Logo Sanar

Carreiras

5 assuntos mais cobrados nas provas de Farmácia nos concursos do Exército

a-concurso-farmacia-exercito.jpg (429 KB)

Já diz a sabedoria popular entre todos os concurseiros: conheça a prova da instituição e esteja mais perto de sua aprovação. Brincadeiras à parte, saber os conteúdos mais cobrados nas provas do concurso dos seus sonhos é uma das estratégias de preparação mais indicadas. Isso porque te ajuda a entender as preferências da banca, identificar o formato das questões e direcionar os estudos para aquilo que é mais recorrente.

Em concursos como do Exército Brasileiro isso fica ainda mais nítido porque, no caso dos certames da Escola de Saúde do Exército (EsSEx), a banca é própria. Ou seja, toda a organização do concurso é interna.

Avaliamos as provas de Farmácia aplicadas de 2017 a 2020 para conferir quais são os assuntos mais cobrados nos concursos do Exército. Acompanhe esse conteúdo até o final para saber o que você pode priorizar daqui pra frente!

Como é a carreira no Exército

O Exército Brasileiro é uma das instituições militares que compõem as Forças Armadas do Brasil, subordinadas ao Ministério da Defesa e cujo papel é defender o país. Junto com a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, cabe ao Exército: 

  • Assegurar a integridade do território nacional;

  • Defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros;

  • Proteger os cidadãos e os bens do país; 

  • Garantir a soberania da nação;

  • Garantir os poderes constitucionais constituídos e, por iniciativa destes, atuar na garantia da lei e da ordem para, em espaço e tempo delimitados, preservar o exercício da soberania do Estado e a indissolubilidade da Federação.

Os farmacêuticos ingressam na carreira militar do Exército por meio de concurso para a Escola de Saúde do Exército (EsSEx), onde desenvolvem atividades importantes. As áreas de análises clínicas e de farmácia hospitalar são as que se destacam, devido à maior demanda por farmacêuticos. Por outro lado, assim como profissionais civis, também são atribuições dos farmacêuticos militares a dispensação ambulatorial, marcada pela distribuição e manipulação de medicamentos para os soldados; desinfestação ambiental, laudos técnicos de medicamentos, nutrição parental e farmácia clínica, e análise da água consumida.

Por outro lado, também são atividades inerentes aos farmacêuticos militares o acompanhamento das tropas em operações militares, assistência em calamidades públicas e material de intendência. O Exército, em particular, tem um Laboratório Químico-Farmacêutico (LQFEx), onde fabrica e provê produtos químicos e farmacêuticos para a Força Terrestre, e o Instituto de Biologia do Exército (IBEx), considerado uma organização militar de referência em pesquisa científica, análises clínicas e biossegurança. 


SAIBA COMO SE PREPARAR PARA CONCURSOS DAS FORÇAS ARMADAS


5 assuntos mais cobrados nas provas

Os assuntos mais cobrados nas provas de Farmácia dos concursos do Exército nos últimos anos dizem respeito a diferentes áreas. Dentre todas, resoluções e interações entre substâncias químicas e o organismo humano são as mais recorrentes. Acompanhe abaixo os 5 assuntos mais cobrados, conforme levantamento que fizemos a partir das provas aplicadas entre 2017 e 2020!

Legislação

A legislação referente à Farmácia é o assunto com mais recorrência nas provas da EsSEx dos últimos anos. Guias de conduta e boas práticas, Código de Ética e resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são alguns exemplos. Destaque para os itens abaixo:

  • Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 166, de 24 de julho de 2017

  • Lei Federal nº 13.021, de 08 de agosto de 2014

  • Código de Ética/Resolução CFF nº 596, de 21 de fevereiro de 2014

  • Guia para Qualificação dos Procedimentos de Transporte de Produtos Biológicos (Guia nº 2, versão 2, Anvisa 2017)

  • Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 166, de 24 de julho de 2017

  • Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 73, de 07 de abril de 2016

  • Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 37, de 03 de agosto de 2011

  • Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 31, de 11 de agosto de 2010

  • Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 53, de 04 de dezembro de 2015

  • Guia de Dissolução Aplicável a Medicamentos Genéricos, Novos e Similares (Guia nº 14, Versão 1, Anvisa, 2018)

Farmacologia

O estudo das propriedades físico-químicas, composição e efeitos fisiológicos de fármacos no organismo humano é também um dos assuntos mais frequentes nas provas da EsSEx para Farmácia. Entre os tópicos que aparecem nas questões estão: farmacologia dermatológica, fármacos na Síndrome do Intestino Irritável, interações medicamentosas, fármacos antifúngicos e fármacos imunossupressores.

Farmacovigilância

A farmacovigilância é a área que trata da prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos. E cabe ao farmacêutico ter conhecimento técnico para identificá-los e controlar as interações medicamentosas a fim de evitar danos ao paciente. Nas provas da EsSEx, esse assunto é cobrado em questões sobre medidas administrativas de redução de risco e sobre o guia de Boas Práticas de Farmacovigilância para as Américas, por exemplo.

Farmacotécnica

A farmacotécnica é também um dos assuntos mais cobrados nas provas de Farmácia da EsSEx. A área é responsável pelo desenvolvimento de medicamentos a partir de uma fórmula farmacêutica específica. Em provas de anos anteriores são comuns questões sobre características dos géis e sobre sistemas dispersos. Também importante estudar as fases farmacocinéticas, como absorção, distribuição, metabolismo e eliminação.

Toxicologia

O estudo dos efeitos adversos causados por substâncias químicas nos organismos, a toxicologia é uma das áreas mais promissoras da Farmácia e também cobradas nos concursos do Exército. Nas provas da EsSEx, são comuns questões sobre toxicologia clínica e sobre drogas de abuso - aquelas substâncias que mexem com as funções fisiológicas, psicológicas ou imunológicas do organismo humano.

Prepare-se para a Carreira Militar

As opções existem e é certo de que um desses caminhos pode, sim, te levar ao sucesso na carreira militar! Para tanto, a preparação é fundamental! 

Antes de decidir qual concurso aplicar, é preciso que você esteja munido de algumas informações:

Uma vez seguro de qual carreira você vai investir, escolha o conteúdo que te ajudará a realizar seu sonho! Uma fonte de estudos de qualidade e alinhada com suas necessidades te dará a segurança necessária para você otimizar seu tempo, ser mais produtivo e chegar onde pretende!

Nós, aqui na Sanar, temos materiais perfeitos para te preparar!

Confira também nossos Cursos Preparatórios para Concursos das Forças Armadas!

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.