Todas as Áreas

Carreiras

Traumatismos orofaciais e dentoalveolares na prática esportiva

Traumatismos orofaciais e dentoalveolares na prática esportiva

A prática esportiva é crescente entre as pessoas que buscam se profissionalizar e aquelas que buscam uma vida mais saudável e ativa. Algumas modalidades de esporte, principalmente os de alta intensidade e contato físico, expõe os atletas a um maior risco de acidentes, os quais podem causar lesões na face e na região dentoalveolar.
22297.jpg (46 KB)
Figura 1: Fratura em ossos da face.¹
¹Fonte: Site Diário da Manha. Disponível em: https://diariodamanha.com/noticias/o-que-e-um-trauma-maxilo-facial/. Acesso em 15/04/2020.

Segundo a National Youth Sports Safety Fundation, dentre as possíveis injurias corporais, o trauma facial  representa 10% dos casos de acidentes desportivos sofridos pelos atletas. A ocorrência de traumatismo facial e dental é relatado em quase todas modalidades esportivas, mas os esportes em que existe contato físico e os de combate são mais comuns. Nas lutas esportivas onde o intuito é desferir golpes no adversário, os traumas faciais aumentam em até 80%.
Trauma de Face - VMFONO

Figura 2: Trauma facial².
²Fonte: Trauma de Face. Disponível em: http://www.vmfono.com.br/trauma-de-face/. Acesso em 15/04/2020.

Tais acidentes, podem causar prejuízos relevantes e sequelas permanentes ao paciente. Muitas vezes, as lesões faciais prejudicam substancialmente a estética e função da pessoa. Além disso, podem exigir tratamentos longos e complexos, que afastam a pessoa de suas atividades laborais e esportivas por um longo período de  tempo.

As lesões podem variar desde lacerações aos tecidos moles com presença de cicatrizes, fraturas dos ossos da face, fratura da estrutura dentária e tecido ósseo de suporte até alterações funcionais da articulação temporomandibular e limitação dos movimentos. Para o tratamento de algumas dessas lesões, a exemplo das fraturas dos ossos da face, são necessários procedimentos cirúrgicos de redução e fixação sob anestesia geral.


Figura 3: Lutador de MMA com nariz quebrado.
Fonte: Site Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/esportes/lutas/mma/lutador-de-mma-tem-nariz-desfigurado-por-nocaute-e-choca-fas,38d530811c173410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html. Acesso em 15/04/2020.

Sendo assim, o ponto principal é a prevenção através da utilização de dispositivos de proteção durante a prática desses esportes. Os protetores bucais tem se mostrado muito importantes durante a prática de esportes de contato, prevenindo a ocorrência de fraturas dentoalveolares, da mesma maneira, o uso de capacetes e outros métodos de proteção estão relacionados a diminuição da ocorrência de lesões secundárias aos acidentes sofridos pelos atletas durante a prática desportiva.
 

Como em qualquer atividade na vida, não é aconselhável praticar aquilo em que não estamos capacitados ainda. É muito mais provável que aconteça acidentes com àqueles que se arriscam a praticar algo em que não está apto, seja numa categoria esportiva ou até mesmo na intensidade de algum esporte que já pratica. 

Pratique esportes regularmente, use todos os métodos de proteção disponíveis, não faça aquilo em que ainda não esteja preparado e evite acidentes. Sua face e seu sorriso são seu cartão de visitas!

Autor: Guilherme Paladini

Referências:

Maladière E, Bado F, Meningaud JP, Guilbert F, Bertrand JC. Aetiology and incidence of facial fractures sustained during sports: a prospective study of 140 patients. Int J Oral Maxillofac Surg. 2001 Aug;30(4):291-5. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11518350. Acesso em: 15/04/2020.

NYSSF. National Youth Sports Safety Foundation; Sports Dentistry facts: facts from the National Youth Sports Foundation for Safety. Disponível em: http://www.qualitydentistry.com/dental/sdentistry/s-dent.html, 2002. Acesso em: 15/0/2020. 

Young EJ, Macias CR, Stephens L. Common Dental Injury Management in Athletes. Sports Health. 2015 May; 7(3): 250–255. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4482297/. Acesso em: 15/0/2020.
 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.