Logo Sanar

Carreiras

O segredo para passar na sonhada residência | Colunista

O segredo para passar na sonhada residência.jpg (66 KB)

Oi amigos!

Sou Stéffano Almeida, Enfermeiro residente em neonatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e hoje, venho dar dicas de “ouro” a vocês.

Isso mesmo! Aqui vão dicas maravilhosas para você conseguir a vaga na tão desejada residência. Quando estamos na graduação, ficamos super ansiosos para pegar o diploma, mas... e depois? tentar ou não tentar a especialização dos sonhos? como faço para conquistar minha vaguinha no programa que mais amo? Calma! Não se desesperem, o super residente vai ajudar vocês!

Passar na prova de residência não é algo fácil, contudo, não é impossível. Agora vocês me perguntam, o que preciso fazer para chegar na hora prova e “quebrar” a banca? Ah, vamos desvendar esse segredo, de forma fácil, didática e bem objetiva.

Dica número 1#: Defina sua especialidade.

Saber qual área seguir é importante, porque assim, conseguirá buscar programas de residência específicos e que atenderá suas necessidades.

Dica número 2#: Defina qual instituição deseja ingressar.

Esse passo, lhe dará subsídios para estudar as especificidades da banca. Como cobram os conteúdos na prova, quais os assuntos mais recorrentes, se têm ou não questões específicas da área requerida, quais requisitos cobrados no currículo e acima de tudo, como costumam avaliar os candidatos.

Dica número 3#: Prepare-se para Prova.

Para isso a SANAR conta com professores capacitados, aulas e livros atualizados, com uma didática super atual, que te impulsionará a consolidar seus conhecimentos e “fechar” com a banca avaliadora.

Dica número 4#: Organize os conteúdos, os dias e a horas de estudos.

Ter um cronograma, uma rotina de preparação para prova, se faz importe, para que possamos nos preparar de maneira eficaz. Assim, os assuntos estudados ficam sempre fresquinhos e não esquecemos de nada.

Dica número 5#: Relaxe. Precisamos tirar um dia para cuidado da gente.

Dar uma volta no parque, sair com os amigos, fazer algo que te traga prazer. Isso faz com que você evite desgastes mentais e físicos, deixando-o mais concentrado e menos ansioso. Porque sabemos o quão longo e exigente é todo o processo de aprovação.

Dica número 6#: Responda Simulados.

Ah, essa dica é muito bacana! buscar provas anteriores e tentar respondê-las, assim, conseguimos ter parâmetros para avaliar nosso processo de aprendizagem. Com isso, saberemos onde precisaremos focar mais, quais conteúdos precisam de mais atenção, para chegar no momento da prova e gabaritar.

Dica de número 7#: Prepare o currículo.

É sabido que algumas instituições, solicitam dos cândidos um ótimo currículo, que deve ser construído ainda na graduação. Por isso, aproveitem as oportunidades que sua faculdade oferece. Façam uso dos programas de monitoria, das ligas, dos seminários, congressos, iniciação científica, estágios extracurriculares, produzam resumos e busquem apresentá-los também, seja em congressos dentro ou fora da sua faculdade.

Dica número 8#: Prepare o bolso.

As provas de residência em grande maioria, cobram uma taxa de inscrição, que muitas vezes é bem ‘salgada”. Outras vezes, as instituições de ensino são um pouco longe de nossa casa, município ou até mesmo estado. Então, é necessário organização financeira para custear esses possíveis gastos.

Dica número 9#: Revise os conteúdos aprendidos.

Costumo datar os dias de revisão, baseado no tempo que os assuntos foram estudados. Como assim? definir dias para reler tudo o que estudou? Sim.

Costumo revisar a cada dois dias, sete dias, quatorze dias, vinte e um dias e por aí vai. Assim, ajudamos a memória de longo prazo absorver o conteúdo e não nos deixar na mão na hora da prova.

Dica de Número10#: Acredite em você.

Confiar em nós mesmo é muito importante quando falamos em concorrer uma vaguinha na residência. Isso nos deixa mais esperançosos e motivados a batalhar por um “lugar ao sol”. Se motive, busque histórias de superação, se espelhe em pessoas bem sucedidas e que conseguiram ser residentes, porque a próxima história pode ser a sua.

É isso amigos!

Aproveitem todas essas dicas, se munam de conhecimento, confiança e sucesso na prova! A SANAR e EU estaremos aqui, torcendo por você.

Matérias relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.