Todas as Áreas

Carreiras

O que é preciso considerar ao escolher o melhor programa de residência para você? | Colunista

O que é preciso considerar ao escolher o melhor programa de residência para você? | Colunista

O que é preciso considerar ao escolher o melhor programa de residência para você_.jpg (83 KB)

A escolha da residência é o momento crucial da sua carreira. Afinal, será a partir dessa decisão que você iniciará sua carreira na especialidade e passará 60h semanais atuando nas unidades previstas pelo programa de residência escolhido. 

Podemos dizer que essa decisão não é fácil, são muitas dúvidas relacionadas a este assunto. Pensando nisso, esse artigo vai abordar pontos principais que você deve atentar ao escolher a sua futura especialidade e o melhor programa de residência para você. Vamos lá? 

A escolha da especialidade

Primeiro ponto é escolher a área de atuação. O que você tem mais interesse entre as áreas disponíveis para a sua profissão?  Qual é a área que você sempre sonhou em trabalhar? 

É preciso considerar também o seu ponto de partida para a escolha da especialidade, você está iniciando a sua carreira? Ou é uma forma de iniciar um novo rumo na profissão? 

A escolha da área também pode ser (e deve ser) condizente com sua trajetória acadêmica, com as áreas que você gosta de estudar. Assim, você terá facilidade em se capacitar e se atualizar ao longo dos anos em sua área escolhida.

A escolha da instituição

Bom, nesse ponto você já sabe qual especialidade quer atuar e vem a dúvida, onde realizar a residência?

Grande parte das especialidades possuem alguma instituição de referência espalhada pelo país. A realização da residência em uma instituição de referência pode agregar muito valor ao currículo do profissional, além de uma oportunidade de conhecimento única juntamente com os profissionais de maior renome na área em questão.

A escolha da instituição também pode ser fundamentada na região a qual você quer atuar ou na proximidade com a sua cidade, se você não tiver interesse ou condições de sair de casa para morar longe, por exemplo.

Localização

A localização é um fator importante na escolha do programa de residência, pois em algumas situações será necessário mudar de cidade (e até de região) para poder fazer parte do programa. 

Neste cenário é necessário verificar os gastos com moradia, gastos com transporte de locomoção até a unidade que irá atuar como residente, o custo de vida da cidade escolhida e a distância dos familiares.

É preciso considerar se o valor da bolsa disponibilizado pelo programa será suficiente para as despesas que você terá durante os próximos anos. E caso não seja, se você terá condições de arcar com elas.

Além disso, é importante que você atente à distância dos familiares, se você está pronto para viver sozinho e que devido à distância e valor de passagens, pode ser que as visitas aos familiares só sejam realizadas em períodos de férias, por exemplo. 

Busque por outras experiências

    Converse com outras pessoas que já passaram pela experiência. Busque informações com quem já fez a residência que você tem interesse, saiba como foi a experiência dela. Procure também por pessoas que saíram da cidade para buscar novas oportunidades em outros lugares.

Essa troca de experiência é muito válida e pode contribuir para a sua decisão ser mais assertiva possível.

Sua escolha, sua decisão…

Apresentamos aqui alguns pontos que devem ser considerados ao tomar a sua decisão de escolha da residência. Lembre-se que a escolha de residência é um momento único e contribuirá muito para seu futuro profissional. E com toda certeza, será uma ótima experiência! 

Após escolher a residência ideal para você, é necessário se preparar para o processo seletivo. E a Sanar está aqui para te ajudar. Vamos nessa?! Boa sorte!

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS:

RODRIGUES, LHG; DUQUE, TB; SILVA, RM. Fatores Associados à Escolha da Especialidade de Medicina de Família e Comunidade. Revista Brasileira De Educação Médica. v.44,n.3:e078. 2020.   

SANAR. 6 perguntas para fazer a si mesmo antes de escolher a residência em Saúde. Blog Sanar. 2020. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/perguntas-para-fazer-a-si-mesmo-antes-de-escolher-a-residencia-em-saude. Último acesso em: Dez-2020.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.