Logo Sanar

Carreiras

Aprendendo a calcular a IG e a DPP das gestantes | Colunista

Aprendendo a calcular a IG e a DPP das gestantes.jpg (63 KB)

Olá pessoal, como vocês estão? Para muitos é bem complicadinho conseguir chegar na ID e DPP, mas é mais simples do que se imagina.

Sei que talvez você que está aí lendo pode não ter conhecimento sobre o assunto, ser um estudante que ainda não viu a matéria ou está começando agora e ainda não sabe nem o significado dessas siglas, mas não se preocupe, vou te explicar.

ID – O que é e como calcular:

A ID é a idade gestacional da gestante que você vai acompanhar. Para que possamos realizar o seu cálculo, precisamos ter conhecimento quanto à data da última menstruação – a DUM. Essa data deve ser referente ao primeiro dia da menstruação, que será o último ciclo menstrual.

Porém, para podermos realizar esse cálculo, a mulher deve ter certeza do dia, e o método só deve ser utilizado se a mesma tiver um ciclo menstrual regular e não fizer uso de anticoncepcional.

O cálculo é feito da maneira a seguir. Utilizaremos um calendário, pois vamos realizar o cálculo contando os dias entre a DUM e o dia da consulta:

  • Pegue a DUM e conte quantos dias até o dia da consulta;
  • Após achar o total de dias, vamos dividir esse valor por 7 – que equivalem aos dias da semana;
  • O resultado que obtiver será a quantidade de semanas e o que restar da divisão é referente aos dias da semana em que se encontram.

Vamos para um exemplo:

DUM = 02/06/2020

Data da consulta = 14/07/2020

Temos = 28 dias de junho + 14 dias de julho

Total: 42 dias/7 = 6 semanas

A ID também pode ser calculada com o gestograma, que é um disco em que se coloca a seta voltada para o dia e mês do último ciclo menstrual, e se tem as semanas indicadas no dia e mês da consulta.

Quando a mulher não tem certeza do dia que veio sua última menstruação mas conhece o período do mês, estima-se 5,15 e 25 para fazer o cálculo, usando um dos métodos acima.

Caso a data e o período sejam desconhecidos, a ID e a DPP serão dadas por aproximação, medindo-se a altura do fundo do útero e também por toque vaginal.

Se não for possível determinar a IG, é solicitado uma ultrassonografia.

Ciclo regular e irregular

O ciclo menstrual é aquele que dura de 25 a 30 dias, considerado também um ciclo regular. Ele é divido em duas fases, a fase folicular, aquela em que a mulher é preparada para uma possível gestação e fase lútea período em que ocorre uma queda nos hormônios da mulher e se não ocorre fecundação a mulher vem a menstruar.

O ciclo irregular é aquele que os dias do período duram menos que 25 dias ou mais que 30 dias.

DPP – O que é e como calcular:

A DPP é a data provável do parto. Podemos descobrir ela por três meios também:

  • Utilizando um calendário e levando em consideração a duração de uma gestação (que costuma ser de 280 dias ou 40 semanas) - contaremos sempre a partir da DUM;
  • Pelo gestograma: colocamos a seta sobre o dia e mês da última menstruação e vemos onde a seta indica como dia e mês como DPP;
  • Ou, podemos calcular também através da Regra de Näegele: somamos 7 dias ao primeiro dia da DUM e subtraímos 3 meses do mês que ocorreu a última menstruação – no caso dos meses de abril a dezembro, e se for de janeiro a março, adicionamos 9 meses. Se por acaso o resultado encontrado for superior aos dias do mês, passamos o que resta para o mês seguinte, adicionando 1 ao cálculo final do mês.

Vamos ao exemplo da Regra de Näegele:

  • Exemplo com mês entre abril e dezembro:

DUM: 13/09/2019

Dia: 13+7 = 20

Mês: 9 – 3 = 6

Ano: 2020 (Ter atenção de colocar o ano correto, já que vai ocorrer mudança de ano)

DPP: 20/06/2020

  • Exemplo com mês de janeiro a março:

DUM: 10/02/2020

Dia: 10+7 = 17

Mês: 2+9 = 11

Ano: 2019 (Ter atenção, o ano continuará o mesmo)

DPP: 17/11/2020

  • Exemplo quando excede os dias do mês:

DUM: 27/01/2020

Dia: 27+7 = 34 (Aqui ultrapassou os dias do mês, ter atenção)

34 dias – 31 dias = 3 – Referente ao dia da DPP

Mês: 1+9+1 = 11 (Aqui, adiciono 1 a soma por ter ultrapassado aos dias do mês)

Ano: 2020

DPP: 03/11/2020

É bem simples realizar o cálculo, mas lembre-se sempre de ter atenção.

Até a próxima

Matérias relacionadas:

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde: Atenção ao pré-natal de baixo risco, CAB 32. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.
pdf

SAÚDE DA SAÚDE. Entenda seu ciclo menstrual e aprenda a calcular seu período fértil. Disponível em: https://saudedasaude.anahp.com.br/ciclo-menstrual-calcular-periodo-fertil/. Acesso em: 16 ago. 2020.

SOUZA, Marcos Vinicius Villarinho de (coord). Coleção de Manuais para Enfermagem: Saúde da Mulher e Obstetrícia. 1. ed. Salvador: Editora Sanar, 2019. 

VIDA SAUDÁVEL - O BLOG DO EINSTEIN. Como calcular a idade gestacional?. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/como-calcular-idade-gestacional/. Acesso em: 22 jul. 2020.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.