Todas as Áreas

Carreiras

Lacunas no conhecimento? A atualização ensina o que você queria aprender na faculdade

Lacunas no conhecimento? A atualização ensina o que você queria aprender na faculdade

É comum que profissionais de saúde terminem a faculdade com a sensação de que poderiam ter aprendido mais. É até compreensível também, afinal, a área está em avanço constante, com novas técnicas, procedimentos e conhecimentos sendo descobertos frequentemente.

Essa situação pode ocorrer num sentido mais amplo, do curso como um todo, mas também em um componente específico. Uma especialidade que não foi bem trabalhada no semestre que você cursou, o conteúdo programático que não deu conta das dúvidas que surgem… Acontece também.

Diante de realidades como essas, os cursos de atualização são uma alternativa para você aprender mais o que a faculdade não te ensinou. A psicóloga Sarah Moretti, professora do curso de Guia da Prática Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), explica que o diferencial dessa modalidade é considerar a organização social e o contexto cultural do momento em prol de formação mais voltada à prática.


SE INSCREVA NA I JORNADA DE ATUALIZAÇÃO DA SANAR SAÚDE E FAÇA SUA CARREIRA IR ALÉM!


“O curso de atualização pode preencher as lacunas da graduação na medida em que resgata os conhecimentos que servem de esteio para a prática profissional, ao mesmo tempo em que proporciona a ampliação do conhecimento acadêmico”, acrescenta.

Isso quer dizer que, independentemente da área de atuação, o curso de atualização permite ao profissional refinar sua atuação, oferecendo uma abordagem alinhada com as descobras recentes do campo.

O curso de TCC

No caso particular do curso de Guia da Prática Clínica em TCC, oferecido pela Sanar, Sarah Moretti reforça que a apresentação conjunta de elementos clássicos e atuais permite ao aluno conhecer os movimentos dessa terapia e as transformações provocadas pelas primeira, segunda e terceira ondas. É possível ainda alcançar novas teorias e práticas muitas vezes decorrentes da união com outras áreas do conhecimento. A neurociência é uma delas.

“O curso de atualização, diferentemente da graduação, que é orientada pela apresentação teórica acerca de determinada abordagem psicológica, é mais focado e voltado para a prática profissional. O material do curso de TCC foi elaborado de modo objetivo, o que otimiza o aproveitamento de tempo disponível do aluno e o apresenta à síntese do conhecimento”, detalha.

De acordo com Sarah, a estrutura do curso congrega os conhecimentos clássicos da TCC, como a TCC beckiniana, mas também convida à mesa os conhecimentos e técnicas atuais para potencializar o processo terapêutico. Neste caso, técnicas modernas, como as do autor Leahy e novas formas de trabalhar essa terapia.

O objetivo é mesmo tornar o estudo mais produtivo, com estrutura de mais conteúdos práticos e o conhecimento teórico apresentado de forma sintetizada. Esse formato é fundamental para melhorar a gestão do tempo em prol do aprimoramento da qualidade do trabalho terapêutico.

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)


Matérias relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.