Logo Sanar

Carreiras

Aprenda como planejar seus estudos e montar um cronograma perfeito!

Como Planejar seus estudos e montar um cronograma perfeito

Se você acha que o único caminho para a aprovação é ter mais tempo para estudar, está enganado. Não é quem "estuda mais" que conquista a aprovação, e nem mesmo quem é mais inteligente.

A verdade é que você está estudando errado há anos e ninguém nunca te disse isso. Mas, não se preocupe. A culpa não é sua... Na verdade, a grande maioria das pessoas jamais percebe que está estudando do jeito errado .

O que você precisa de verdade para conquistar a sua aprovação é estudar de forma estratégica. E o primeiro grande passo para iniciar a sua jornada de sucesso mesmo nas provas mais difíceis do país é saber se planejar.

Quer descobrir como começar a estudar de forma estratégica e criar o cronograma de estudos perfeito? Acompanhe esse artigo e tenha em mãos todas as ferramentas para começar a planejar os seus estudos ainda hoje!

Afinal, qual a importância de planejar e criar um cronograma de estudos?

Quanto devo estudar? Como dividir meu tempo entre as atividades diárias e o estudo? Como competir com quem já está estudando há anos?

Essas dúvidas acabam paralisando os estudantes antes mesmo de começarem a se planejar, e, por isso, muitos acabam deixando de fazer seu cronograma – o que é um grande erro.

Da mesma forma, é importante que todo o cronograma esteja documentado em um lugar fácil de acompanhar, ajudando você a identificar o próprio progresso. Ter metas claras e definir o melhor caminho para estudar para cada edital também é essencial.

Para produzir um projeto perfeito você precisa: documentar e organizar o edital por etapas de estudo, definir horários de estudo e desenhar uma estratégia bem definida de revisão e prática com questões.

O planejamento de estudos é um mapa criterioso que você deve seguir que vai levar você do ponto A (onde você está hoje) ao ponto B (que, no nosso caso, é a aprovação no concurso ou residência dos sonhos).

Muita gente usa agenda ou caderninhos para montar o cronograma de estudos, mas você pode apostar também nos Planner de Estudos especializados em editais de Residência e Concurso.

 

O Planejamento Interdependente

Diante da informação de que é necessário criar um plano de estudos, muitos criam um plano básico correlacionando dias e horários a conteúdos específicos, confiando na garantia de que todo o plano dará certo. Como no exemplo abaixo:

calendario-plano.png (37 KB)


O grande problema deste plano de ação mais simples, é que ele vincula um conteúdo ao outro. Desta forma, dia 2 depende do sucesso do dia 1, o dia 3 depende do sucesso do dia 2, e assim sucessivamente. 

Se o dia 2 não funcionar porque você teve que ir ao médico e estudou menos, você precisa compensar o conteúdo que não foi estudado naquele dia, antes de começar o do dia 3 – o que pode atrasar toda sua rotina e criar uma cadeia de dias de insucesso.

Outro problema é que nem sempre você consegue prever corretamente quanto tempo levará para estudar e compreender um conteúdo. O planejamento pode antecipar que você estudará a primeira disciplina em 50 minutos, quando na verdade você pode acabar precisando de 1 hora e 40 minutos, por exemplo, para finalizar o assunto.

Em poucas semanas, o planejamento acaba como uma ‘bola de neve’ e se torna insustentável seguir o mapa. O que você precisa é de método e estratégia na hora de criar um planejamento feito para se adaptar às suas necessidades de estudo e rotina

 

Então, o que eu preciso para construir o melhor Plano de Estudos para mim?

 

1. Analise as opções e escolha o seu Concurso/Residência dos Sonhos

 

O primeiro passo é escolher para qual concurso/residência você deseja concorrer a uma vaga. Se ainda não tiver um certame que acredite ser o seu escolhido como ‘dos sonhos’, acompanhe os concursos que estão abertos e previstos ou o nosso mapa de residência para sua área.

Após decidir qual é o concurso/residência almejado, estude bem os editais de certames anteriores e analise o que cai frequentemente nas provas. Depois, construa sua própria lista de conteúdo prioritário, a qual servirá de base para o seu planejamento.

Além disso, verifique se há um padrão na realização das seleções. A maioria dos institutos costumam realizar concursos com certa periodicidade. Isso te ajudará a entender quanto tempo você terá de estudo mesmo (e principalmente) antes de sair o edital.

 

2. Defina seu tempo real de estudo

 

Você precisa saber qual a sua rotina e definir um tempo de estudo de forma realista. Ser verdadeiro com você mesmo é um dos principais pontos para o planejamento. 

Pense no dia, em específico, em que planeja começar e a terminar os estudos, e quantas horas em cada dia da semana você terá disponível para estudar.

Somando essa quantidade de horas, veja quanto tempo semanal você poderá dispor para se dedicar às atividades do projeto. Na hora de traçar a meta diária pense: quantas horas reais consigo estudar? 

Coloque uma meta de horas menor do que as horas disponíveis – isso dará a você tempo para intervalos, descansos mentais e imprevistos.

 

Cronograma de Estudos infalível com o Planner de Estudos da Sanar →

 

3. Separe as matérias que precisam ser estudadas

 

A depender do certame escolhido, você terá que estudar mais ou menos conteúdos de determinadas matérias. Desta forma, é preciso muita atenção na hora de dividir e priorizar as matérias dentro do planejamento.

Não tenha medo de fazer uma divisão verdadeira, que acrescente ou elimine conteúdos de acordo com dificuldade, tamanho e importância. O ideal, é estudar até, no máximo, 07 matérias simultâneas por, no mínimo, 4 horas semanais em cada uma.

