Todas as Áreas

Carreiras

Veja 5 questões de Residência comentadas e saiba onde achar outras

Veja 5 questões de Residência comentadas e saiba onde achar outras

Ao estudar para Residência Uni ou Multiprofissional, fazer questões é essencial para uma preparação certeira dos psicólogos. Quem pratica a resolução de provas antigas sabe que assim dá para entender quais conteúdos você já domina e quais precisa voltar a estudar. Melhor ainda quando a questão é comentada, que você aprende também com a análise das questões erradas, não é?

Separamos neste artigo 5 questões de Psicologia comentadas. E, no fim deste texto, te contamos como otimizar os estudos e a busca por mais questões.

Questão 1

UEPA/PA

No adoecimento crônico, os ganhos secundários também interferem na maneira como o paciente irá lidar com sua doença, bem como sua capacidade de tolerar frustrações que, mesmo sob rigorosa aceitação e adesão ao tratamento, poderá ocorrer por causa da cronicidade de sua doença.

A adesão ao tratamento do paciente crônico inclui três componentes principais, são eles:

a) alívio do sofrimento; problemas de ordem física; medo da morte.

b) problema de ordem psicossocial; medo da morte; depressão.

c) a sua noção da doença; a ideia de cura ou de melhora; o lugar do médico no imaginário do doente.

d) problemas de ordem espiritual; raiva; aceitação.

e) qualidade de vida dos pacientes; problemas psicossociais; aceitação.

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A, B e E: INCORRETA. Não são considerados os três componentes

principais da adesão ao tratamento pelo paciente crônico.

Alternativa C: CORRETA. Na perspectiva de Botega, “[…] devemos conceber

adesão ao tratamento como um processo, com três componentes principais: a

noção de doença que possui o paciente, a ideia de cura ou de melhora que se

forma em sua mente, o lugar do médico no imaginário do doente”.

Alternativa D: INCORRETA. Apesar da aceitação da doença guardar relação com

a noção que o paciente tem da sua condição de saúde, os outros dois elementos

citados não são considerados principais componentes da adesão ao tratamento.


Questão 2

UFPA – CESPE

Sobre a tanatologia é correto afirmar:

a) em sua faceta prática, a tanatologia envolve o cuidado de pacientes no fim da vida, processos de luto, antes e depois da morte e temas como o suicídio, comportamentos autodestrutivos, eutanásia e suicídio assistido.

b) o desenvolvimento da tanatologia se deu com Feifel que, após as guerras mundiais, período em que não havia a interdição do tema da morte, escreveu o clássico The meaning of death.

c) o luto complicado, atualmente denominado “luto patológico”, é uma nova área de estudos que, segundo Parkes (1998), ainda gera grandes controvérsias.

d) fatores como a relação anterior com o falecido não interferem no processo de luto,  devendo ser considerados fatores como problemas mentais anteriores e a percepção da falta de apoio social.

e) a tanatologia é uma ciência que se preocupa com o prolongamento da vida e do tempo de convívio entre pacientes gravemente enfermos e seus familiares, com o auxílio da equipe de saúde.

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: CORRETA. A tanatologia se volta para o cuidado com as pessoas que vivenciam processos de morte, pela perda de pessoas significativas ou ligadas a ela própria, por adoecimento, questões envolvendo suicídio ou violência.

Alternativa B: INCORRETA. Feifel foi responsável pelo amplo desenvolvimento dessa temática, sendo a sua obra um marco da conscientização sobre a importância de discutir as questões envolvendo a morte. Autores relevantes, como Kübler-Ross e Saunders, já abordavam tais temas anos antes, trazendo as discussões sobre a morte para o âmbito público.

Alternativa C: INCORRETA. Para esse autor é importante não se classificar um luto como disfuncional de forma precoce, sem analisar cada caso, de forma individualizada.

Alternativa D: INCORRETA. A relação que o indivíduo tem com o falecido é uma influência inegável na vivência do luto. Outros fatores devem ser considerados, mas o grau de relação e intimidade dos envolvidos reflete também os sentimentos desencadeados por essa perda.

Alternativa E: INCORRETA. A tanatologia se volta para os cuidados com as pessoas e os processos de morte e não para o prolongamento da vida.


Questão 3

INCA-BIORIO

Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e até transdisciplinaridade são princípios que atualmente balizam a prática dos profissionais de saúde nos diversos cenários do hospital. Logo, o trabalho em equipe com caráter multidisciplinar deve ter como pressuposto:

a) a compreensão de que o trabalho em equipe pressupõe um espaço de acolhimento e subjetivação em que todos devem ocupar um único lugar.

b) a disponibilidade para receber críticas e respeito à opinião dos demais membros da equipe, sem mudar sua própria opinião.

c) o entendimento de que tensões intraprofissionais se sustentam em dificuldades interpessoais que refletem as emoções próprias de cada profissional.

d) a compreensão de que a liderança do trabalho multiprofissional é tradicionalmente do médico e, na ausência dele, os demais profissionais não podem ter uma liderança emergencial.

