Todas as Áreas

Carreiras

Importância das atividades de pesquisa e extensão na formação do cirurgião dentista

Importância das atividades de pesquisa e extensão na formação do cirurgião dentista

A responsabilidade do Cirurgião Dentista vai muito além do diagnóstico, tratamento e prevenção dos agravos de saúde bucal. Estudos prévios têm demonstrado que o tratamento odontológico impacta, tanto na qualidade de vida dos indivíduos como pode causar danos sociais e psicológicos (1,2) .

Também tem papel fundamental no auxílio do diagnóstico de doenças, através do correto diagnóstico de manifestações clínicas orais, como exemplo, podemos pensar nas manifestações clínicas da sífilis e HIV, doenças que acometem a cavidade bucal. Além disso, um correto tratamento odontológico pode impactar em doenças crônicas, como é o caso da diabetes e doenças cardiovascular (3) .

Você deve estar se perguntando, “ O que isso tem a ver com pesquisa e extensão? ”. Amigo (a), lhe digo com a maior tranquilidade e certeza que tem tudo a ver. Buscar um grupo de pesquisa pode representar um importante instrumento de aprimoramento de uma série de habilidades que vão ser necessárias futuramente, tanto cientificamente, através de leitura cientifica, bioestatística entre outras abordagens que vão enriquecer teu conhecimento teórico e técnico sobre odontologia (4) .

Devo lembrar que como ciência, a odontologia deve ser baseada em evidências cientificas confiáveis, e estar em um grupo de pesquisa pode agregar nesse sentido, lhe ensinando como filtrar informações sem validade cientifica.

E a extensão? Se há uma parte importante na formação de um Cirurgião Dentista é a interação de seus conhecimentos com a comunidade. As atividades de extensão são capazes de promover essa interação, possuem como objetivo o acesso da comunidade com um conjunto de saberes “científicos, culturais, técnicos…” conferindo uma relação sociedade e universidade (5) .

Além disso a extensão pode proporcionar atividades multiprofissionais, como a interação com a equipe de Atenção Básica nos casos da atividade ser em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou com a equipe de uma Unidade de Terapia Intensiva, no caso de uma atividade extensionista na área de Odontologia Hospitalar… Ressalto que trabalhar de forma multiprofissional é uma tendência mundial na área da saúde, capaz de agregar os conhecimentos das várias áreas de atenção à saúde desenvolvendo um atendimento integralizado e humanizado.

Amigo (a), espero ter conseguido esclarecer um pouco sobre como as atividades de pesquisa e extensão podem ajudar na sua formação, lembrando que a complexidade da Odontologia vai muito além da cavidade oral e que devemos estar sempre buscando conhecimento e nos aprimorando para que possamos encarar a responsabilidade e a complexidade da profissão.

Lembre-se dúvidas são normais e devem ser tiradas sempre. Aconselho também conversar com o professor responsável pela pesquisa e/ou projeto de extensão, para saber o que vem sendo desenvolvido e se condiz com o que você espera.

Fico a disposição para conversar um pouco mais sobre pesquisa e extensão.

Matérias Relacionadas:

Referências:

1. Rouxel P, Heilmann A, Demakakos P, Aida J, Tsakos G, Watt RG. Oral health-related quality of life and loneliness among older adults. Eur J Ageing. 2017;14(2):101–9.

2. Azevedo MS, Correa MB, Azevedo JS, Demarco FF. Dental prosthesis use and/or need impacting the oral health-related quality of life in Brazilian adults and elders: Results from a National Survey. Journal of Dentistry. 2015;43(12):1436–41.

3. Liccardo D, Cannavo A, Spagnuolo G, Ferrara N, Cittadini A, Rengo C, et al. Periodontal Disease: A Risk Factor for Diabetes and Cardiovascular Disease. IJMS. 2019;20(6):1414.

4. Borato A, Pereira MV de S, Bordin D, Martins ADS, Fadel CB. Valoração das práticas de ensino, pesquisa e extensão entre concluintes de Odontologia. Rev ABENO. 2018;18(1):103–15.

5. Moita FMG da SC, Andrade FCB de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev Bras Educ. 2009;14(41):269–80.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.