Logo Sanar

Carreiras

Conheça as 15 Melhores Residências em Saúde do Brasil!

As Melhores Residências em Saúde do Brasil

 

A cada ano o número de editais de Residência em Saúde vai aumentando pelo país. Isso é extremamente vantajoso, tanto para os profissionais da saúde que acabaram de se formar na faculdade, quanto para aqueles que buscam tomar um novo rumo em suas carreiras. 

Afinal, a Residência em Saúde é uma pós-graduação lato sensu, como todo curso de especialização. A diferença é que ela é orientada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde.O padrão é de 60 horas semanais, duração de 02 anos (exceto Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que é 03 anos), 80% de parte prática e 20% de teórica, com remuneração de R$ 3.330,43.  Ideal para todos que buscam se qualificar em determinado segmento de atuação e, por isso, é tão cobiçada.

Em nosso portal, tivemos mais de meio milhão (mais especificamente, 643.001) de acessos em mais de 90 editais de Residências 2020. Foram mais de 6.700 vagas abertas para todas as áreas da Saúde e a tendência é que este ano o número seja ainda melhor. 

As instituições que publicam anualmente editais de Residência precisam ser aprovadas previamente pelos Ministérios da Saúde e da Educação e serem consideradas Hospitais de Ensino. Atualmente, cerca de 202 fundações aderiram ao Programa Interministerial de Certificação dos Ministérios da Saúde e Educação.

Mas a pergunta que não quer calar é, quais desses institutos se destacam com seus Programas Uni e Multiprofissionais de Residência? 

Só você sabe o trabalho que deu concluir o curso escolhido na área de saúde. E a residência, que vai consagrar todos os seus esforços, não pode ser qualquer uma, não é mesmo? Pensando nisso, montamos uma lista com as melhores Instituições de Residências Multiprofissionais em saúde do Brasil, de acordo com os seguintes critérios: números de buscas, acessos, inscrições, vagas e reconhecimento.

Para te ajudar nessa, fomos muito além de encontrar as instituições mais renomadas, também pesquisamos e reunimos todas as informações que você precisa saber sobre cada uma delas. São conteúdos bem completos para você entender o funcionamento e as propostas de cada instituição. Afinal, é preciso conhecer as peculiaridades de cada residência antes de eleger a ideal para concentrar seus esforços, não acha?

 

Confira as 15 Melhores Instituições de Residência em Saúde:

 

1- Residência da USP

 

Os Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo são muito concorridos, e não é à toa. A USP é considerada a melhor universidade do país e uma das melhores da América Latina.

Fazer uma Residência nesta Universidade é realmente um privilégio. A USP oferece vagas nas formações de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e outras. 

Os programas acontecem nos respectivos institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, como o Instituto do Coração (Incor) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.

Em 2019, dois editais foram publicados(USP e HCFMUSP), oferecendo 328 vagas ao todo em programas de Residência Uni e Multiprofissional. O maior número de oportunidades foi para a área de Enfermagem (66), seguida por Fisioterapia (44) e Nutrição (34). Foram 3.186 inscritos, o que nos leva a uma relação candidato-vaga de 9,7.

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da USP: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

2- Residência da SESAB

 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) lança todos os anos edital unificado com mais de 200 vagas para os programas de Residência em Saúde nas modalidades Uni e Multiprofissional. 

O processo seletivo é realizado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional de Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMUs), com os Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) e teve, no último ano, a consultoria técnica do Instituto AOCP.

Em dezembro de 2019, o edital para os programas de Residência da SESAB ofereceu 216 vagas distribuídas em 22 programas, contemplando 10 profissões da área da saúde. O maior número de vagas foi da área de Enfermagem (67), seguida por Fisioterapia (38) e Nutrição (32). A relação candidato-vaga está disponível para consulta organizada por programa ofertado. O documento foi extraído do portal do Instituto AOCP.

