Todas as Áreas

Carreiras

Psicologia: conheça as suas áreas de atuação | Colunista

Psicologia: conheça as suas áreas de atuação | Colunista

A busca por qualidade de vida, equilíbrio emocional e saúde mental aumentaram a procura pelo psicólogo nota-se também que a busca pelo curso de psicologia tem aumentado nos últimos anos. Para se tornar um profissional da área é necessário ter o diploma em curso superior de psicologia reconhecido pelo MEC e estar registrado no Conselho de profissional do estado onde pretende exercer a profissão.

A psicologia oferece múltiplas possibilidades de especializações, que embora não sejam obrigatórias para o exercício da profissão, se fazem necessárias para que o profissional tenha conhecimento técnico e teórico em uma área específica de atuação.

Apresentaremos a seguir a definição de cada uma dessas especialidades e os possíveis locais de trabalho de cada uma delas.

Avaliação Psicológica

Avaliação psicológica é um procedimento que tem como objetivo analisar, compreender e elucidar a dinâmica dos processos psicológicos de um indivíduo, utilizando-se de ferramentas como testes psicológicos, questionários, entrevistas, dentre outras técnicas.

Por meio da avaliação psicológica, o profissional busca informações precisas e facilitadoras, que o auxiliem a responder questões sobre o funcionamento psicológico do indivíduo ou o grupo de indivíduos e as implicações que isso poderá gerar. O psicólogo especialista em avaliação psicológica pode atuar na área clínica, hospitalar, trânsito, esporte, educação, jurídica, dentre outras.

Neuropsicologia

Área que estuda a relação entre o comportamento humano e o cérebro e tem como objetivo obter informações sobre o desempenho de funções mentais dos indivíduos, identificando lesões ou anomalias que afetem seu comportamento. A função do neuropsicólogo, em essência, é avaliar, investigar e criar hipóteses diagnósticas, depois desenvolvendo um plano de tratamento para o paciente. Este profissional pode atuar em hospitais e clínicas médicas.

Psicologia Clínica

Sendo a área mais antiga da psicologia, sua atuação tem como foco o estudo da mente do cliente, exteriorizada através da fala. O profissional traça um diagnóstico e aplica psicoterapias visando à reabilitação psicológica e a melhora da saúde mental do paciente.

O psicólogo clínico atua em clínicas e consultórios e realiza atendimentos individuais ou em grupo. Ainda no âmbito da psicologia clínica é preciso escolher a abordagem de atuação, que pode ser Psicanálise, Terapia cognitiva comportamental (TCC), Psicologia Analítica, Behaviorista ou Comportamental, Psicologia Humanista, Psicologia corporal ou Reich ou Gestalt-Terapia.

Psicologia da Saúde

De acordo com a APA (American Psychological Association) a psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença. Ela também pode ser compreendida como a psicologia clínica no âmbito médico.

Mas, afinal, a Psicologia em saúde não seria análoga à hospitalar? A resposta é não. O psicólogo da saúde não atua apenas em instituições de saúde, mas também em clínicas e departamentos acadêmicos de universidades e faculdades.

Psicologia do Esporte

Psicologia do esporte ou esportiva é a ciência que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo, tendo como objetivo entender como os fatores psicológicos podem influenciar no desempenho físico e interpretar como a prática dessas atividades afeta o bem estar, saúde e desenvolvimento emocional do indivíduo neste ambiente. O psicólogo do esporte pode atuar em projetos sociais, esporte escolar, reabilitação, iniciação esportiva e práticas de tempo livre.

Psicologia do Trânsito

Área que estuda o comportamento humano no trânsito analisando fatores internos e externos que promovem e influenciam este comportamento.

Compete ao psicólogo do trânsito atuar nesse contexto com o intuito de desenvolver pesquisas com foco nos problemas psicológicos, psicofísicos e psicossociais no que se refere aos problemas do trânsito; realizar exames psicológicos a fim de emitir um parecer para candidatos a Carteira de Habilitação Nacional; participar de programas voltados à prevenção de acidentes no trânsito; desenvolver trabalhos de educação no trânsito, estudar as implicações do alcoolismo e de outros distúrbios no contexto do trânsito; colaborar com a justiça e quando necessário emitir laudos, pareceres e depoimentos.

Psicologia escolar/educacional

Segundo Araújo e Oliveira (2009), a psicologia escolar é compreendida como um campo de atuação profissional do psicólogo e também de produção científica, caracterizado pela inserção da Psicologia no contexto escolar.

O objetivo principal deste campo é mediar os processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem, contribuindo para a promoção do processo educativo e pelo espaço de sua atuação, qual seja o das instituições do sistema escolar, sendo que essas delimitam um espaço que não se reduz à escola, apesar deste ser o espaço fundamental de atuação profissional.

Psicologia Hospitalar

Ramo da psicologia que tem como objetivo acompanhar e promover a saúde mental de pacientes internados em instituições de saúde, tendo o profissional uma atuação ampla, provendo apoio psicológico aos pacientes e familiares e suporte aos profissionais de saúde.

