Todas as Áreas

Carreiras

Como construir uma carreira de sucesso já na graduação: 5 dicas pra colocar em prática!

Como construir uma carreira de sucesso já na graduação: 5 dicas pra colocar em prática!

Construir uma carreira de sucesso é uma preocupação que muitos profissionais de saúde têm já na graduação. Pode até ser que essa não seja uma preocupação latente no primeiro semestre, mas é só passar a conhecer um pouco a área de atuação que muitos questionamentos surgem.

Será que dá pra ganhar dinheiro?

Será que tem espaço no mercado de trabalho?

Que vertente seguir nessa carreira?

Será que consigo chegar a um concurso público?

Ou residência é melhor?

Não tem jeito, são muitoas as dúvidas. O lado bom disso tudo é que é possível se preparar desde a graduação para ter uma carreira de sucesso! E nese conteúdo listamos 5 coisas que você precisa saber para ser bem-sucedido na carreira de Saúde.

Confira!


VEJA COMO SER UM PROFISSIONAL COBIÇADO NO MERCADO DE TRABALHO


Experimente o que a faculdade tem a oferecer

Uma das frases que todo calouro ouve é “não deixe os estudos atrapalhar a sua faculdade”. Você pode interpretar isso sob muitos aspectos, mas o melhor pra alcançar o objetivo de construir uma carreira de sucesso é: experimente o que a faculdade tem a te oferecer. Tudo quanto possível!

A faculdade é mais do que um momento de formação técnica profissional, porque contribui para a sua formação pessoal também. O objetivo é que você saia do curso uma pessoa melhor do que entrou, com a bagagem das experiências mais carregada do que aquela que você carregava nos primeiros semestres de aulas.

Sendo assim, aproveite! Se tiver de fazer um trabalho para alguma disciplina, dê o seu melhor! Se precisar escrever algum artigo, leve a sério e busque adquirir um conhecimento novo com aquilo.

Participe de grupos de pesquisa, ligas acadêmicas, PETs, estágios, monitorias. Pode ser um semestre pra cada atividade, por que não?! Passear por diversas áreas te dará uma noção maior sobre sua área e ampliará suas possibilidades de atuação. 

Descubra quem você é

Já falamos que a faculdade é o espaço de formação profissional sem abrir mão da formação pessoal. Sendo assim, na medida que você experimenta todas as possibilidades, você evolui em ambos os aspectos. Essa é uma excelente oportunidade pra você se descobrir!

São muitos os estímulos que existem na faculdade que são capazes de abrir sua mente para uma série de questões que talvez você não se atentasse em outras circunstâncias. Aproveite para identificar seus valores, quais princípios podem nortear sua atuação profissional. 

Da mesma forma, observe quais são seus pontos fortes, ou seja, suas habilidades e em quais atividades pode explorá-las. Isso te permitirá enxergar também seus pontos fracos e, consequentemente, agir sobre eles – seja potencializando-os, seja evitando atividades que requeiram tais habilidades.

Relacionamento é importante

Seus colegas do curso de graduação podem ser só colegas, mas neste momento. Quando saírem da faculdade e o tempo passar, podem vir a ser seus colegas de trabalho, chefes e até contratantes. 

Por outro lado, seus professores podem também ganhar uma nova titulação findado o semestre letivo: podem se tornar orientadores, mentores, contratantes. Podem até te indicar para algum colega já no mercado de trabalho que esteja precisando de estagiários, por exemplo.

Em todos os casos, a percepção aqui é uma só: você vai se estar em contato com pessoas o tempo inteiro, é importante que mantenha um bom relacionamento com elas! Networking é um dos pilares para uma carreira de sucesso.

Além da indicação ou contratação direta, as pessoas com quem você se relaciona durante a graduação podem te estimular a ter insights incríveis, daqueles capazes de mudar sua vida. Respeite e valorize esses relacionamentos, que podem ser bons para todos os envolvidos.

Comece a pensar em sua carreira

Sem ansiedade, mas uma coisa é importante: ter uma carreira de sucesso implica primeiro identificar que carreira você pretende ter. As opções para profissionais da Saúde giram em torno de concursos, residência, iniciativa privada, pesquisa, dar aulas. 

Em todos os casos, é grande a chance de você ter de passar por seleções que tenham como uma de suas etapas a prova de títulos. Se preparar para elas é fundamental!

Já sabendo do que te espera lá na frente, você pode se preparar desde a graduação. Uma opção é fazer iniciação científica. Escolher uma pesquisa para se dedicar significa também publicar artigos científicos, participar de congressos e até publicar um capítulo de livro. Sem contar o conhecimento especializado que você vai adquirir, que é um grande diferencial no dia a dia do trabalho. 

Você pode também já mapear os cursos que pretende realizar com foco na carreira que pretende seguir. Quem sabe não se organiza para realizá-los depois de concluída a faculdade, no período que se encaixe com o momento da preparação para as provas e seleções que você pretender aplicar?


SAIBA COMO SE PREPARAR PARA A PROVA DE TÍTULOS NA GRADUAÇÃO


Priorize sua saúde

Nenhuma das dicas acima será seguida se seu corpo e sua mente estiverem em mal estado. O mercado profissional está cada vez mais competitivo e isso é um prato cheio para desencadear crises mentais e problemas de saúde no corpo físico. Cuide da sua saúde!

Lembre-se de dormir bem, manter uma alimentação saudável e diversificada, praticar alguma atividade física, ter um momento para o seu lazer. Cuide também dos sentimentos que você nutre e que podem determinar sua forma de agir e reagir aos acontecimentos. Vale adotar aquela chamada postura positiva sobre a vida: ao invés de focar nos problemas, tente encontrar soluções.

A pressão é muito intensa sobre os ombros de quem está chegando no mercado de trabalho. Parece que é preciso ter uma carreira de sucesso logo, ser bem sucedido assim que sair da faculdade. Ou ainda ter de entregar muito, ser melhor o tempo todo e a todo custo… Seja competente, entregue qualidade, desenvolva seu trabalho com atenção, mas lembre-se: você já está dando o seu melhor. Cuidado com as cobranças desmedidas.

As crises de ansiedade são comuns justamente devido ao desejo de sermos algo que ainda não somos. Planeje, tenha sonhos e se dedique, mas tente viver um dia de cada vez. Tudo tem um tempo pra acontecer, inclusive, o reconhecimento e o sucesso na carreira. 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.