRETA. Esta alternativa está incorreta, pois os itens I e II são verdadeiros.


Questão 4

(IESES – PSICÓLOGO – PREF. DE PALHOÇA/SC – 2019)

Patrícia é psicóloga clínica. Em seu consultório atende Joana que está se separando de Adriano, com quem está casada há 10 anos e tem uma filha de 6 anos, Maria. Diante dos conflitos da separação, Joana pergunta se Patrícia poderá atuar como perita ou assistente técnica em seu processo de separação. De acordo com as Resoluções do CFP nº 017/2012 e nº 008/2010, Patrícia:

a) O trabalho pericial visará exclusivamente o bem-estar da criança.

b) Poderá atuar somente como perita no processo.

c) O psicólogo perito poderá adentrar em seu relatório, em decisões referentes à guarda da criança.

d) Não poderá atuar nem como perita nem como assistente técnica no processo.

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: D

Alternativa A: INCORRETA. Tenha bastante cuidado com esta alternativa! Se você avaliar, a assertiva em si não está incorreta - é o principio do Estatuto da Criança e do Adolescente do melhor interesse. Só que ela NÃO responde a questão que discute sobre a atuação profissional do psicólogo (inclusive te dá essa dica marcando as resoluções de referência na própria questão).

Alternativa B: INCORRETA. A orientação que temos na Resolução CFP 008/2010, art. 10, é que o psicoterapeuta não pode assumir nenhuma das duas funções: perito ou assistente técnico (o objetivo é preservar o direito à intimidade e equidade de condições das partes envolvidas no litígio). Logo, considerar a atuação de Patrícia como perita é infringir a norma ética profissional.

Alternativa C: INCORRETA. No papel de perito, quando na construção do documento psicológico, esse é um cuidado que precisamos ter: nos limitarmos a nossa função e papel. A decisão é competência da autoridade judicial. A do perito é a de subsidiar a decisão por meio de sua avaliação.

Alternativa D: CORRETA. Como já comentamos na alternativa B, a Resolução CFP 008/2010, art. 10, inciso I, diz que é vedado ao psicólogo psicoterapeuta, como é o caso da Patrícia, profissional em questão, atuar como perito ou assistente técnico de pessoas atendidas por ele e/ou de terceiros envolvidos na mesma situação litigiosa. Portanto, resposta de nossa questão.


Questão 5

(MGS – PSICÓLOGO – IBFC/MG – 2019) 

Embora toda a filosofia deste novo modelo estabeleça uma ruptura com práticas adotadas até o momento, salientam-se dois conceitos centrais, específicos e inovadores: “promoção da saúde” e “estilo de vida” (Ribeiro, 2002). Assinale a alternativa que apresenta a qual marco na história da psicologia da saúde esta compreensão corresponde.

a) Modelo biopsicossocial.
b) 1ª Revolução de Saúde.
c) 3ª Revolução de Saúde.
d) 2ª Revolução de Saúde.

Agora confira a resposta:

*

*

*

 

RESPOSTA: D

Alternativa A: INCORRETA. É um modelo de proposta de cuidado em saúde que aparece para superar o modelo biomédico. No modelo biopsicossocial, o estudo acerca do adoecimento envolve não somente o âmbito biológico, mas também fatores psicológicos, sociais, o que convoca a multidisciplinaridade de olhares profissionais.

Alternativa B: INCORRETA. Na Primeira Revolução em saúde o modelo biomédico era vigente cuja ação caracterizava-se por diagnóstico-prescrição de medicamento ou cirurgia, distanciando-se da subjetividade do paciente.

Alternativa C: INCORRETA. A Terceira Revolução em Saúde é marcada pela preocupação com os investimentos em saúde, uma racionalização dos custos, o que leva a estrategicamente promover uma corresponsabilização do paciente por sua saúde ou doença.

Alternativa D: CORRETA. Foi na Segunda Revolução de Saúde que o incômodo da falta de participação do paciente em seu tratamento e valorização de sua subjetividade promovida pelo modelo biomédico imperou fazendo emergir a necessidade de se compreender que este é um agente imprescindível em seu próprio tratamento, pois influencia diretamente nos resultados de prolongamento ou não da doença, por exemplo. Esse pensamento fez emergir a necessidade de se considerar a promoção da saúde olhar para o estilo de vida que este levava, ou seja, o objeto não era mais somente a ausência da doença, mas sim um estado positivo de bem-estar.


Gabaritou tudo, Psi?

Sabemos que você quer mais questões comentadas, então queremos te dar duas dicas de ouro sobre onde encontrar mais.

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Psicologia

Neste livro, você conta com questões comentadas alternativa por alternativa, seja ela correta ou incorreta e também classificadas por grau de dificuldade, além de resumos dos principais conteúdos para estudo, capítulos separados pelos assuntos de maior recorrência nas provas e dicas de estudos para sua organização e aprovação!


CONFIRA O TRECHO DO LIVRO E GARANTA O SEU AGORA


APP Sanar Saúde

Gratuito, o app Sanar Saúde tem mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores e pode filtrar por profissão, disciplina ou assunto. Comece a treinar para a prova dos seus sonhos agora

Fonte das questões comentadas: 1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos em Psicologia 2020

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.