Todas as Áreas

Carreiras

O uso do Digital Smile Design na estética do sorriso | Colunista

O uso do Digital Smile Design na estética do sorriso | Colunista

Introdução

Nos dias atuais as pessoas não querem apenas possuir dentes funcionais e livres de patologias. Elas desejam ter um sorriso esteticamente bonito, em harmonia com cada individualidade física. E para atender as expectativas do paciente moderno e oferecer um tratamento dentário mais satisfatório, são utilizados algumas tecnologias de grande importância estética, como o digital smile design (DSD), no qual tem como finalidade a realização de um planejamento digital com a participação do paciente no processo.

O planejamento digital do sorriso proporciona observar aspectos que poderiam não ser notados durante o exame clínico. Pelo fato do paciente acompanhar tudo que está sendo realizado, a garantia de satisfação do tratamento é ainda maior. Diante disso, o objetivo de todo tratamento estético dental por meio do digital smile design deve ser o de criar um design que se integre com as necessidades funcionais, estéticas e emocionais do paciente. (COACHMAN, et al, 2012).

Diante do exposto, o digital smile design busca, majoritariamente, apresentar a nova fase da odontologia digital para o público em geral. Essa tecnologia pode facilitar e implementar, por meio de simulações automáticas, o tratamento estético, mais humanizado, artístico e minucioso, além de expandir mais ainda o prestígio da odontologia frente a sociedade atual.

Metodologia

A atual pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico de alguns artigos científicos selecionados, relatando estudos clínicos a respeito da utilização do digital smile design. Obtendo-se artigos de pesquisa científica, revisão de literatura e relato de caso por meio das principais bases de dados eletrônicos LILACS, MEDLINE e SciELO, utilizando os descritores “Digital smile design, Planejamento e Sorriso digital”.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o digital smile design e compreender melhor a importância de sua utilização nos dias atuais, na obtenção de um sorriso mais harmonioso, além demonstrar suas vantagens e protocolos dessa tecnologia em pacientes odontológicos, facilitando estudos futuros. Apresentando informação em bases de dados úteis para o conhecimento clínico e geral.

O que é o DSD?

O Digital Smile Design (DSD) é um instrumento digital de planejamento estético que facilita o procedimento proposto e aumenta a previsibilidade do tratamento com um design adequado para o sorriso de cada paciente. Além de possibilitar uma atuação ativa e avaliação crítica no planejamento por parte do paciente. Essa tecnologia proporciona também uma análise das estruturas do rosto, das expressões e dos movimentos musculares, tornando o processo mais eficaz.

O principal objetivo do planejamento digital do sorriso é descomplicar a comunicação profissional-paciente, movendo informações clínicas da face para um computador por meio de filmagens e imagens fotográficas, utilizadas para uma análise da arcada e da face. Que posteriormente, serão discutidas pelos profissionais odontológicos juntamente com o paciente, observando alterações morfológicas, assimetrias e desarmonias estéticas. E em seguida, serão oferecidas as melhores técnicas e estratégias para a resolução dos casos.

A avaliação do sorriso inicia de uma forma mais geral, observando primeiro o rosto dos pacientes e avançando para uma análise mais detalhada, de cada elemento dental individual e, em seguida, prosseguindo para a seleção da técnica mais apropriada, simples e acessível, após as anormalidades serem identificadas. Levando sempre em consideração os fatores de riscos e limitações para cada paciente, e finalmente resultando nas considerações de seleção de materiais.

Esse mecanismo digital possibilita a previsibilidade, pois os resultados podem ser projetados antes dos procedimentos serem realizados, motivando ainda mais o paciente. Diante disso, o planejamento do sorriso digital é baseado em desenho de linhas de formas e referência, utilizando o protocolo fotográfico simplificado e documentação dinâmica digitais extra e intra-orais, aumentando a análise diagnóstica.

Então, quais as vantagens do DSD?

Esse mecanismo digital de planejamento vai muito além de um exame dental, gengival ou de lábios. O Digital smile design procura auxiliar a equipe multidisciplinar de odontologia, facilitando o atendimento, fortalecendo o aspecto diagnóstico, ampliando a previsibilidade do tratamento e melhorando a comunicação.

Dentre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Melhoria do planejamento, no qual o paciente é colaborador do seu próprio resultado;
  • Ampliação da visão diagnóstica;
  • Possibilidade de uma análise dinâmica, avaliando o sorriso em movimento;
  • Simplificação da documentação, com auxílio das tecnologias
  • Previsibilidade dos resultados, sabendo exatamente como vai ficar após o procedimento;
  • Aumento da satisfação do paciente;
  • Melhor capacidade de medir limitações e fatores de risco;
  • Facilitar a comunicação da equipe interdisciplinar;
  • Reduz reajustes e desgastes desnecessários.

Considerações Finais

Fica claro, portanto, a importância do uso do Digital Smile Design durante o planejamento de um sorriso mais harmonioso. O DSD é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada na odontologia, proporcionando aos profissionais um trabalho mais minucioso, eficaz e satisfatório. A previsibilidade ofertada por esse mecanismo oferece uma segurança ainda maior tanto para o cirurgião-dentista quanto para o paciente, que analisa o resultado antes mesmo do procedimento.

Essa ferramenta vem abrindo portas para a nova era da odontologia digital, se destacando nos dias atuais, principalmente por permitir resultados que condizem com a perspectiva do paciente. E para alcançar o desejo do paciente com o melhor resultado possível, através dessas tecnologias, os cirurgiões-dentistas vêm sendo verdadeiros artistas do sorriso.

Matérias relacionadas:

Referências Bibliográficas

Saliba, F. M., Silveira, F. C., de Deus, G., & Coachman, C. Digital Smile Design.

COACHMAN, Christian; CALAMITA, Marcelo; SCHAYDER, Adriano. Digital smile design: uma ferramenta para planejamento e comunicação em odontologia estética. Dicas, 2012.

OKIDA, Ricardo Coelho et al. A utilização do DSD (Digital Smile Design) para a otimização da estética dental. Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.), 2017.

MELO, Ana Karoline Vieira; VASCONCELOS, Marcelo Gadelha; VASCONCELOS, Rodrigo Gadelha. A importância do ensaio restaurador (MOCKUP) e do planejamento digital por meio do digital smile design (DSD) na obtenção de procedimentos estéticos odontológicos previsíveis e harmoniosos: revisão de literatura. Rev. Salusvita (Online), 2019.

ZAVANELLI, Adriana Cristina et al. Reconstrução estética anterior baseada no planejamento digital do sorriso. Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.), 2019.

ROSIN, Hugo. O conceito do digital smile design. Dvi radiologia odontológica, 2016. Disponível em: <https://www.dviradiologia.com.br/2016/12/13/o-conceito-do-digital-smile-design/>. Acesso em: 19 de outubro, 2020.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.