Logo Sanar

Carreiras

O Instagram ideal do enfermeiro(a): 6 dicas infalíveis! | Colunista

O Instagram ideal do enfermeiro(a)_ 6 dicas infalíveis!.jpg (80 KB)

O Instagram possui mais de 2 bilhões de usuários ativos das mídias sociais ao redor do mundo 5 , ele cresce rapidamente e é utilizado como instrumento obrigatório 1 a ser implementado por empresas para se interligarem os seus clientes ou até mesmo por outros profissionais como o da saúde, por exemplo, o enfermeiro, que queiram divulgar ou compartilhar seu trabalho com os seus seguidores, sendo um influenciador digital ou dentre as várias oportunidades ser um gerador de conteúdo digital.

Esse aplicativo tem um diferencial com compartilhamento de fotos e vídeos de forma focada e registra mais de 70 milhões de uploads de fotos por dia e, segundo a Forrester 2015 5 , entre as 50 maiores marcas do mundo, o Instagram permanece o líder absoluto na taxa de interação por seguidor ficando na frente até do Facebook.

O Instagram se destaca como o aplicativo que tem seu enfoque principalmente em imagens, onde uma imagem vale mais que mil palavras. Sendo um mecanismo de marketing de maior valor no ramo digital, pois gera seguidores e likes que aumentam a divulgação para o postagem.

Isso só reafirma que o Instagram é um dos aplicativos mais importantes quando o assunto é informação ou divulgação seja qual for o assunto ou mensagem a se passar.

Vamos agora para as 06 dicas sobre: O instagram do enfermeiro(a):

  1. Crie uma conta comercial: Primeiramente, baixe o app e se cadastre e ir em configurações e selecionar perfil de negócios para dar início 6 .

    Com isso, muitos seguidores podem entrar em contato diretamente e com os recursos de análise e outros gratuitos, chamados Insights, que geram dados estatísticos sobre as impressões e alcance das postagens.
     
  2. Interaja com o público:é preciso criar um vínculo com os usuários do Instagram. Nada mais desagradável que fazer uma pergunta e não ser respondido, portanto, converse com os seguidores 2 .

    Para isso, é fundamental ser atencioso nos comentários e mensagens diretas, com o objetivo de atender rápido e de maneira mais a cada dúvida. É ir além de responder aos questionamentos, é buscar formas de envolver os seguidores a fim de saber qual o tipo de perfil deles; criando enquetes através das postagens.
     
  3. Utilize hashtags: No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags por postagem. Sabe o que isso significa? Você tem 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. Então, é essencial você utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio 7 .

    Use palavras-chave mais pesquisadas pelos internautas, para que mais pessoas possam descobrir sua página, podendo usar o google trends, podendo até criar hashtags novas para a página.
     
  4. Biografia profissional: Você precisa saber o que colocar na Biografia do Instagram para chamar a atenção de novos seguidores e potenciais clientes. O link na Bio é um dos únicos lugares onde você pode inserir uma URL clicável, que levará o seu público a um endereço externo 1 .

    Essa sessão da bio é o primeira que os seguidores fixam a atenção, ela deve conter links de acesso ao whatsapp ou ao facebook para facilitar o diálogo, sendo um espaço para criação de um resumo do que o internauta irá encontrar na página.
     
  5. Conteúdo expressivo: Mostre que não é só uma imagem, mas que tem algo de interessante a dizer que pode influenciar positivamente o cotidiano delas. Não jogue palavras fora, semeie cada uma delas. Seja qual for o assunto procure ser objetivo e claro nos seus comentários 3 .

    Um conteúdo relevante deve conter informações reais e sem plágio da informação a ser passada. Use uma linguagem oral e escrita acessível ao leitor.
     
  6. Estratégia de postagem: As redes sociais têm momentos de pico no decorrer do dia. Assim como a hora do rush do trânsito. Então se você quer que muitas pessoas vejam suas postagens, escolha esses momentos para fazê-las 4 .

    Utilize uma estratégia de postagem em relação aos horários, dê preferência pela manhã entre 7h e 10h, pois é o horário que os seguidores mais usam antes de sair de casa ou ir ao trabalho. E entre as 19h e meia-noite que é quando os usuários mais visualizam na volta para casa ou quando querem relaxar, geraldo muitas curtidas.


As pessoas acessam o Instagram para obter inspiração e descobrir coisas que interessam a elas, e isso inclui conteúdo de marcas e de empresas. 60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no Instagram. Mais de 200 de Instagrammers acessaram um perfil comercial por dia.

Houve um aumento de 80% no tempo gasto em vídeos no Instagram, 1/3 das histórias mais visualizadas são de empresas 4 . Portanto, aposte sem medo no instagram, e siga as nossas dicas para desenvolver um perfil para o profissional de Enfermagem dentro do seu foco que é a saúde.

O enfermeiro pode divulgar seu trabalho no dia-a-dia na sua clínica particular ou no ambiente hospitalar. Através de vídeos e Stories com conteúdo científico relevante para a comunidade e que transmita informações sobre as várias especialidades/práticas que abrangem a enfermagem, sendo mais convidativo para a curiosidade dos possíveis seguidores da página; gerando mais empoderamento da Enfermagem no universo digital.

Matérias Relacionadas:


Referências

1. DICAS DE INSTAGRAM: 10 dicas para sair do zero e ganhar centenas de seguidores. Efeito Viral, Brasil, 5 mar. 2019. Disponível em: https://efeitoviral.com.br/dicas-de-instagram/. Acesso em: 13 jul. 2020.

2. FERNANDES, Rodrigo. 10 dicas para usar o Instagram de forma profissional: Mudanças no perfil podem conquistar novos seguidores para sua empresa. Tech Tudo, Brasil, 16 mar. 2018. Disponível em:
<https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/03/10-dicas-para-usar-o-instagram-de-forma-profissional.ghtml>. Acesso em: 13 jul. 2020.

3. GUIMARÃES, Erika. Instagram: 12 dicas para se destacar.  Rock Content, Brasil, 3 abr. 2020. Disponível em: &lt;https://rockcontent.com/blog/instagram- dicas-para-se-destacar/&gt;. Acesso em: 13 jul. 2020.

4. INSTAGRAM (BR). Destaque-Se com o instagram: Novo no Instagram? Veja como configurar um perfil comercial gratuito, criar conteúdo e usar o Instagram para expandir seus negócios. Instagram, Brasil, 13 jul. 2020. Disponível em: <https://business.instagram.com/getting-started?locale=pt_BR>. Acesso em: 14
jul. 2020.

5. PATEL, Neil. 6 táticas que vão melhorar o engajamento do seu público no Instagram: saiba tudo sobre instagram. Tech Tudo, Brasil, 13 jul. 2016. Disponível em:<https://canaltech.com.br/gestao/6-taticas-que-vao-melhorar-o-engajamento-do-seu-publico-no-instagram/>. Acesso em: 11 jul. 2020.

6. PATEL, Neil. Marketing No Instagram: 14 Dicas Poderosas Para Usar Em 2020. Neil Patel, Brasil, 10 dez. 2019. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/marketing-para-instagram/>. Acesso em: 13 jul. 2020.

7. SEBRAE (BR). Instagram para empresas: 10 dicas para promover seu negócio: Confira dicas essenciais para divulgar sua empresa no Instagram e conquiste seu público-alvo. SEBRAE, Brasil, 6 jan. 2020. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/al/artigos/10-dicas-para-
promover-o-seu-negocio-no- instagram,e11da535c0597510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em:
13 jul. 2020.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.