As vagas foram alocadas nas seguintes unidades de ensino: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade de Salvador (UNIFACS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Hospital Geral Roberto Santos, Hospital Irmã Dulce e Hospital do Subúrbio.

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da SESAB: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

3 - Residência do Hospital Sírio-Libanês

 

Acho que nem precisamos dizer que o Hospital Sírio Libanês é referência nacional e internacional na assistência à saúde de alta complexidade, ou que lá existe o que há de mais sofisticado em tecnologia, porque você, certamente, já deve saber. 

Então, vamos logo às opções de programas de residência disponíveis, afinal, é isso que interessa, né? 

Então lá vai: dentre os programas oferecidos estão 04 programas de Residência Multiprofissional (Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente, Cuidado ao Paciente Crítico, Cuidado ao Paciente Oncológico e Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde) e 06 programas de Residência Uniprofissional (Biomedicina em Diagnóstico por Imagem, Enfermagem Clínico-Cirúrgica, Enfermagem em Cardiologia, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado, Enfermagem em Urgência e Emergência e Física Médica em Radioterapia). 

A instituição oferece também o Ano Adicional, para aqueles que concluíram a residência e desejam aprimorar suas habilidades em alguma área de atuação, e Especialização em Regime de Residência, um programa de pós-graduação Lato Sensu em regime de dedicação integral.

No último ano, o edital publicado ofereceu ao todo 85 vagas, distribuídas pelas profissões de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A relação candidato-vaga pode ser encontrada acessando a página de cada programa no site oficial do IEP | Sírio-Libanês. As incrições abriram em 30 de julho e se encerraram em 14 outubro de 2019.

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência do Sírio-Libanês: Programas, vagas, processo seletivo e mais!???????

 

4- Residência do Hospital de Amor de Barretos

 

O estudante que deseja se especializar em oncologia tem como excelente opção a Fundação Pio XII - Hospital de Amor de Barretos (antigo Hospital de Câncer de Barretos), que disponibiliza, anualmente, cerca de 40 vagas para Residência Multiprofissional. A Fundação tem como missão "Promover saúde através de atendimento médico hospitalar qualificado em Oncologia, de forma humanizada, em âmbito nacional, para pacientes do Sistema Único de Saúde, apoiado em programas de Prevenção, Ensino e Pesquisa".

O Hospital oferece os programas de Atenção ao Câncer, Pediatria Oncológica e UTI Oncológica, com oportunidades para os profissionais das áreas de Biologia Molecular, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Psicologia. 

No ano passado, as inscrições abriram em julho e se estenderam até novembro. Foram oferecidas 44 vagas para as áreas da saúde. O valor de inscrição foi de R$290,00 e foram deferidas cerca de 542 inscrições. Portanto, a relação final foi de 12,3 candidato-vaga.

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência do Hospital de Amor de Barretos: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

5- Residência da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS) - SES DF

 

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (FEPECS) é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), localizada em Brasília - DF. Oferece cursos na Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) e na Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB). 

Além disso, possui a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), que é responsável por propor e desenvolver ações educativas para profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e demais atores envolvidos no processo de consolidação do SUS/DF.

Em 2019, a fundação ofereceu 291 vagas para 14 programas de Residência. As áreas da saúde contempladas foram Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Foram 2.950 inscritos no total, o que define a relação candidato-vaga em 10,14. As inscrições abriram em 14 de outubro e se foram encerradas 42 dias depois. Como as datas e prazos dos editais de residência costumam se repetir, pode se preparar para a prova deste ano pensando mais ou menos neste período. 

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da SES-DF: Programas, vagas, processo seletivo e mais!???????

 

6- Residência da UERJ

 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) oferece duas opções para os estudantes. Os programas em Residência Multiprofissional são de Saúde do Idoso e Saúde Mental.

