Todas as Áreas

Carreiras

Resolução de questões, qual a sua importância? | Colunista

Resolução de questões, qual a sua importância? | Colunista

Resolução de questões, qual a sua importância_.jpg (57 KB)

Olá pessoal!! Tudo bem com vocês??

Me conta, como andam os estudos? Mesmo com a pandemia, quarentena estão conseguindo manter uma rotina?

Espero que sim, afinal as provas de residência estão se aproximando e como não sabemos o que irá acontecer, vamos fazer a nossa parte, que é ESTUDAR.

O tema do nosso bate papo de hoje é importante tanto para quem está se preparando para as provas de residência quanto para quem está se dedicado a estudar para os concursos.

Sabemos que o percurso até a aprovação é longo e requer além de dedicação, planejamento. Também deve-se incluir um cronograma de estudos baseado no edital que irá te ajudará a não se perder no meio do caminho. Este cronograma deve conter todas as atividades como: ler PDFs, assistir vídeo aula, revisões e por último e não menos importante resolução de questões.

-RESOLUÇÃO DE QUESTÕES??

-SIMM!!! ISSO MESMO!!

Tirar um tempo para responder questões principalmente da banca organizadora é tão importante quanto os demais métodos utilizados. Lá no finalzinho deste texto trago um trecho de um estudo que fala sobre métodos de aprendizagem e a relevância das resolução de questões.

Aqui está uma lista com os pontos positivos

1- Ótimo para memorizar e apreender o conteúdo;
2- Proporciona mais intimidade com a banca;
3- Testa seus conhecimentos e em contrapartida expõe suas dificuldades;
4- Possibilita analisar sobre seu rendimento;
5- Desenvolve familiaridade sobre a recorrência dos conteúdos e os que tem a possibilidade de serem cobrados novamente ;

ALGUMAS PERGUNTAS QUE SEMPRE SURGEM

Até quantos anos devo buscar questões?

Sugiro dos últimos três anos, mas se atente sempre em caso de alterações que podem ter ocorrido neste período principalmente se tratando de leis.

Só encontrei questões antigas. E agora?

Pode responder para ter noção do perfil da banca, mas não esqueça de se atentar para as alterações que podem ter ocorrido neste período, (aí pode ser feita uma adaptação da questão.)

Se a banca não disponibiliza provas anteriores, o que devo fazer?

Caso não encontre nenhuma prova da sua banca, responda questões de outras bancas, vocês não terá a intimidade com sua banca, mas testará seus conhecimentos sobre o assunto.

Onde devo buscar as questões?

Existem inúmeras maneiras e possibilidades, desde o site das próprias bancas, outros sites pagos. Mas não precisa procurar muito longe a Sanar têm inúmeros livros de questões voltados para as diversas áreas da saúde e melhor ainda agora tem um aplicativo com mais de 50 mil questões na área da saúde gabaritadas e comentadas. É só baixar o aplicativo, escolher sua profissão e aproveitar tudo que ele oferece.

Algumas DICAS para te ajudar ainda mais na hora da resolução das questões:

1- NÃO só respondas, mas também COMENTE as questões, isto faz com que compreenda melhor o conteúdo;

2- ANOTE todas as questões que ERROU, para depois voltar e revisar o conteúdo que está com dificuldade e depois respondê-las novamente.

3- Faça uma planilha para contabilizar erros e acertos do dia, com isto perceberá sua evolução ou dificuldade;

4- Procure resolver um tema de cada vez, o ideal que sejam temas já abordados nos seus estudos, assim terá uma melhor compreensão;

5- A quantidade de questões por dia deve ser estabelecida de acordo tempo disponível, não se sobrecarregue, uma mente cansada não aprende nada e assim só irá perder tempo e se iludir achando que está absorvendo o conteúdo.

Um estudo publicado na revista Psychological Science in the Public Interest avaliou detalhadamente 10 técnicas frequentes de aprendizagem e relativamente fáceis com o intuito de identificar e classificar os métodos com maior eficiência.

Dentre todos os métodos avaliados dois tiveram destaque como sendo de maior relevância, foram o teste prático e a prática distributiva.

Vamos dar destaque ao teste prático, que ficou evidenciado na pesquisa como um método duas vezes mais eficiente. Claro que cada pessoa desenvolve o melhor método e nem sempre o que é bom para um pode não ser eficiente para o outro.

Não estou falando para mudar seus métodos e sim para NÃO negligenciar as questões.

Vou deixar aqui o link do artigo para que vocês possam ler e conhecer as 10 técnicas avaliadas no estudo.

https://pcl.sitehost.iu.edu/rgoldsto/courses/cogscilearning/dunloskiimprovingstudentlearning.pdf

Quero saber a opinião de vocês em relação ao estudo e claro sobre o nosso tema. Aproveita e conta qual a sua técnica de estudos.

UM BEIJO!! E NOS VEMOS NAS PRÓXIMAS PUBLICAÇÕES.

Matérias relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.