Planner de Estudos da Sanar.png (109 KB)

4. Como dividir o tempo?

 

Para definir sua estratégia, você tem duas opções: separar o tempo por semanas ou ciclos. Por semanas, você vai considerar horas específicas de estudo para cada conteúdo de forma separado. Por ciclos, você selecionará metas de conteúdo e absorção.  

Se você tem uma rotina muito irregular, fazer um planejamento por ciclos é a melhor opção, já que você não terá uma quantidade de horas fixa para estudar. 

Já se sua rotina for mais regular, então a melhor opção é escolher uma estratégia semanal e segui-la de acordo com o planejado.

Por ciclos, a estratégia permite que você supere a rapidez de absorção de cada conteúdo traçado, gameficando sua rotina de estudos e criando a possibilidade de ultrapassar metas pessoais, podendo aumentar a sua motivação no aprendizado.

Por semanas, você terá tranquilidade de planejar a longo prazo datando a sua rotina de estudos e especificando quando trabalhará cada conteúdo. Se você for uma pessoa organizada e que sabe se planejar (e cumprir), funcionará como uma luva para alcançar seus objetivos.

#Dica: deixe um dia separado para relaxar e reorganizar a mente. A saúde do seu cérebro e corpo depende de uma rotina equilibrada de estudos e momentos de lazer.

 

Cronograma de Estudos infalível com o Planner de Estudos da Sanar →

 

5. Como distribuir as matérias?

planner de estudos da sanar 2.png (70 KB)

Chegou a hora de dividir quando você vai estudar cada matéria dentro do seu tempo disponível. 

Você precisa delimitar quantas horas semanais (ou por ciclos) vai dedicar a cada matéria. Lembre-se que você precisa de, pelo menos, 4 horas para cada uma. 

Considere os mesmos três fatores que utilizou para escolher as matérias que seriam estudadas: dificuldade, tamanho e importância. Ou seja, dê mais tempo para matérias mais relevantes ou mais difíceis, e menos tempo para matérias que você já tem maior domínio. O primeiro passo (olhar o edital) é fundamental para saber essas informações.

Na separação, considere deixar pelo menos dois dias de espaço de estudo da mesma matéria. O intervalo é importante para absorção e garantia de entendimento do conteúdo estudado.

6. Como você vai estudar?

 

Ao se preparar para concursos, você descobre que existem infinitas possibilidades e lugares para obter informação e conteúdos – entre livros físicos, e-books, apostilas e vídeo-aulas

Além disso, você vai precisar fazer questões, revisões e simulados. Considere um tempo para os diferentes tipos de estudo (teoria, prática etc.) que fazem sentido para a sua preparação. 

Lembre-se: a depender da banca organizadora, mudam os tipos de prova e, consequentemente, a sua forma de estudo.

Separe um tempo semanal para simulados, eles são fundamentais para testar seus conhecimentos, agilidade e perspicácia diante das pegadinhas, formato e texto de cada questão. 

Não negligencie esse passo porque ele é um dos mais importantes em qualquer planejamento. Mesmo que faça questões todos os dias, tire um tempo para simular a resolução no tempo correto da prova.


SAIBA QUE FERRAMENTA USAR PARA MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS!


 

7. Estabeleça métricas de avaliação do seu desempenho!

 

Para que seu plano de ação funcione e você alcance o seu objetivo, você precisa estar em evolução. Para isso, é imprescindível que você crie um método de avaliação o seu crescimento

Essas estatísticas se baseiam em três pontos: acertos em questões, metas de horas de estudo e quanto dos conteúdos do edital você está avançando.

Para que os números reflitam sempre a realidade, mesmo que você selecione outros critérios, não deixe de escolher as questões e simulados como um deles. 

Sempre é possível reconhecer e mudar a estratégia quando não estamos no caminho do nosso objetivo, não é? Mas, para isso, você precisa entender onde está errando e o que precisa mudar. A avaliação é fundamental para isso.

Metrificar se está seguindo os prazos de tempo ou ciclos é importante, pois você consegue analisar se está conseguindo se dedicar de verdade ou se tem algum problema de disciplina, concentração ou motivação. 

Já avaliar o seu andamento na cobertura de conteúdos do edital é fundamental para que você chegue na prova preparado – entender se poderá finalizar a sua necessidade de estudos.

 

Cronograma de Estudos infalível com o Planner de Estudos da Sanar →

 

Aprenda a estudar de uma vez por todas para a sua aprovação

Seguindo todos esses passos durante a construção de seu plano de estudos, você vai estar a frente de boa parte da concorrência. E se todo o seu plano de estudos for construído com base nos métodos reconhecidos de aprovação, a sua vaga é garantida!

Mas fazer todo esse planejamento na mão, em agendas ou caderninhos, pode ser um desafio maior do que parece e ainda não abraçar todas as suas necessidades como estudante.

Uma alternativa que traz muito mais ferramentas pensadas para você, que está estudando para editais, é um bom Planner de Estudos para Concurso e Residência.

O Planner de Estudos da Sanar foi construído por especialistas com base no Método de Aprovação em Concurso e Residência. Além de ajudar você a esquematizar todo o edital e estruturar metas claras de estudo e revisão, o Planner também traz um guia com todos os segredos de um cronograma de estudos perfeito.

Está pronto para começar a se preparar de verdade para as provas de Residência e Concurso? Construa já o seu cronograma de estudos perfeitos e descubra os segredos por trás do estudo eficiente com o Planner de Estudos da Sanar →.

 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.