Todas as Áreas

Carreiras

Mulheres na área da saúde

Nesse mês, aproveitamos a data do dia 8 de Março para falar sobre o que significa ser mulher na saúde. 

Perguntamos,entrevistamos e ouvimos mulheres que são referências nas áreas de farmácia, psicologia e odontologia, que são nossas áreas de atuação em pós-graduação em saúde.

Você pode assistir aos depoimentos clicando aqui.

Onde chegamos

Nós mulheres representamos hoje cerca de 65% da força de trabalho na área da saúde, e as 10 grandes áreas abaixo contam com ocupação massivamente feminina:

1- Nutrição

2- Fonoaudiologia

3- Terapia ocupacional

4- Fisioterapia

Dentre as profissões da área da saúde que tem maioria de homens, estão a Medicina (56%) e a Medicina Veterinária (55%).

Um caminho de luta

Desde que a mulher pôde entrar no mercado de trabalho, sobretudo após os anos 60, as profissões relacionadas a cuidados de saúde  sempre foram as primeiras opções. Aparentemente essa área de atuação foi a primeira a receber os trabalhos femininos com mais abertura, já que as questões de gênero e acesso da mulher à escolaridade superior e à própria carreira eram muito mais complexas do que hoje e exigia uma quebra de padrões e tabus.

Segundo a professora Eli Lola Gurgel, da UFMG e vice-presidente da Abrasco, “as mulheres tecem uma imensa rede de solidariedade que acolhe diariamente milhões de brasileiros, justamente nos momentos delicados de grande fragilidade e sofrimento. No entanto, encontram-se distanciadas em sua maioria dos cargos de chefia e na condução das políticas de saúde”

Esse acesso minoritário em relação aos cargos mais reconhecidos é fruto do acesso tardio à educação superior e das dificuldades relacionadas ao gênero, que hoje são pautadas e discutidas com mais abertura.

Mesmo que as mudanças sejam grandes no que diz respeito ao acesso das mulheres em diferentes áreas, incluindo a saúde, muitas relatam situações de dificuldades que podem ter sido causadas pelo fator “gênero”.

Ações para esse mês:

A Sanar Saúde levantou a campanha “Sou mulher na saúde”, que organizou depoimentos de mulheres de diferentes áreas, contando suas aspirações, dificuldades e inspirações na carreira.

Joana, uma das entrevistadas da campanha, falou da relação delicada entre competência e aparência, pressão sofrida por muitas mulheres da área:

“Estar ou ser bonita sempre foi algo secundário. Mas meus colegas fazem questão de me dizer: Joana, você tem que se arrumar um pouquinho mais. Assim, passa mais credibilidade. Isso me irrita.”

Na Sanar Saúde Pós:

Além das iniciativas pontuais, a Sanar Saúde é uma grande apoiadora e incentivadora das carreiras femininas, e tem em seu quadro de professores um grande número de mestras e doutoras, que são nomes relevantes nas áreas que atuam. 

Confira outros conteúdos com mulheres como protagonistas: 

Entrevista com a coordenadora da Pós-graduação em Odontologia da Sanar Saúde Pós

Professora da Pós-graduação fala sobre mitos e verdades sobre a Covid-19
Live Psicologia: Escuta terapêutica feminina para o feminino

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.