Há também a opção para Residência Uniprofissional, nos seguintes programas: Enfermagem, nas áreas cirúrgica (cardiovascular, centro cirúrgico, cirúrgica),  clínica (enfermagem do trabalho, nefrologia, psiquiatria e saúde mental e terapia intensiva) e mulher e criança (neonatologia, obstétrica, pediatria e saúde do adolescente); em Fisioterapia (geral e pediatria e neonatologia); em Nutrição (nutrição clínica); em Odontologia (cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial) e em Psicologia (clínica institucional). 

As unidades de ensino que recebem os residentes são Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e Policlínica Piquet Carneiro (PPC), este último é o maior posto de assistência médica da América Latina, com 15 mil m² de área útil. Em 2019, a universidade ofereceu 48 vagas distribuídas da seguinte forma: Enfermagem (4), Fisioterapia (11), Nutrição (18), Odontologia (1) e Psicologia (14). Cerca de 1.728 pessoas se inscreveram no processo, o que deixa em 36 a relação candidato-vaga.

Nos últimos anos, as inscrições abriram em meados de Agosto. Em 2020, é provável que a tendência permaneça a mesma. 

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da UERJ: Programas, vagas, processo seletivo e mais!???????

 


SAIBA AS 5 VANTAGENS EM FAZER RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE!


 

7- Residência Fiocruz

 

Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

Anualmente, a Fiocruz costuma publicar dentre três a quatro editais com programas de Residência em Saúde: um através da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), outro pelos Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), outro pela Fundação Estatal de Saúde da Família e o último através da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande - MS (SESAU). 

Em 2019, foram 107 vagas distribuídas pelos programas de Saúde da Família, Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Neonatal, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem em Banco de Leite Humano, Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar.

No início de 2020, o edital da Fiocruz/Sesau foi publicado, oferecendo 76 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. As áreas profissionais abraçadas são Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Educação Física e Serviço Social.

Os editais costumam sair com alguns meses de diferença. O primeiro em Julho, o segundo em Outubro e os últimos em Janeiro.

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da Fiocruz: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

8 - Residência UFPR

 

Além de ser uma das universidades que possuem maior quantidade de programas de Residência Médica, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece algumas opções para quem deseja fazer Residência Multiprofissional

A UFPR oferta vagas para as seguintes áreas de atuação: Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção em Urgência e Emergência, Atenção em Hematologia e Oncologia, Atenção Cardiovascular, Saúde da Família e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial. 

Podem se candidatar às vagas profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, psicologia e serviço social

Em 2019, profissionais de Medicina Veterinária ganharam vagas especiais. Foram 13 áreas de atuação para veterinários e 27 vagas. Ao todo, o edital do último ano ofertou 109 vagas para as áreas da saúde. Foram 1.088 inscrições homologadas e uma relação de, mais ou menos, 8 candidatos por vaga.

As inscrições costumam abrir no final de Agosto, mas é bom já começar a preparação desde já! 

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da UFPR: Programas, vagas, processo seletivo e mais!???????

 

9- Residência Casa de Saúde Santa Marcelina

 

O hospital localizado em São Paulo (SP) tem atendimento prioritariamente destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece diferentes modalidades de residência, inclusive a Multiprofissional. 

Neste caso, o estudante pode escolher entre os programas de Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia (com bolsas para as áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia), Residência Multiprofissional em Saúde da Família (atende áreas de serviço social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e psicologia), Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência (com bolsas para fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição e serviço social) e Residência em Área Profissional da Saúde (Odontologia) em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Em 2019, foram 25 vagas distribuídas por todos os programas. Cerca de 323 pessoas se inscreveram, definindo uma relação de 13 candidatos por vaga. As inscrições para as seleções costumam acontecer entre setembro e janeiro de cada ano. 

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência do Santa Marcelina: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

10- Residência Unicamp 

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição relativamente jovem (fundada em 1966) que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.

Considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina, a Unicamp oferece 4 programas de Residência em Saúde. São eles:  Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente; Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso; Residência Multiprofissional em Saúde Mental; Residência Multiprofissional em área profissional da saúde em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Em 2019 foram ofertadas 38 vagas com oportunidades para as profissões de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Você pode acessar a relação candidato-vaga no site oficial da Unicamp. As inscrições abriram em outubro e os candidatos tiveram 15 dias para se inscreverem. 

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da Unicamp: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

11- Residência SES-PE

O edital de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) é um dos mais esperados todos os anos. A pasta estadual seleciona de uma só vez, através do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), residentes para os programas que funcionam na Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, na Univeirsidade de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco, no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira e na Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes.

Em 2019, foram ofertadas 644 vagas para profissionais das áreas de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, EnfermagemFarmáciaFisioterapia, Física Médica, Fonoaudiologia, Medicina VeterináriaNutriçãoOdontologiaPsicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional. As inscrições foram abertas em outubro e a prova foi aplicada em dezembro do mesmo ano.

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da SES-PE: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

12- Residência da UFRN

Uma das faculdades mais procuradas para os programas de Residência em Saúde é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tradicional instituição de ensino e formação, lá são ofertados dez programas Multiprofissional e Uniprofissional, executados nos hospitais universitários próprios: Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Universitário Ana Bezerra e Maternidade Escola Januário Cicco. 

Anualmente são ofertadas vagas para profissionais formados em Educação Física, EnfermagemFarmáciaFisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina VeterináriaNutriçãoOdontologiaPsicologia e Serviço Social. Em 2019, foram 119 vagas ao todo.

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da UFRN: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

13- Residência da UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é considerada o principal centro de referência em ciência e tecnologia na região do Brasil Central, que inclui o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas Gerais, sul e sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

estrutura da UFU é composta pelos hospitais do Câncer, de Clínicas de Uberlândia, Odontológico e Veterinário. Anualmente são ofertadas vagas para os 14 programas de Residência Uniprofissional e Multiprofissional para os profissionais formados em EnfermagemFarmáciaFisioterapiaMedicina VeterináriaNutriçãoOdontologiaPsicologia e Serviço Social. Informações sobre os processos seletivos são disponibilizadas na página da Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG).

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da UFU: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

14- Residência da HUB/UnB

Hospital Universitário de Brasília (HUB) é um hospital de ensino que funciona como um valioso espaço de prática para estudantes de graduação e pós-graduação. Vinculado à Universidade de Brasília (UnB), oferece estágios e programas de residência médica e multiprofissional nas áreas da Saúde.

O hospital, que passou a ser gerido administrativamente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 2013, oferece todos os anos cerca de 28 vagas para 3 principais programas de Residência Multiprofissional em Saúde.

As áreas contempladas são: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. 

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência do HUB/UnB: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

 

15- Residência da UFMS

Uma das tradicionais universidades do Centro-Oeste do Brasil, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) abre suas portas anualmente para profissionais de saúde dispostos a se especializar em sua área.

São 15 programas de Residência Uniprofissional e Multiprofissional com vagas para graduados em EnfermagemFarmáciaFisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina VeterináriaNutriçãoOdontologiaPsicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

SAIBA TUDO SOBRE EM: Residência da UFMS: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

-

Como dissemos no início desta matéria, ao todo, mais de 90 instituições abriram editais de Residência em 2019 para ingresso em 2020. Isso significa que, se você não se identificou com nenhuma das opções desta lista (ou se você busca por um edital com concorrência menor, ou mais próximo a você) ainda há muitas opções a serem estudadas. 

O que for melhor para você, também é melhor para a gente. Afinal, tudo o que desejamos é que você alcance todos os seus objetivos e fique cada vez mais perto do sucesso na carreira

 

Confira abaixo nossos super lançamentos de PREPARATÓRIOS EXTENSIVOS PARA RESIDÊNCIA 2020!

Preparatórios Extensivos para Residência 2020!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.