Todas as Áreas

Carreiras

Gestão do Tempo para Dentistas: O que você precisa saber

Gestão do Tempo para Dentistas: O que você precisa saber

Alguma vez, já pensou que o seu dia deveria ter no mínimo 47 horas? Se sim, certamente você está precisando de uma gestão do tempo para dentistas urgentemente. 

Sabemos que o dia a dia de uma clínica odontológica pode vir a ser muito corrido. Além das consultas, é preciso estar sempre atento às novas tecnologias e treinamentos necessários. 

Por isso, a sensação de esgotamento ao fim do dia é tão comum. Mas felizmente, é possível fazer tudo o que você precisa e com um tempinho de sobra para descansar.

Essa pode ser uma realidade mais fácil do que você imagina. O segredo está em uma boa gestão e um bom planejamento de todas as suas atividades.

Pode parecer apenas mais uma burocracia, porém, pouco a pouco é possível notar a diferença em seu rendimento e até no seu humor. 

Continue sua leitura e descubra mais sobre a gestão do tempo e como aplicar em sua rotina! 

 

O que é a gestão do tempo? 

 

Assim como o nome já diz, a gestão do tempo é basicamente uma organização das tarefas que você precisa realizar de maneira fácil e eficiente. 

Essa gestão geralmente é feita por meio de uma lista (física ou digital) na ordem de importância e com uma estimativa de tempo gasto em cada uma. 

Dessa forma, será possível dar conta de tudo sem estresse e nem desespero. Afinal, não há nada pior do que fazer suas obrigações na correria para dar tempo de finalizar no prazo estipulado, não é mesmo? 

Na odontologia, é essencial que o dentista consiga fazer tanto as suas pendências do consultório, como também consiga ter uma vida pessoal equilibrada. 

Por meio de uma boa gestão de tempo, muitos benefícios podem ser percebidos como:

  • Aumento de produtividade;

  • Diminuição do estresse; 

  • Otimização do tempo com a família;

  • Descoberta de hobbies;

  • Melhora do humor.

 

Para atingir essas vantagens, é preciso ter muita consistência e organização. Continue lendo e descubra como fazer isso. 

 

Como aplicar a Gestão do Tempo no dia a dia de um dentista?

 

Como falamos anteriormente, a gestão de tempo para os dentistas demanda muita organização. Isso porque é preciso seguir a risca tudo o que foi planejado.

Caso contrário, a organização se aterá apenas ao papel mas, na prática, a falta de tempo ainda irá permanecer. 

Pensando em te ajudar, preparamos algumas dicas para te ajudar a gerir melhor o seu tempo.

Confira:

 

1. O planejamento é essencial 

 

Planejar-se para cada tarefa do dia é fundamental para que o dentista tenha um bom controle do seu tempo gasto em todas as atividades. 

Da mesma maneira que um paciente primeiro pede um orçamento de um procedimento como “quanto custa clareamento dental” antes de realizá-lo, é preciso que o dentista pare e se pergunte “quanto tempo vou gastar nisso?” antes de começar o seu dia.

Assim, será possível ter uma melhor noção de quais as atividades que você pode fazer primeiro. 

Você pode fazer um planejamento semanal, mas o mais recomendado é que você também tenha um controle diário. 

Para isso, o ideal é que você tenha uma lista com as principais atividades da semana e todos os dias pela manhã comece organizando as suas tarefas e estipule um tempo para se dedicar a cada uma delas. 

É importante ressaltar que o tempo proposto para cada tarefa deve ser muito bem pensado e não apenas estipular um número qualquer. 

Dessa forma, você estará garantindo uma taxa de assertividade maior em seu processo e não terá problemas de acúmulo de tarefas ao fim do dia. 

 

2. Cuidado com os atrasos

 

Sabe aqueles famosos cinco minutinhos que magicamente se tornam vinte e faz com que você sempre saia atrasado(a) de casa? 

Este costume pode ser considerado como um dos maiores inimigos da gestão do tempo. Afinal, um pequeno atraso pode prejudicar todo o seu dia. 

Procure ser sempre pontual e, além de conseguir realizar mais tarefas, você também irá melhorar a sua credibilidade com os pacientes. 

Afinal, imagine a frustração de uma pessoa que chegou cedo ao consultório para realizar uma extração de dente de emergência e recebe a notícia que o dentista se atrasou. 

Essa pessoa ficará insatisfeita com o trabalho e dificilmente retornará ao local.

 

3. Fuja da procrastinação 

 

Durante o horário de trabalho é essencial que você permaneça focado em suas tarefas. Isso quer dizer que quanto menos você se distrair, melhor. 

A procrastinação pode ser tentadora quando é preciso realizar tarefas que não sejam tão agradáveis. Por exemplo, você sabe que precisa atualizar o estoque e checar se tem todos os materiais necessários para a manutenção de um aparelho transparente.

O ato de ir até o estoque e se certificar que está tudo certo para o próximo atendimento pode não ser tão agradável quanto usar as redes sociais no intervalo de uma consulta e outra.

Contudo, essas pausas para atividades supérfluas podem ser extremamente prejudiciais para o seu desempenho. 

Não importa qual seja a tarefa, é preciso realizá-la no momento pré definido. Caso contrário, um pequeno dever ou problema pode vir a se tornar uma bola de neve em questão de horas. 

 

4. Separe um momento para responder e-mails e mensagens

 

A Gestão do Tempo pode servir para todas as tarefas, inclusive para a quantidade de vezes que você checa a sua caixa de entrada. 

Pare e pense quantas vezes você abre o seu e-mail ou WhatsApp para ver se tem algo novo. Às vezes, nada de diferente aconteceu, nem mesmo uma notificação. 

Contudo, as pessoas estão tão condicionadas a ficarem dependentes do celular que a todo instante vão até as telinhas só pelo prazer de deslizar entre as conversas.

Isso pode fazer com que você perca seu foco e acabe perdendo muito tempo apenas rolando diversas mensagens já respondidas. 

Separe no máximo 5 vezes do seu dia para ver as novas mensagens e tenha em mente que, se for algo urgente, como um paciente que está com problemas na recuperação de um tratamento de canal, ele certamente irá te ligar. 

 

5. Há tempo pra tudo, inclusive para o descanso

 

Além da sua rotina profissional, é muito importante que você separe um tempo para si. Tão importante quanto realizar todos os seus deveres é descansar e ter lazer.

O equilíbrio é fundamental para que você consiga recarregar as suas energias e não lide com o seu dia a dia como uma máquina pré programada.

Crie programas com a sua família, pratique algum hobbie e aprenda a dedicar um tempo pra si. 

Dessa forma, você e sua mente estarão satisfeitos e será mais fácil fugir daquele sentimento de eterno cansaço. 

Por fim, vale ressaltar que tudo no início é mais difícil. Mas é importante que você não desista e continue focando em uma boa gestão do tempo. 

Assim, com muita persistência e comprometimento, você poderá usufruir de todos os benefícios de uma boa organização. Tanto para a sua profissão, quanto para o seu próprio bem-estar.

 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Clínica Ideal

 

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.