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: INCORRETA. Diversos profissionais não podem e não devem ocupar o mesmo lugar, já que possuem funções e olhares diferentes sobre um mesmo fenômeno. O que se faz importante é a busca por integração entre os diferentes saberes, visando o melhor para o paciente e para as relações entre colegas de equipe.

Alternativa B: INCORRETA. O trabalho em equipe proporciona um olhar amplo sobre um fenômeno, um espaço em que sujeitos dividam suas percepções, permitindo que críticas e sugestões sejam fornecidas promovendo um espaço para mudança.

Alternativa C: CORRETA. O trabalho em equipe e nos contextos de saúde suscita uma série de repercussões ligadas às questões pessoais, bem como interpessoais, e é importante perceber que essas questões estão interligadas. Assim, cada sujeito traz consigo suas próprias questões e com elas se relaciona com outros na vida cotidiana ou em contextos de trabalho, gerando seus desdobramentos, que não devem ser desconsiderados quando há conflito ou tensões.

Alternativa D: INCORRETA. A equipe de saúde não tem como líder o médico. O trabalho multiprofissional aborda a ação de diferentes profissionais de forma isolada, com uma interação restrita.


Questão 4

SESAB 2019

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (2003) estabelece a prática do psicólogo hospitalar como uma tarefa do campo da saúde, realizada nos níveis secundário e terciário da assistência, a partir da atuação individual ou grupal, nos mais diversos subcampos do contexto hospitalar.  Ressalta ainda que, além de atividades psicoeducaticas, de psicomotricidade, psicodiagnóstico, consultoria e interconsultoria, o psicólogo hospitalar também dirige sua ação a práticas _____________________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

A) elitistas

B) iatrogênicas

C) psiquiátricas

D) hegemônicas

E) psicoterapêuticas

Agora confira a resposta:

*

*

*

Nessa questão a banca nos traz uma importante indicação no enunciado ao afirmar que as ações do psicólogo hospitalar são realizadas nos níveis secundário e terciário da assistência. Nesse contexto, destaca as seguintes atividades:

• Psicoeducativas

• De psicomotricidade

• Psicodiagnóstico

• Consultoria

• Interconsulta

Ao analisarmos as alternativas para essa questão, podemos identificar claramente que apenas a alternativa E se refere a uma PRÁTICA desenvolvida pelo psicólogo. As demais alternativas nem mesmo versam sobre ações, práticas ou atividades profissionais.


Questão 5

SESAB 2019

No que consistem, afinal, as práticas do psicólogo hospitalar? A Psicologia Hospitalar é o ”conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital. O psicólogo hospitalar seria aquele que reúne esses conhecimentos e técnicas para aplicá-los de maneira coordenada e sistemática, visando à melhora da assistência integral do paciente hospitalizado, sem se limitar, por isso, ao tempo específico da hospitalização” (RODRÍGUEZ-MARÍN, 2003, p.833).

Sobre as atividades previstas à prática assistencial do psicólogo, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Comunicação de óbito de pacientes.

( ) Prescrição de medicamentos psicotrópicos.

( ) Avaliação psicológica para procedimentos médicos.

( ) Acompanhamento psicológico do paciente pós-cirúrgico.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A) V F V F

B) V V F F

C) F V V F

D) F F V V

E) F V F V

Agora confira a resposta:

*

*

*

FALSA. A comunicação de óbito cabe ao médico, visto que implica na informação e dúvidas sobre procedimentos médicos.

FALSA. Psicólogos não prescrevem nenhum tipo de medicamento.

VERDADEIRA. Alguns procedimentos médicos, tais como cirurgias, podem necessitar da avaliação psicológica.

VERDADEIRA. Após cirurgias pode ser necessário o acompanhamento psicológico.

A alternativa que traz a sequência correta é a alternativa D.


Matérias relacionadas

Qual foi o resultado? Acertou todas?

Sabendo que encontrar questões é uma tarefa muitas vezes demorada, porém essencial, queremos te dar uma dica que apostamos que vai te ajudar muito na sua jornada rumo à aprovação.

Se você ainda não conhece, baixe agora o aplicativo da Sanar Saúde! São mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores.

Entre as funcionalidades, está o filtro por profissão, disciplina ou assunto. Não deixe para depois e comece a treinar para a prova dos seus sonhos agora.

Está pronto para intensificar os seus estudos para Residência com mais Questões Comentadas? Então você precisa levar para casa o livro Preparatório para Residência 2021.

Garanta o seu exemplar do Preparatório para Residência e domine as provas de Residências com a ajuda de resumos teóricos, questões comentadas e dicas de especialistas em provas de Residência. CLIQUE AQUI

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.