Todas as Áreas

Carreiras

Residência: como começar a estudar | Colunista

Residência: como começar a estudar | Colunista

Muitos estudantes ainda não sabem qual será o próximo passo após o término da graduação, pois sempre bate aquele frio na barriga por medo do mercado de trabalho. A falta de experiência na assistência e poder pôr em prática a teoria podem ser superadas fazendo residência, botar em prática o que aprendeu e aprender mais, é fazendo uma residência

A residência é uma modalidade de especialização (pós-graduação) que tem um conjunto de ações envolvendo assistência, pesquisa, extensão ao ensino da enfermagem com duração de 2 anos.  

Se interessou pela a residência, mas não sabe por onde começar? 

Mesmo que você ainda seja estudante, sempre bom se preparar para a seleção.

Vamos lá às dicas: 😉  

1. Veja qual a área que você mais se identifica (vou listar algumas):

  • Enfermagem Cardiologia e Hemodinâmica

  • Enfermagem Obstétrica

  • Cuidados Intensivos (Unidade de Tratamento Intensivo – UTI)

  • Enfermagem Clínico – Cirúrgico

  • Enfermagem Pediátrica

  • Ambulatório

Lembrando que a residência pode ser multiprofissional (onde vai ser uma equipe composta com profissionais de outras áreas da saúde) ou uniprofissional (que será apenas uma única profissão, que no caso é a enfermagem)     

Depois de escolher a sua área, vamos botar a mão na massa

2. Escolha a instituição onde você quer fazer a residência 

A escolha é muito importante, pois cada instituição tem o seu próprio edital, e ele vai ser o seu guia para melhor desenvolvimento do estudo.

Os editais para as provas de residência geralmente começam a ser divulgados no segundo semestre do ano, mas é importante estudar editais passados, onde vai te apresentar uma direção na hora dos estudos, mas também melhorar o seu currículo pois no processo seletivo tem análise curricular!

Importante: Marque no edital quais são os títulos (atividades curriculares) que você ainda não fez, e deixe como meta para alcançar, isso vai fazer um diferencial na análise curricular!

3. Realize um planejamento semanal

O planejamento vai ser um divisor de água na sua rotina de estudo, pois você vai visualizar todos o seu objetivo com o seu tempo! 

Para você que ainda é estudante, você vai precisar colocar no seu planejamento a hora que você estuda para a faculdade, mas algo que pode ser positivo e agregador, pois você pode utilizar de questões de provas anteriores da residência, para reforçar a matéria desejada

Nesse planejamento você precisa colocar desde a hora que você acorda até a hora que vai dormir, para que você veja os horários que você pode estudar (encaixando as matérias em cada dia), sempre respeitando o seu limite e tirando um dia para você, pois a saúde mental conta demais no melhor desenvolvimento do estudo!

4. Analise o seu melhor método de estudo:

Todas as pessoas tem suas preferências na hora de estudar, então tem pessoas que aprendem mais:

  • Fazendo resumos do conteúdo, 

  • Lendo, 

  • Ouvindo, 

  • Fazendo mapa mental, 

  • Resolvendo questões, ou 

  • Fazendo um combo dessas ações. 

É muito importante você estudar sempre com ações do seu melhor método de aprendizado!

5. Faça um bom aproveitamento do seu tempo

Tem ações que consomem o nosso tempo sem que a gente perceba e acaba prejudicando a sua caminhada até a aprovação. 

  • Reduza o tempo nas redes sociais – é importante tirar um tempo para se distrair e limpar a mente, mas importante limitar o tempo, para que você não se perca e passe horas no celular!

  • “É só hoje” – muitas vezes a nossa mente nos autossabota com essa frase, fazendo perder o foco e diminuindo o nosso tempo de estudo.

  • Não pense duas vezes ao deixar o seu celular no não perturbe, para aquela notificação não tire o seu foco do seu estudo, principalmente no início dessa rotina.

Matérias relacionadas:

Referencias: 
BRASIL, Ministério da Saúde. Guia de orientações para o enfermeiro residente: Curso de Pós-Graduação (Especialização), sob a Forma de Treinamento em Serviço (Residência) para Enfermeiros (Residência em Enfermagem). Editora MS. Brasília, 2005.

SOARES, Filipe. Residência em Enfermagem: Entenda como Funciona e Onde Fazer. Biblioteca Virtual. 2019. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/residencia-em-enfermagem-entenda-como-funciona-e-onde-fazer/. Acesso em: 11/11/2020 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.