Todas as Áreas

Carreiras

Cinco meios de deixar o seu marketing mais assertivo | Colunista

Cinco meios de deixar o seu marketing mais assertivo | Colunista

De acordo com os registros do CFO (Conselho federal de odontologia) hoje existem 343.800 dentistas ativos em todo o Brasil, número que dobrou desde do início do século XXI. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e com tantos profissionais formados por ano, se torna cada vez mais árduo o destaque na área desejada. Hoje é preciso um preparo muito mais do que a faculdade pode oferecer, ter uma boa experiência clínica talvez não seja mais suficiente, hoje para ser um profissional de sucesso é preciso ir além e ter uma visão inovadora.

Ter boas relações sociais é de fundamental importância. Hoje, o modo como o profissional se comporta nas redes sociais pode resultar em uma imensa captação de clientes ou no fim de um negócio. O marketing de dez anos atrás não é o mesmo de hoje, e para um bom engajamento é preciso se aperfeiçoar a essa mudança. Diversos segmentos de mercado estão notando que a prática do marketing tradicional vem perdendo efeito. Panfletos, divulgação local e cartões de visitas ainda são utilizados, porém, não são mais os maiores responsáveis por captar pacientes.

E é aí que entra as grandes mídias sociais (Instagram, facebook. WhatsApp, twitter) hoje são muito mais além que uma ferramenta de uso pessoal, e sim é o ambiente onde   empresas tem ganhado destaque. Atualmente, existem diversas vantagens que estimulam as empresas a estarem presentes nas mídias sociais. A primeira delas e principal, é o número altíssimo de usuários presentes nas mídias. Somente no Facebook, por exemplo, existem aproximadamente 1,6 bilhão de usuários, e a possibilidade de você encontrar os seus clientes é bem alta. Além disso, é um canal que permite uma grande promoção, e pode ser utilizado para promover a marca, os produtos, conteúdos e divulgar o propósito e a missão da empresa.

Acredito que existe caminhos, que sabendo aplicar pode construir uma boa autoridade no marketing das mídias, são elas:

  1. Faça um planejamento 

    Fazer um planejamento de marketing é muito importante. Para sua elaboração, leve em consideração os dados que você tem à disposição (como número de pacientes, clientes recorrentes, estatísticas de redes sociais) A partir daí, trace seus objetivos para curto e longo prazo, podem ser aumentar o número de consultas ou de um procedimento específico, o volume de pacientes recorrentes, o faturamento e o que será feito para alcançá-los.
     

  2. Monitore suas ações 

    É importante saber qual tipo de conteúdo e abordagem você irá alimentar suas redes sociais, monitorar suas ações constantemente para saber o que estar surtindo resultado, por exemplo: se você tem feito postagens e não estar surtindo um resultado, experimente modificar o teor das postagens ,publicar sobre o dia dia, colocar enquetes para o público participar, postar vídeos , casos clínicos e informações, é essencial buscar esse feedback do público para focar nos principais pontos para atingir um engajamento cada vez maior. Faça também um relatório para sempre ter um acompanhamento real.
     

  3. Respeite o código de ética odontológica

    Estamos em uma era onde todos têm acesso fácil a informação e em uma era onde tudo pode virar processo, a área odontológica é uma das áreas que mais tem casos em aberto. Para evitar esse transtorno é importante seguir sim o código de ética, tanto para trazer uma seriedade para sua empresa como para evitar transtornos futuros, temos que ver que é uma área de grande concorrência, então é importante evitar qualquer tipo de erro. Seguir as instruções desse documento significa respeitar pacientes e colegas de profissão. Veja quais condutas são vedadas ao cirurgião-dentista:

  • Anunciar preços, serviços gratuitos e modalidades de pagamento.

  • Divulgar títulos, qualificações, especialidades que não possua ou que não sejam reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia.

  • Anunciar técnicas e terapias de tratamento sem comprovação científica.

  • Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como inadequadas ou ultrapassadas.

  • Dar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento em veículos de comunicação.

  • Divulgar nome, endereço ou outro elemento que identifique o paciente, a não ser com o consentimento dele.

  • Aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços por informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral, com o intuito de atrair clientela.

    4. Criar vinculo – nutrir relação com paciente 

    O paciente deve ser sempre a prioridade número um do profissional, afinal, é ele quem mantém o negócio vivo. Crie metas, promoções, programas de fidelização. Uma das diversas maneiras de realizar um marketing odontológico efetivo com um custo baixíssimo é oferecer um atendimento excepcional ao paciente. De nada adianta ter uma estratégia de marketing odontológico bem feita nas redes sociais se tem um atendimento ruim. Crie laços pessoalmente e nas redes sociais, conte uma história de vida, as pessoas vão se identificar e sentir mais acolhidas. Criar esse laço é importante pois mostra que você não é apenas uma figura profissional, mas também são é real, com experiências parecidas.

    5. Mostre os benefícios dos tratamentos

    Crie conteúdo com linguagem acessível, sem uso de termos técnicos. A ideia aqui é dizer ao paciente quais benefícios ele terá ao fazer um tratamento, seja um clareamento dental ou um aparelho ortodôntico. Uma boa dica é produzir vídeos e publicá-los nas mídias. Faça o uso de uma boa luz e uma boa câmera, a qualidade das suas postagens traz seriedade como profissional. Fale também sobre as vantagens de fazer o tratamento no seu consultório, como uso de materiais, flexibilidade de horários, tecnologia e acompanhamento pós-tratamento.

Com tudo isso podemos concluir que o investimento no ramo de marketing é certo, trazendo bons frutos para seu negócio. Acompanhar essa nova era de marketing digital é preciso, ou pode acabar ficando para traz e claro, perdendo muitas oportunidades. Um bom conhecimento não é mais suficiente para ter muitos pacientes, é preciso ser um bom cirurgião dentista e ser também um bom empreendedor.

Matérias relacionadas:

Referências 

https://website.cfo.org.br /

MARKET, A. COMPETITIVE. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. 2008.

https://empreendadentista.com.br/2017/06/21/dicas-marketing-odontologico-adequado/ 

blog.suryadental.com.br/marketing-odontologico/

https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-entidades-e-profissionais-ativos/

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.