Todas as Áreas

Carreiras

Está desempregado? Veja como dar a volta por cima!

Está desempregado? Veja como dar a volta por cima!

Dificilmente algum profissional planeja estar desempregado durante sua vida profissional. Apesar de ser um momento desafiador na carreira de qualquer pessoa, é possível adotar estratégias para dar a volta por cima!

Com cada vez mais profissionais de saúde se formando, o mercado se torna bastante competitivo e você precisa de diferenciais para encontrar um posto de trabalho. Cursos, habilidades específicas, conhecer pessoas que conhecem pessoas… Tudo isso ajuda na jornada que é sair do desemprego

Acompanhe este post até o final para saber o que você pode fazer para encontrar um novo trabalho na área de saúde!


MERCADO COMPETITIVO? SAIBA COMO SE MANTER ATUALIZADO NA SUA CARREIRA


Cuide de sua autoestima

Esse precisa ser o ponto de partida. Estar sem emprego não significa que você é incompetente ou incapaz. Pelo contrário, o mercado está cada vez mais competitivo, e em épocas de crise ou instabilidade financeira é comum que empresas recuem no investimento em mais profissionais ou em áreas consideradas não básicas. 

Não se culpe, nem culpe aos outros. Prefira refletir sobre esse momento e que tipos de aprendizados você pode extrair: Quais erros estão sendo cometidos? A área que você tem investido é mesmo do seu interesse? O que você pode fazer para se tornar um profissional mais requisitado?

Invista em capacitação

São muitos profissionais de saúde no mercado de trabalho, mas o volume de oportunidades é desproporcional a essa demanda. O jeito é se destacar, investindo em capacitação para se manter informado e atento às inovações e aos novos modos de agir no mercado. Isso te deixará alinhado com seus colegas e ciente de quais tratamentos e soluções podem ser oferecidos em conformidade com os recentes avanços científicos. 

Cursos de atualização são a forma clássica, e por isso mesmo eficiente, de reforçar conhecimentos, resgatar conceitos e conhecer novas práticas. Essa modalidade permite também interação com profissionais de sua área de interesse e flexibilidade para adaptar à sua rotina diária.

Mas existem outras formas também de se manter atualizado, como aproveitando palestras gratuitas que são feitas na internet ou participação em eventos científicos, como congressos e seminários. Ambas as formas te aproximam de colegas e te ajudam no networking

Amplie sua rede de contatos

Os cursos de atualização te ajudam a expandir sua rede de contatos, na medida que te permitem estar em contato com outros colegas e conhecer outras formas de ver uma mesma situação. Mas essa ampliação da rede de contatos é fundamental para você mapear oportunidades de trabalho. 

Estar aberto a estabelecer essas redes de contato te ajudar a saber quais as necessidades das diferentes áreas nas quais você pode atuar. Ou, ainda, quem sabe esse colegas não se tornem futuros empregadores ou até sócios?!

Busque oportunidades

Mantenha-se em busca de oportunidades de trabalho, de acordo com seus objetivos a médio e longo prazos e suas habilidades e competências. Prepare-se para entrevistas, conheça a empresa para a qual você está aplicando, bem como os produtos que ela oferece e sua estrutura.

Preste atenção ao seu currículo, na forma como apresenta suas experiências e evidencia seus objetivos e potenciais. Cuide também de sua imagem pessoal, principalmente no que diz respeito à sua marca pessoal e às chamadas soft skills, aquelas habilidades de relacionamento interpessoal, como inteligência emocional e autoestima. 

Por mais desafiador que seja, as oportunidades de trabalho sempre aparecem para profissionais capacitados e bem relacionados. Importante buscar estratégias que te coloquem nessas condições para que você possa conquistar sua recolocação. 

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)


Matérias relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.