Todas as Áreas

Carreiras

Como ser um profissional cobiçado no mercado de trabalho?

Como ser um profissional cobiçado no mercado de trabalho?

Num período cada vez mais competitivo, quem não gostaria de ser um profissional cobiçado no mercado de trabalho? Ter seus esforços reconhecidos, poder escolher trabalhar com o que gosta e recebendo bem por isso… Podemos dizer que é um sonho de quase todos os profissionais de saúde, principalmente.

Chegar a esse nível não é impossível, mas demanda alguns esforços. A paciência é o primeiro deles, afinal, o reconhecimento não chega do dia para a noite. 

O professor de Fisioterapia Leonardo Pamponet, especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva e em Fisioterapia Respiratória, observa que esse caráter de destaque é construído ao longo da carreira. Sendo assim, é preciso conhecimento teórico, atualização constante e experiência.

O que significa “ser destaque”

Antes de querer ser o profissional de destaque ou o profissional cobiçado no mercado de trabalho, é preciso ter em mente o que isso significa exatamente. Para Pamponet, isso está associado a um conjunto de fatores que constróem a autoridade do profissional.

“O profissional de destaque é aquele que, primeiro, tem uma boa formação, fez uma boa faculdade, sempre se interessa e é focado na área que escolheu”, adianta o professor. 


SE INSCREVA NA I JORNADA DE ATUALIZAÇÃO DA SANAR SAÚDE E FAÇA SUA CARREIRA IR ALÉM!


Garantir uma “boa formação” implica também fazer residência na área de preferência, investir em cursos de atualização, participar de congressos. Mas não é só isso. 

“Além da formação, tem que ter uma ‘boa mão’, uma boa prática. Acho que uma boa formação aliado a uma boa prática faz o profissional ser respeitado na profissão e ele acaba ganhando experiência com o tempo, mostrando seu trabalho bem feito, comprometido, com bom respaldo técnico-científico. Acaba que esse profissional vai se tornar destaque na sua carreira”, acrescenta.

Cursos de atualização a seu favor

Uma das formas de construir essa autoridade ao longo da carreira é justamente com os cursos de atualização. Essa modalidade permite ao profissional aperfeiçoamento de sua técnica e de conhecimentos teóricos com o que há de mais recente no seu campo de atuação. 

Na área de saúde, os cursos de atualização são mais fundamentais ainda, porque sempre surge alguma perspectiva nova, um tratamento inovador ou ainda descobertas que podem modificar a forma de prestar assistência ao usuário do sistema de saúde.

“Mesmo quem fez mestrado, doutorado ou pós doutorado tem que estar sempre estudando. Cursos, congressos e eventos favorecem uma boa formação que, aliado à prática e juntamente com compromisso do profissional em fazer a coisa bem feita, vão torná-lo destaque”, acrescenta Pamponet.

Para aproveitar melhor os cursos de atualização, o professor de Fisioterapia dá três dicas-chave:

  • Escolha o curso da sua área de atuação de interesse;
  • Se dedique, aproveite ao máximo os conteúdos e materiais disponibilizados e as atividades sugeridas;
  • Busque as referências bibliográficas para aprofundar ainda mais o conhecimento.

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)


Matérias relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.