Todas as Áreas

Carreiras

Você sabe quais são os fórceps e suas indicações?

Você sabe quais são os fórceps e suas indicações?

Nas exodontias os principais instrumentais utilizados para realizar a remoção do dente no alvéolo são a alavanca e o fórceps. As alavancas auxiliam na luxação, e o fórceps é responsável pela expansão óssea através do rompimento das fibras do ligamento periodontal. Desta forma, as finalidades do uso do fórceps durante a exodontia são: expansão do processo alveolar e remoção do dente do alvéolo.

Para realizar a luxação dos dentes e expansão do alvéolo aplica-se os seguintes movimentos com o fórceps: (1) pressão apical, que provocará a expansão do alvéolo dental e  rotação do dente apicalmente; (2) força vestibular, que promoverá e expansão da cortical óssea vestibular; (3) pressão lingual ou palatina, tem como objetivo expandir o osso da crista lingual; (4) pressão rotacional, provoca expansão interna do alvéolo dental e rompimento das fibras do ligamento periodontal e (5) força de tração, último movimento utilizado para remover o dente do alvéolo.

Forceps 1.png (515 KB)

A. Fórceps de extração deve ser ajustado com forte pressão apical para expandir a crista óssea e deslocar o centro de rotação o mais apicalmente possível. B. Pressão bucal aplicada ao dente irá expandir a cortical vestibular na direção da crista óssea, com alguma expansão lingual na parte apical da raiz. *, centro de rotação. C. Pressão lingual irá expandir a área cortical e expandir levemente o osso vestibular na área apical. *, centro de rotação. D. Forças rotacionais, úteis para os dentes com raízes cônicas, como incisivos maxilares e pré-molares mandibulares. E. Forças de tração são úteis para a remoção final do dente do alvéolo. Essas forças devem sempre ser pequenas porque os dentes não são puxados (Fonte: Cirurgia Oral e Maxilofacial

Contemporânea, 6º edição).

 

Os fórcepses possuem diferentes formatos e pontas ativas para se adaptar aos diferentes dentes para os quais são usados. Os principais modelos estão descritos na tabela a seguir:

2 forceps maxila.png (106 KB)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 forceps mandibular.png (90 KB)

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.