Todas as Áreas

Carreiras

A fórmula da residência dos sonhos | Colunista

A fórmula da residência dos sonhos | Colunista

Olá colegas! Tudo bem com vocês? Hoje estarei com vocês para falar um pouco sobre a fórmula perfeita para passar na residência que você sempre sonhou. Imagino que deve estar se perguntando se isso é realmente possível. Mas antes, deixa eu lembrar a vocês, caros navegantes, que é um processo que requer uma boa dedicação e persistência. Não é um caminho fácil, mas é por isso que estou aqui, junto com a SANAR, para te apoiar nessa caminhada.

Bom, mas a primeira coisa que tenho para te dizer é: não existe fórmula para passar na residência. Sim, não existe. Mas já que chamei a sua atenção, irei desconstruir muitos conceitos relacionados e mostrar que para passar na residência é necessário adotar hábitos que te ajudem e te fortaleçam nessa trajetória.

1. Planejamento e organização

A regra é simples. O planejamento é a chave para tudo. Você separar um horário específico para lazer e outro para estudo garante um melhor aproveitamento do tempo. E sabemos que o tempo é algo muito precioso para nossa vida acadêmica e profissional. Muitas vezes torna-se difícil conciliar os estudos com o trabalho e com outras atividades extras, sendo esse um fator até desestimulante. Para isso, é necessário que tenhamos planejamentos claros, voltados a sua especificidade e organização do que e como estudar.

E quando se trata da tão sonhada residência é duplamente necessário. Pois será a partir do seu planejamento que você irá delimitar prioridades e necessidades a serem aprimoradas. Aí é que está o segredo: se planejar inclui delimitar pontos a aprimorar. No momento em que você busca se planejar automaticamente você fará uma autoanálise. Afinal, o autoconhecimento é um requisito muito importante.

Se liga nessas dicas para montar um planejamento perfeito para a trajetória da sua residência:

I. Conheça mais sobre a residência que você sonha e busque os editais!

     a. O Edital de Residências e Concursos retrata basicamente a prova. Conhecer o processo irá facilitar a você compreender que pontos e habilidades serão mais exigidos.

II. Esclareça suas prioridades

     a. Evite procrastinar. Ter em mente o que deve ser feito por ordem de relevância irá aos poucos te conduzindo a buscar o que deve ser feito da forma mais eficiente possível.

III. Faça um planejamento de acordo com suas necessidades e com sua realidade

     a. Estabeleça metas de acordo com sua rotina e particularidades. Pratique o autoconhecimento e monte seu planejamento dentro de suas limitações e necessidades. Afinal, não adianta fazer um planejamento perfeito e não por em prática. Não é mesmo?

2. Método de estudo

Muitas vezes nos autossabotamos e nem percebemos. As vezes queremos insistir em um método e não compreendemos que não estamos rendendo nos estudos como deveríamos. Por exemplo, o resumo pode ser muito eficaz em casos pontuais. Mas para você que busca alcançar a residência que tanto deseja talvez seja mais proveitoso estudar por questões, compreendendo os erros e acertos.

E foi pensando nisso que a SANAR desenvolveu vários livros de questões de residências com questões comentadas. Praticar o estudo dessa forma, julgando o que pode estar certo e buscando compreender o erro pode preparar você de uma forma mais criteriosa no momento da avaliação da sua residência.

Para isso, é necessário que nós estudantes busquemos esse hábito de avaliar de qual forma nossos estudos irão render mais. Buscar formas de metodologias de estudo mais ativas pode ser uma boa escolha nesse processo.

3. Bons hábitos

E por último, mas não menos importante, manter bons hábitos. Não adianta se esforçar, perder noites de estudo se a qualidade do nosso rendimento físico e psicológico estiver inferior. Devemos compreender que a nossa mente e o nosso corpo estão conectados e uma é dependente da outra.

a. Alimentação

     i. Mantenha uma alimentação regular e balanceada. Lembre-se de nossa regulação endócrina e de nossas necessidades básicas de energia. Manter esse equilíbrio irá não só melhorar a sua qualidade de vida, tanto como o rendimento de seus estudos. Se necessário, busque um profissional para te orientar e acompanhar durante o processo.

b. Atividade física

     i. Pratique uma atividade física acessível e que acompanhe a sua rotina. Além de melhorar nossa qualidade de vida junto com a alimentação, irá influenciar positivamente em nosso repouso. Se necessário, busque um profissional para te orientar e acompanhar durante o processo.

c. Sono regular

     i. Mantenha o bom hábito do sono regular de 08 horas. Ou o melhor horário possível dentro se suas particularidades. É com ele que o nosso sistema nervoso central irá repousar e estabelecer sinapses com maior facilidade. Consequentemente, nossa disposição e fixação dos assuntos também terão um melhor rendimento.

d. Lazer

     i. Se divirta. “Maratone” sua série ou filme favorito, marque uma vídeo chamada com amigos, leia aquele melhor livro… apenas busque o seu lazer de forma saudável e que permita você relaxar durante o processo.

Bom pessoal, esse foi o meu artigo de hoje e espero que tenha ajudado vocês! Estamos juntos nessa caminhada. Acompanhe as redes sociais da SANAR e fique atualizado das melhores residências, livros e aplicativos para te ajudar durante essa trajetória. Até a próxima!

Matérias relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.