É um campo de entendimento e tratamento dos aspectos biológicos em torno do adoecimento, não somente doenças psicossomáticas, mas todo e qualquer tipo de enfermidade. O psicólogo hospitalar pode atuar em Ambulatórios, Unidades de Terapia Intensiva, UTIs Pediátricas, Semi-intensivas e Neonatais, Pronto Atendimento, Enfermarias em Geral e Centro Médico Cirúrgico (auxílio no pré e pós-operatório).

Psicologia Jurídica

A psicologia Jurídica é o campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito. A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo.

Esse é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos. O psicólogo jurídico pode atuar no âmbito dos Tribunais de Justiça realizando atividade pericial e elaborando laudos psicológicos e pareceres.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

De acordo com Campos, Duarte, Cesar e Pereira (2011), o papel do psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a sua inserção no contexto mais amplo da organização.

Tem o objetivo de descrever, compreender, predizer e explicar o comportamento laboral de indivíduos e grupos, assim como os processos implícitos ao mesmo com o propósito de melhor satisfazer as necessidades dos trabalhadores e de impulsionar os benefícios e rendimentos da empresa.

Psicomotricidade

A psicomotricidade é definida como uma ação pedagógica e psicológica que utiliza indicadores da educação física com propósito de aprimorar o comportamento corporal, podendo também ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais. Está relacionada com o processo de maturação, no qual o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Os psicomotricistas podem atuar em hospitais e clínicas.

Psicopedagogia

Ramo constituído por conhecimentos da psicologia e pedagogia e tem como foco a identificação e solução de dificuldades do desenvolvimento cognitivo. Esse profissional identifica problemas, desde dificuldades na absorção de conhecimento à transtornos e encontra as alternativas que visam melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Também cabe a ele identificar a origem da dificuldade apresentada, que pode ser mental, social, emocional ou física e também atuar no desenvolvimento de ações preventivas. O psicopedagogo pode atuar tanto em escolas quanto em clínicas e consultórios.

Psicologia Social

Área que estuda a relação entre o homem e a sociedade e como este se comporta nas relações sociais e se encontra entre a psicologia e sociologia. A psicologia social preocupa-se com as interações e relações sociais e grupais. Ela percebe que o ser humano é ser reflexivo na história, pois ao mesmo tempo em que é modificado por ela, também a modifica.

O psicólogo social pode atuar em diversas áreas, como penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes, além de elaborar pesquisas sobre a saúde mental da população.

Vale salientar que de acordo com o CFP são válidas apenas especializações conferidas por instituições de ensino superior, reconhecidas e credenciadas pelo Ministério da Educação. A duração varia de acordo com o curso e instituição escolhidos, porém a duração mínima é de 360 horas.

Segundo a Resolução nº 013/2007 do CFP, o profissional pode obter até dois títulos de especialista. Nessa mesma Resolução, você poderá encontrar mais informações a respeito das normas e procedimentos que devem ser seguidos para obtenção do título de especialista.

Matérias Relacionadas:

  • Eixo: Intestino-Cérebro: O que o psicólogo deve saber?
  • O que pode mudar na escola com o psicólogo e qual o fazer esperado da psicologia nesse lugar?
  • Nos bastidores do hospital: e quando a família se torna o paciente?

    post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)

    Referências

    A importância da Psicomotricidade para Educação Infantil. Neuro Saber, 2017. Disponível em: https://neurosaber.com.br/a-importancia-da-psicomotricidade-para-educacao-infantil/ Acesso em: 11 de jun. de 2020.

    AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Understanding Health Psychology, 2014. Disponível em: https://www.apa.org/action/science/health . Acesso em: 11 de jun. de 2020.

    Avaliação Psicológica. Psic, 2018. Disponível em: https://portalpsic.com.br/areas-da psicologia/avaliacao-psicologica/ Acesso em: 11 de jun. de 2020.

    CAMPOS, Keli Cristina de Lara et al . Psicologia organizacional e do trabalho – retrato da produção científica na última década. Psicologia ciência e profissão.  Brasília,  v. 31, n. 4, p. 702-717,    2011.

    CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA: Resolução nº 013/2007. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/Resolucao_CFP_nx_013-2007.pdf. Acesso em: 11 de jun. de 2020.

    CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA: Título de Especialista, 2020. Disponível em: https://site.cfp.org.br/servicos/titulo-de-especialista/ Acesso em: 11 de jun. de 2020.

    Descubra como é a carreira na Psicologia Clinica. Guia da Carreira, 2019. Disponivel em: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/psicologia-clinica/. Acesso em: 11 de jun. de 2020.
    OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar: cenários atuais. Estudos e Pesquisas em Psicologia.  Rio de Janeiro,  v. 9, n. 3, dez.  2009 .  

    Psicólogo: tudo sobre a profissão. Quero Bolsa, 2019. Disponível em: https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/psicologo Acesso em: 11 de jun. de 2020.

    Quais são as melhores Especializações em Psicologia? Educa Mais Brasil, 2020 Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/psicologia/noticias/quais-sao-as-melhores-especializacoes-em-psicologia Acesso em: 11 de jun. de 2020.

    Tudo o que você precisa saber sobre Psicologia Hospitalar. Mundo Vestibular, 2020. Disponível em: https://www.mundovestibular.com.br/cursos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-psicologia-hospitalar Acesso em: 11 de jun. de 2020.

 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.