Todas as Áreas

Carreiras

O promissor mercado da gerontologia | Colunista

O promissor mercado da gerontologia | Colunista

E aí, galerinha da saúde? Vamos falar sobre o grande mercado promissor da área da gerontologia. 

A gerontologia é um campo científico e profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo como o seu maior objetivo a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos, desde a prevenção até intervenção, para gerar melhor qualidade de vida possível aos idosos.

Os profissionais aptos para trabalhar com essa especialização são médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionista, terapeuta ocupacional e o próprio gerontólogo. O especialista em gerontologia pode atuar:

  • Na prevenção:  prevenindo doenças mais comuns nos idosos.
     
  • Na reabilitação: propõe auxílio quando ocorreram perdas que são resgatáveis e quando são irreversíveis orienta na criação de adaptação de acordo com a vida desse idoso.
     
  • Nos cuidados paliativos: propõe intervenções quando ocorrem doenças progressivas e irreversíveis, abrangendo aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais. Visando o maior bem-estar possível e a dignidade do idoso até a sua morte

Vocês sabiam que a geriatria e a gerontologia são coisas diferentes, mas que se completam?

  • A Geriatria atua especificamente sobre os aspectos físicos, na promoção e cuidado de saúde ao indivíduo idoso.

  • A Gerontologia foca na promoção de bem-estar olhando tanto para as condições sociais, psicológicas, fisiológicas e até mesmo espirituais que permitem maior qualidade de vida às pessoas idosas.

Ninguém contesta que a população Brasileira já deixou de ser jovem. Ninguém contesta que a população Brasileira já deixou de ser jovem. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ‘’até o ano de 2050 o número de brasileiros acima dos 60 anos vai mais que dobrar, passando de 24 milhões para 64 milhões de idosos’’. Desta forma, a Gerontologia está cada vez mais presente na atualidade, com crescentes estudos e demanda maior diante do mercado de trabalho.

O mercado de trabalho para o profissional na área de Gerontologia, ainda é incipiente, mas bastante promissor. O profissional pode trabalhar tanto no setor público quanto no setor privado, gerenciando ou integrando equipes de saúde em diversos setores, como empresas, instituições, hospitais, ONG´S. A especialização/ profissão é nova, mas necessária para a atualidade.

O profissional de gerontologia também pode atuar com grupos específicos de pessoas idosas, como moradores de ruas, imigrantes, pessoas com deficiência ou idosos que foram abandonados. Ele serve como elo entre os idosos e os profissionais que sejam necessários ao seu bem-estar. Além disso, o profissional da gerontologia pode ter seu espaço no mercado de trabalho como empreendedor, abrindo o próprio centro de cuidados de idosos.

No Brasil não é muito falado ou visto centros especializados só em cuidados com os idosos, então já entra como uma ideia inovadora com tendência de crescimento. Além de centros especializados só em idosos, o profissional pode montar uma equipe só com especialistas da área da gerontologia e fazer atendimentos home care. Sem dúvidas o mercado da gerontologia é amplo e está de braços abertos para profissionais com ideia de se jogar nesse novo campo trabalho que só cresce.

Ademais, para profissionais recém-formados é uma ótima oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Podendo fazer uma especialização e ou uma residência na área da gerontologia, pois o mercado está em busca de profissionais e a tendência é o crescimento. Lembrando que a população brasileira está envelhecendo com rapidez e consequentemente á uma   busca por profissionais atualizados com o pensamento   de mais qualidade de   vida possível, ou seja, envelhecer bem!

Matérias relacionadas:

Referências 

Sociedade Brasileira de geriatria e gerontologia (SBGG). Disponível em https://sbgg.org.br/espaco-cuidador/o-que-e-geriatria-e-gerontologia / Acesso em 08 de janeiro de 2021.

Revista Você S/A. Disponível em https://vocesa.abril.com.br/carreira/com-o-envelhecimento-da-populacao-esta-profissao-se-torna-promissora/ Acesso em 07 de janeiro de 2021.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.