Todas as Áreas

Carreiras

Como a atualização me fez conquistar sucesso profissional, com Gabriela Gonçalves

Como a atualização me fez conquistar sucesso profissional, com Gabriela Gonçalves

O curso de atualização te ajuda a alcançar o sucesso profissional. É tão verdade que a professora da Sanar e cirurgiã dentista Gabriela Gonçalves atribui a esse momento de sua formação a possibilidade de alçar voos cada vez mais altos. Primeiramente por causa dos pontos que agrega na etapa de análise curricular de concursos e residências. Em segundo lugar, por dar segurança na assistência às necessidades dos pacientes.

“Quando tem segurança, consequentemente acredito que a qualidade do nosso atendimento, do nosso trabalho, vem. O curso de atualização trouxe pra mim segurança no atendimento. Consegui tomar minhas decisões, determinar condutas de atendimento e planejamento para os meus pacientes de forma mais segura, mais consciente”, destaca.

Formada há oito anos pela Escolha Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), há sete anos Gabriela decidiu investir na atualização em Cirurgia Bucal. Nessa entrevista, a professora dá detalhes sobre como adaptou essa escolha à rotina de trabalho que tinha na época. Confira!


POR QUE FAZER UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO? TE DAMOS 5 MOTIVOS!


Estamos aqui hoje justamente para falar sobre como o curso de atualização te fez conquistar o sucesso profissional. Que dentista você era antes de tomar a decisão de investir na sua formação? 

Quando decidi fazer o curso de atualização, eu era recém-formada e eu estava trabalhando no serviço público, onde eu tinha demanda muito grande de cirurgia, que era área que queria seguir e eu sabia que, pra me especializar, ia ter que passar por uma prova de residência onde tinha uma parte destinada à avaliação curricular. Então eu também precisava fazer pontos nessa questão da análise de currículo. O curso de atualização contava bastante nesse quesito. Então, como eu tinha muita demanda de cirurgia no trabalho que estava exercendo naquele momento, e eu tinha essa necessidade de melhorar meu currículo, decidi fazer curso de atualização para que eu me sentisse mais segura nos casos que eu estava atendendo e também pra rechear a minha grade curricular, porque até então eu só tinha monitorias, que contava menos pontos do que um curso de atualização. Foi a partir daí que decidie me atualizar em cirurgia bucal.

O que você entende por “sucesso profissional”?

E acho que a gente alcança o sucesso profissional quando a gente consegue atender às necessidades dos nossos clientes, no nosso caso dos nossos pacientes, quando a gente consegue devolver a essas pessoas qualidade de vida não só através da estética, mas, principalmente, através do que é funcional, através da saúde. Nós somos profissionais da saúde, então, é de extrema importância que a gente consiga devolver a esses pacientes saúde, qualidade de vida. É ter qualidade no seu atendimento e ter segurança pra isso. Quando tem segurança, consequentemente acredito que a qualidade do nosso atendimento, do nosso trabalho, vem. O curso de atualização trouxe pra mim segurança no atendimento. Eu consegui tomar minhas decisões, determinar condutas de atendimento e planejamento para os meus pacientes de forma mais segura, mais consciente, mais preparada pra enfrentar os casos mais atípicos. Eu acredito que a atualização é um passo antes da especialização, mas ela já te prepara pra isso, te deixa mais especializada naquela área que você está seguindo, que você determinou.


CONHEÇA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO DA SANAR SAÚDE


O curso de atualização foi um divisor de águas na sua vida profissional. O que mudou exatamente? Foi mais fácil encontrar oportunidades no mercado de trabalho? Você passou a ser vista com outros olhos pelos pacientes?

Sem dúvidas o curso de atualização ajuda a impulsionar a carreira do profissional e facilita a inserção no mercado de trabalho. Tanto pacientes quanto colegas passam a confiar mais em você enquanto profissional, além de contar bastante nas provas de título que são realizadas nos processos seletivos para concursos e residências.

Que critérios você adotou para escolher o curso de atualização?

Eu escolhi um curso que cabia dentro da minha rotina de trabalho e estudo e pesquisei sobre o conteúdo programático. O curso que fiz acontecia uma vez ao mês em um final de semana, sexta à noite e sábado o dia todo. Então, como era aos finais de semana, não atrapalhava a minha rotina de trabalho, que era de segunda a quinta das 8h às 16h. Em relação ao conteúdo programático, avaliei os assuntos em que eu tinha mais dificuldade e aqueles que não eram aprofundados na graduação

Desde a matrícula no curso até a conclusão, como foi essa experiência? Como você adaptou sua rotina às exigências do estudo?

Como a flexibilidade do curso foi um dos meus critérios de escolha, foi bastante tranquilo conciliar o curso de atualização com as minhas outras atividades e assim, eu pude aproveitar bastante o conteúdo da atualização.

Depois de passar por toda essa experiência, o que você diria a um profissional que está indeciso quanto a fazer ou não um curso de atualização? 

Fazer um curso de atualização é extremamente importante para que nós possamos evoluir como profissionais, nos tornando mais seguros e capazes diante das tomadas de decisões e planejamentos que temos que fazer diariamente. É um investimento que nos impulsiona para um atendimento de qualidade e fortalece as possibilidades no mercado de trabalho. Realmente vale muito à pena.

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)


Matérias relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.