Todas as Áreas

Carreiras

5 dicas para você aproveitar ao máximo as aulas à distância

5 dicas para você aproveitar ao máximo as aulas à distância

Em um mundo cada vez mais conectado, saber aproveitar ao máximo as aulas à distância é questão de equilíbrio. Independentemente de ser uma pós-graduação, um curso de idiomas, ou um curso de atualização, existem hábitos que são fundamentais nesse momento de sua vida.

O ensino à distância, em particular, é mais desafiador por exigir disciplina ao estudante. Apesar de dar mais autonomia e flexibilidade, você é precisa estar comprometido com a sua formação profissional, ou seja, separar um tempo, se concentrar e focar no aprendizado depende muito mais de você. 

Se você tomou a decisão de investir na sua carreira, é importante preparar o ambiente pra esse momento, estabelecer uma rotina de estudos, se esquivar ao máximo de distrações. É mesmo embarcar na jornada da potencialização de sua vida profissional

Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo, com cada vez mais novidades, e você precisa estar cada vez mais atualizado!

Separamos abaixo 5 dicas para você aproveitar o ensino à distância ao máximo. Confira!


SAIBA QUAL O MOMENTO CERTO PARA INVESTIR EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO


Seja organizado

Estudar exige organização da rotina. Mapeie todas as suas obrigações, identifique um horário no qual você possa se dedicar às aulas e aos estudos, e distribua no seu cronograma as matérias e tarefas que você terá durante o curso. Importante sinalizar também quando você tiver prazos, para não correr o risco de esquecer alguma tarefa.

Se facilitar, avalie semanalmente as demandas para os dias seguintes. Anote as tarefas que precisa cumprir, o que é necessário estudar, que trabalhos precisam ser entregues. Evite acúmulo de matérias. 

Ser organizado passa também por preparar um espaço específico para o momento de estudo. De preferência, um lugar tranquilo, confortável e silencioso. Nele você deve deixar disponível o que será utilizado: bloco de anotações, canetas, livros, fones de ouvido, computador. 

Atenção principalmente para os recursos tecnológicos, fundamentais numa aula à distância. Confira se sua internet está funcionando bem antes das aulas ao vivo e garanta que todos os arquivos das aulas estão seguros em um backup na nuvem ou no HD externo – sejam artigos, resumos ou trabalhos. 

Tire suas dúvidas sempre

Seja mesmo aquele aluno que pergunta tudo sempre que houver alguma dúvida. Se não entendeu um conteúdo, se a atividade não ficou clara, acione o monitor ou o próprio professor da disciplina. Faça isso tão logo o questionamento surja, porque um dos benefícios do EAD é justamente a flexibilidade do conteúdo. Por que esperar tanto para adiantar sua programação?

Outra opção é também acionar os colegas em caso de dúvidas. Não à toa grupos de estudos e fóruns de discussão são sempre uma ferramenta disponível nos cursos à distância. A formação colaborativa é enriquecedora, ensina sobre diferentes formas de pensar e avaliar uma mesma questão, e ajuda a desenvolver o senso crítico dos estudantes.

Se na sua turma não existir um fórum de discussão ou um grupo de estudos, você mesmo pode conversar com o professor ou o monitor para que criem um em alguma dessas plataformas sociais – WhatsApp, Telegram ou Facebook, por exemplo. 

Motivação é importante

A motivação precisa vir de dentro pra fora, não tem jeito. Você precisa ter bem claro os motivos de estar fazendo aquele curso à distância para se manter firme e disposto a encarar os desafios propostos em sua formação. 

Mas é importante também definir algumas estratégias de motivação. Por exemplo, começar a estudar pelas matérias que você mais goste ou tenha mais facilidade de compreensão, porque te faz ver o quanto você tem capacidade de concluir aquela e qualquer outra atividade.

Outra alternativa é estabelecer a si mesmo pequenas gratificações a cada desafio. Concluiu a rotina de estudos do dia? Então, tudo bem assistir a um ou dois episódios de sua série favorita. Terminou um trabalho megadesafiador? Um chocolate pode ser o prêmio que te animará para o próximo. E por aí vai. O importante é te deixar estimulado a concluir o que precisa ser finalizado. 

Aprenda a descansar

Você precisa estudar, o ensino à distância exige comprometimento total, mas você também precisa descansar. Estudos da neurociência apontam que nosso cérebro consegue se concentrar por no máximo uma hora. Depois disso, nossa atenção se perde e nos distraímos com mais facilidade.

Sendo assim, faça pequenas pausas de 10 a 15 minutos por hora de estudo. Levante, movimente o corpo, beba uma água, escute uma música, feche os olhos. Se desconecte um pouco para descansar o cérebro e, então, voltar com toda a energia e concentração necessárias.

Respeite também os momentos de lazer incluídos em sua rotina. Seu corpo e mente precisam de um momento de descanso para viver outras experiências, relaxar, e assim assimilar com mais facilidade aquilo que você estudou ao longo da semana.

Vá além do EAD

Assistir às aulas e estudar de acordo com a ementa do curso são o básico que você pode fazer no Ensino à Distância. Para potencializar esse momento de aprendizado, vá além: pesquise outros materiais sobre o assunto estudado, assista a filmes, ouça podcasts sobre o tema, leia blogs especializados e artigos científicos.

Importante é que você se insira naquele universo para se tornar o profissional capacitado e autorizado que você busca ser! E para complementar toda essa formação, faça exercícios disponíveis sobre aquele tema. Colocar em prática é uma das melhores formas de absorção de um conteúdo.

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)


Matérias relacionadas

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.