Todas as Áreas

Carreiras

Como fazer um bom Currículo Lattes? | Colunista

Como fazer um bom Currículo Lattes? | Colunista

Como fazer um bom Currículo Lattes_.jpg (75 KB)

Atualmente, não basta somente terminar a graduação, muito se fala na continuidade dos estudos na área da pesquisa e de extensão. Quem pretende enveredar pelos caminhos do mestrado e doutorado para que se obtenha a ascensão acadêmica, um dos requisitos é a apresentação do famoso Currículo Lattes. Mas afinal, o que seria o tão temido Currículo Lattes?

Aqui nós vamos esclarecer o que é esse tipo de currículo, a sua importância como um cartão de visitas para o mundo das pesquisas e como fazer um currículo de sucesso.

Para um melhor entendimento do Currículo Lattes, precisamos entender um pouco do processo no passado. Antes, pesquisadores de todo o país entregavam todos os dados acadêmicos em diversos formulários de papel, era um processo bastante comum, porém, havia uma sobrecarga fazendo com que os processos ficassem lentos, o que era naquela época.

Em 1999, com a implantação de meios tecnológicos o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou o sistema de Currículo Lattes, sendo criada uma plataforma online com o objetivo de lançar os dados do
pesquisador, integrando os dados de todos os profissionais de diversas áreas do conhecimento.

O CNPq utiliza-se dos dados da plataforma para a realização da concessão de bolsas para os pesquisadores, há também diversas agências que fomentam pesquisas que utilizam do sistema para análise e aprovação do perfil do profissional que será beneficiado.

As vantagens de ter e usar o currículo lattes

O Currículo Lattes é ideal para os estudantes e pesquisadores que desejam seguir carreira acadêmica ou que estão participando de atividades na área. Ele não deve ser utilizado se você está procurando um emprego como assistente de Marketing, por exemplo. Porém, se o emprego for como professor ou a área de atuação for a educacional, a própria empresa pode solicitar o seu Lattes.

Conheça algumas vantagens de ter um Currículo Lattes de qualidade: Abrangência

O Lattes tem abrangência nacional. Isso significa que ele é adotado por instituições de ensino de todo o Brasil.
Sendo assim, você não precisa preencher 500 modelos distintos de currículos. Basta ter os mais comuns: o Lattes (para situações acadêmicas) e o vitae (para situações profissionais).

Registro de participação em eventos

Os eventos são o local ideal para trocar experiências, ficar a par de tudo o que acontece no mercado, adquirir conhecimentos e conhecer pessoas.
Além disso, servem para conquistar horas complementares na faculdade e são valiosíssimos para o currículo Lattes. No currículo Lattes, é possível inserir todos os eventos que você participou durante a sua vida acadêmica, seja como ouvinte, apresentando pôsteres ou trabalhos.

Como fazer um Currículo Lattes de alto impacto:

Passo 1. Realize o cadastro básico

Acesse a plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br e em seguida, clique em “cadastrar novo currículo”. Na página aberta, insira a nacionalidade e o e-mail, crie uma senha e digite os caracteres que você vê na imagem. Após concluir essa etapa, é só clicar no ícone “próximo”.

Passo 2. Coloque suas Informações pessoais corretas

Na página seguinte, é necessário preencher todos os dados pessoais corretamente e inserir uma foto. Lembre-se de usar uma foto mais formal: por ser uma plataforma séria, usar uma foto estilo selfie no Lattes não é a melhor escolha.

Concluindo essa etapa, é só seguir adiante. Na próxima aba, você deve informar o endereço e contato tanto pessoal quanto profissional.

Passo 3. Insira no sistema toda a sua formação acadêmica

Essa etapa é uma das mais importantes: é necessário falar sobre sua formação acadêmica. Insira o nome da instituição, curso, ano de início e conclusão. Caso já tenha uma graduação, mestrado ou doutorado, é necessário informar o título
da dissertação/tese e nome completo do orientador.

Passo 4. Coloque também suas experiências profissionais, elas agregam bastante.

A quarta etapa também merece bastante atenção. Nessa fase, insira suas informações profissionais, caso você já esteja atuando na área. Caso contrário, é só seguir adiante.

Passo 5. Área de atuação em pesquisas

Para finalizar, deve-se inserir a área de atuação e também as habilidades linguísticas. No campo de idiomas, há três opções. Caso tenha fluência em mais idiomas, insira apenas os que mais domina. Em cada um deles especifique a fluência na leitura, escrita, compreensão e fala.

Passo 6. Confirmação dos dados

Ao clicar em seguir, a próxima tela mostrará os dados cadastrados. É indispensável realizar uma leitura atenta e conferir cada informação inserida para que não haja erros. Caso encontre algum problema, é só editar. Após analisar todos os dados, clique em “enviar ao CNPq”. Assim, o currículo estará no banco de dados em até 24 horas.

Passo 7. Atualização do currículo (Muito importante sempre manter o Lattes atualizado)

É fundamental gerar atualizações constantes ao currículo. A primeira deve ser realizada logo após o cadastro no banco de dados. Acontece que o cadastro inicial só solicita informações básicas. Para inserir informações complementares, como eventos, congressos, palestras ministradas, trabalhos, grupos de pesquisas, projetos, artigos e cursos de extensão, é necessário realizar a atualização.

Para isso, é só entrar na plataforma e clicar em “atualizar currículo”. Na página que abrir, insira seu CPF ou e-mail, senha e clique em “acessar”. Entrando na parte de edição, é tudo muito intuitivo: é só clicar nos ícones que você quer editar — formação, eventos, projetos, entre outros.

Um alerta indispensável para quem vai atualizar o Lattes é não esquecer de atualizar também o texto inicial. Inclusive, o texto inicial “sobre mim” deve ser formal, escrito sem erros e apresentar de forma resumida as experiências acadêmicas e profissionais. Para editá-lo é só ir até a barra principal, clicar em “dados gerais” e “texto inicial” do currículo.

O Currículo Lattes é considerado o seu cartão de visitas para o universo das pesquisas no país e no exterior, porém, sempre que possível atualize o seu currículo após a participação de algum curso, congresso ou qualquer atividade curricular, pois, a ausência de informações poderá comprometer o seu ingresso no tão sonhado mundo das pesquisas e da academia.

Materiais Relacionados :

Referências:

Currículo Lattes: o que é e dicas valiosas para criar o seu [Internet]. [place unknown]; 2018. [cited 2020 May 2]; Available from: https://blog.even3.com.br/curriculo-lattes/amp/.

Como fazer o currículo Lattes: aprenda com esse passo a passo [Internet]. [place unknown]; 2018. [cited 2020 May 1]; Available from: https://www.google.com/amp/s/blog.doity.com.br/como-fazer-o-curriculo-lattes-aprenda-com-esse-passo-a-passo/%3famp

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.