Todas as Áreas

Carreiras

Como passei em primeiro lugar na residência | Colunista

Como passei em primeiro lugar na residência | Colunista

Há 8 anos atrás estava no meu primeiro emprego como farmacêutica em uma pequena drogaria. Não estava satisfeita e então procurei uma outra alternativa. Foi então que uma prima que estudava em uma universidade federal me falou sobre a residência. Ora, mas residência não é só para médicos? Foi o que pensei, pois naquela época poucas pessoas sabiam que existia essa opção.

Me formei em uma faculdade particular e veio então o dilema: vou concorrer com várias pessoas da universidade federal, estou em desvantagem, dificilmente conseguirei ser aprovada. Além disso eram apenas duas vagas, por um lado pensei: preciso de apenas uma!

Me organizei para estudar todos os dias e segui á risca o edital, fazendo um cronograma de todos os assuntos que tinha que estudar até à prova. Estudei por materiais da internet e um livro que tinha em casa, e respondi várias questões de provas anteriores ou parecidas.

Após realizar a prova já senti uma boa sensação, pois havia caído exatamente o que estudei e para minha surpresa fui aprovada em primeiro lugar. Aprendi que não importava se a faculdade era pública ou particular, mas dependeria do quanto eu me dedicaria para passar.

Foi muito importante porque ao término da residência consegui grande experiência em farmácia hospitalar sendo posteriormente chamada para trabalhar em um hospital em que eu era a única farmacêutica. Foi um grande desafio, mas graças à experiência adquirida na residência consegui ser reconhecida também
neste local de trabalho.

Lições que aprendi e que pode servir pra você também:

Acredite em você, não se compare a ninguém, não ache que sempre haverá alguém melhor nem se diminua. Se não acreditar nunca tentará, e se não tentar nunca irá conseguir. O sol nasce para todos e cada um tem o que foi determinado para si, porém é preciso ir à luta.

Faça sua parte: estude muito, faça um cronograma para não deixar nenhum assunto de fora até a data da prova e responda bastante questões.

Tente sempre tirar boas lições de situações consideradas ruins: quando algo não está como esperamos temos duas opções: reclamar sem fazer nada e permanecer na mesma ou fazer o melhor que podemos com nossas condições atuais buscando algo melhor. Se eu não estivesse insatisfeita certamente não teria feito a prova da residência, nem me dedicado tanto aos estudos.

Eu não sou melhor que você. Se esse é o seu objetivo, acredite e vá á luta!

Matérias relaciondas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.