Logo Sanar

Carreiras

Não sei qual área seguir, e agora? | Colunista

Não sei qual área seguir, e agora_.jpg (62 KB)

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? No artigo de hoje, trouxe algumas dicas e passos de como decidir qual área seguir em Enfermagem. Sabemos que essa é uma tarefa nada fácil e que não envolve apenas disciplina ao estudar. Pensar no futuro é algo que pode nos trazer dúvidas e um mix de sentimentos.

Se você já sabe qual área seguir, é só focar no planejamento de estudo. No entanto, estamos susceptíveis a mudanças e a própria dinamicidade pode trazer essa incerteza à tona. Pensando nisso, separei alguns passos de como decidir qual área seguir e de como lidar com as emoções nesse processo.

Quando pensamos em qual carreira seguir, estamos automaticamente criando uma percepção da profissão. Por isso é necessário conhecer e compreender as atribuições e competências necessárias para exercer a enfermagem.

A nossa vida não é estável. Estamos susceptíveis a mudanças. E nelas, aprendemos, erramos e construímos significados, pensamentos, conceitos e maturidade. Não obstante, todo esse aprendizado reflete em nossa prática profissional. E é com ela que nos identificamos e criamos a visão de onde queremos estar daqui a 5, 10, 15 anos. Independentemente, para alcançar nossas metas é preciso conhecer os caminhos e durante essa trajetória permitir-se a se autoconhecer.

Em síntese: a identidade profissional é o primeiro passo para ajudar a decidir uma área.

A enfermagem é uma área muito rica em possibilidades. Podemos seguir nas áreas assistências, docência, pesquisa, gestão.

  • Dica: no Instagram da Enfermeira Concurseira tem vários posts sobre as residências e concursos!

Bom, mas para decidir devemos pensar e fazer alguns questionamentos. Logo abaixo terá 5 passos para te ajudar nesse processo.

1. Planejamento

TUDO NA VIDA É PLANEJAMENTO. Simplesmente tudo! Você organizar prioridades e buscar gerir seus estudos é a chave para o começo de sua carreira. Logo durante a graduação você tem que ter o conhecimento disso. Afinal, sabemos que o aprendizado não está apenas na leitura, mas na prática e no compartilhar com o outro.

Durante as práticas curriculares e experiências extras busque sempre planejar os estudos. Para que assim, possa compreender sua afinidade e ressaltar o que deve ser aprimorado. Com o tempo, isso será automático e após a graduação ficará mais fácil ter disciplina e buscar a carreira que você tanto deseja. Ok?

2. Como eu me vejo daqui a 10 anos?

Nunca duvidem dessa frase. Por mais boba e singela que pareça, ela pode esclarecer o óbvio. Se você se vê no hospital, clínica, ambulatório já pode direcionar sua carreira para assistencial e pensar nas residências, especialidades, concurso. Se você se vê em sala de aula já pode se antenar para a área de docência e buscar o mestrado. E assim vai...

Não é apenas o planejamento estratégico que precisa de metas. Como profissionais precisamos saber onde queremos estar quando a graduação terminar. Então permita-se a vivenciar esse momento, pensar nas
possibilidades e compreender que é possível correr atrás do seu desejo profissional.
O óbvio precisa ser dito. E quando essa pergunta é feita fica mais claro o que e como deve ser alcançado.

  • Dica: busque e conheça sobre o mercado de trabalho bem como suas possíveis projeções.

3. Área de afinidades

As práticas e vivências curriculares permitem um contato breve com as macro áreas da Enfermagem. Ou melhor, um spoiler. Pensem comigo, sabe aquela série ou filme que te dão spoiler e mesmo você sabendo quer assistir? Pronto, aí está a sua afinidade. A área que mesmo sabendo o que será feito você quer vivenciar aquele momento e dar o melhor de si para entender o processo.

Mas, apenas as práticas e vivências curriculares não irão decidir a sua carreira. Então invista em atividades extracurriculares acadêmicas como ligas, grupo de pesquisa, extensões, iniciações científicas entre outros.

4. O que devo fazer para alcançar a minha meta?

Estudar. Mas não apenas ler, buscar os melhores artigos e cursos. Mas sim o modo de estudar. Irei separar por tópicos para melhor entendimento:

  • Quero fazer residência: se você já pensou na área (Obstetrícia, Clínica, Gerontologia...), busque as instituições que ofertem a residência e leia o edital. Confira os critérios de seleção e estude as questões. MAS... Se você ainda não sabe a área, mas já quer começar a estudar aconselho o livro “Preparatório para Residência em Enfermagem” da Sanar. Onde você já pode ter o contato prévio com as questões.

           Dica: confira questões nos livros da SANAR! Além das questões, neles tem resumos práticos e explicações das alternativas.

  • Quero fazer um concurso: seja mais específicx. Busque mais sobre qual concurso quer fazer, leia o edital, conheça a banca e faça questões.
     
  • Quero ir para área de docência: normalmente, para área de docência é interessante passar pela área assistencial antes. Depois, busque um mestrado/doutorado para promover uma melhor qualificação.

Em resumo: busque saber sobre como alcançar a meta, estude, planeje e mantenha a disciplina.

5. E se...

Agora, vamos ao “e se”. E se eu mudar de área? E se eu desistir? E se eu não conseguir? Apenas erga sua cabeça, ressignifique o processo e planeje tudo novamente. Somos seres dotados de erros e acertos. Hoje você pode gostar da área assistencial, mas amanhã tudo pode mudar. Da mesma forma com as especialidades. E quer saber? Está tudo bem mudar. No entanto, se comprometa e busque o lugar onde você tanto deseja alcançar.

Durante todo esse processo, estaremos vulneráveis a sentimentos e abdicações. Para isso, é necessário que você equilibre os estudos com coisas que te façam bem. Então permita-se a se conhecer, permita-se aquela pausa, aquele dia de fazer nada, sair com os amigos. Aprendam com erros, com negações e até mesmo com desaprovações. Mas nunca desista da sua carreira. E estamos aqui para te apoiar.

Para fechar esse artigo, tenho um desafio a vocês. Pegue um papel e escreva:

  • Onde você quer estar daqui a 10 anos
  • O que será preciso ser feito
  • O que você irá gastar
  • Onde você está agora

E ponha ele em um local visível. Comece desde já a sua carreira e para isso, a SANAR tem os melhores livros para te ajudar nesse processo. E lembre-se da gente quando for aprovadx naquela residência ou concurso que tanto deseja. Bom, espero que tenham gostado desses passos. Estamos todos juntos nessa caminhada!

Matérias Relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.