Todas as Áreas

Carreiras

Não sei nada sobre estoque em farmácia hospitalar...e agora? | Colunista

Não sei nada sobre estoque em farmácia hospitalar...e agora?  | Colunista

Você é discente de farmácia, vai iniciar estágio na área de farmácia hospitalar  e  não sabe  sobre estoques em hospitais…

A Sanar Saúde dá 10 dicas para você iniciar o seu estágio e impressionar o farmacêutico plantonista e/ou responsável técnico, pelo seu conhecimento de controle do estoque da farmácia. 

Dica número 1:

Todo hospital apresenta um sistema de distribuição de medicamentos que podem ser do tipo coletivo, individualizado, combinado/misto ou unitário. 

Sistema coletivo: Nesse caso os medicamentos serão distribuídos por unidades de internação e/ou a partir de uma solicitação por uma equipe de enfermagem, formando pequenos estoques nas enfermarias.

Sistema individualizado: Caracteriza-se pelo medicamento ser dispensado pela unidade por paciente, geralmente por um período de 24 horas. 

Sistema combinado ou misto: A farmácia irá distribuir alguns medicamentos, para os serviços específicos do hospital, mediante solicitação e para unidades de internação mediante cópia da prescrição médica. 

Sistema unitário: É o sistema mais seguro, esse sistema distribui todos os medicamentos, em todas as formas farmacêuticas, pronto para o uso, sem a necessidade, sem transferências ou cálculos efetuados pela equipe da enfermagem, nesse caso quem assume esses cálculos é o farmacêutico.

No primeiro contato com o hospital observe bem qual o tipo de sistema realizado pelo seu local de estágio. 

Dica número 2:

O estoque da farmácia nunca será desorganizado…

A farmácia hospitalar apresenta um tipo de controle de estoque e ele pode ser do tipo controle informatizado, aquele que irá ocorrer com a presença de sistemas de informação, como por exemplo, computadores ou leitores código de barras ou um controle manual do estoque que é realizado por meio de fichas que ficam disponibilizadas em prateleiras. 

Logo ao ser apresentado um estoque para você, observe bem as prateleiras do estoque da farmácia…

Dica número 3:

Falando em prateleiras, imagina você em sua casa e  você precisa fazer uma receita de brigadeiro? 

Nessa situação, você possui 3 latas de leite condensado. Você muito esperto, olha a validade de cada uma das latas e observa que uma vence em agosto/21, setembro/22 e dezembro/21.

Qual das latas você utilizaria primeiro? 

Claramente utiliza-se a que vence primeiro. 

Na farmácia não será diferente, existe um sistema denominado PVPS (primeiro que vence, primeiro que sai), logo, os medicamentos que vencem primeiro estão dispostos na frente do estoque, para que o lote que vence primeiro fique disposto na frente das prateleiras. 

Dica número 4:

Assim como o dia está para o sol e a noite está para a lua, a farmácia hospitalar está para as legislações específicas da área, para a farmacologia e para farmacotécnica! 

Está iniciando o estágio nessa área, quer mandar bem e causar boa impressão, trate de estudar bastante a farmacologia, buscando entender quais são os tipos de medicamentos, quais as classes e os seus mecanismos de ação. 

Leve com você um caderninho, vá anotando tudo que vê pela frente, e faça a sua revisão ao chegar em casa. 

Dica número 5:

Falando em legislação, tudo na farmácia hospitalar existe uma regulamentação específica, e com o estoque  não será diferente. Pergunte ao farmacêutico quais são os procedimentos operacionais padrão (POPs) da farmácia e o manual de funcionamento, caso não tenha no hospital, existe um manual de padrões mínimos de funcionamento da farmácia hospitalar no site da SBRAFH (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar). 

Faça a leitura deles e mantenha-se informado sobre os padrões mínimos de funcionamento. 

E não para por aí.. 

Quando o assunto é legislação, existe a Resolução nº 357/20 do Conselho Federal de Farmácia que aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas em Farmácias  e a Resolução nº 304/19 que dispõe sobre as Boas práticas de distribuição, Armazenagem e Transportes de medicamentos. 

Faça uma leitura de cada uma delas e conforme mantenha a sua rotina de estágio, procure ficar ambientado sobre as legislações pertinentes à farmácia hospitalar.

Dica número 6:

Você acha que estudou o Ciclo da Assistência Farmacêutica na faculdade…e estaria livre? 

nananinanão…

Procure observar  a seleção de medicamentos dentro da farmácia, como também a  programação realizada pela equipe técnica da farmácia, assim como a aquisição dos medicamentos dentro do ambiente hospitalar. E o ciclo não para…

e o armazenamento?  (óia o estoque aqui…armazenando os medicamentos), e  a  distribuição? óia um pouquinho da atuação do estoque por aqui distribuindo os medicamentos no hospital) e  por fim  a dispensação de medicamentos realizada para os pacientes pela farmácia.

Tudo isso você precisa observar…

Dentro da Farmácia Hospitalar o ciclo da assistência farmacêutica funciona que uma beleza…

Procure identificar a atuação do ciclo dentro do hospital e como cada uma dessas etapas atuam na rotina da farmácia.

O Ciclo da assistência farmacêutica  atua continuamente no hospital, e nele o farmacêutico exerce o seu papel. 

Dica número 7:

Lembra das formas farmacêuticas que são estudadas na farmacotécnica? 

Comprimidos, ampolas, pomadas, xaropes, suspensões, aerossóis. O estoque da farmácia hospitalar costuma ser organizado em ordem alfabética, categorizados pela sua forma farmacêutica

No seu primeiro contato com o estoque observe essa disposição de medicamentos e como eles estão agrupados nas prateleiras. 

Dica número 8:

Agora vamos pensar em um detalhe, na maioria das vezes a gaveta que você guarda as suas meias costuma ser menor do que a gaveta que guardamos blusas e calças.

No estoque da farmácia, os medicamentos costumam ser agrupados de acordo com o seu volume de ocupação de área. Existem medicamentos que ocupam pouco espaço e medicamentos que ocupam muito espaço, esses costumam ficar segregados em uma sala. 

Procure aprender e conhecer sobre cada um deles no estoque. 

O estoque na farmácia hospitalar costuma ser:

Centralizado: é quando todos os medicamentos ficam em um só lugar até serem usados.

Descentralizado: é quando se usa vários almoxarifados para guardar quantidades menores de medicamentos, ficando, assim, mais próximos do objetivo.

Dica número 9:

Lembre-se de que na farmácia hospitalar existem os medicamentos, soros e saneantes. A farmácia é a unidade responsável por esses itens no hospital, procure conhecer cada um deles  e a utilização de cada um. 

Dica número 10:

Esse medicamento fica na temperatura ambiente ou fica no refrigerador?  

Procure atentar-se aos locais de armazenamento dos medicamentos e anote no seu caderno de estágio a temperatura de armazenamento de cada um. 

Boa sorte no seu início de estágio!

Bons estudos!

Gostou das dicas?

Leia 10 dias para o seu início de estágio – Parte 2 (controle de estoque na farmácia hospitalar)…

Matérias relacionadas:

Referências:

FONSECA, A.C.T. et. al. Farmácia hospitalar, pública e de Manipulação. Salvador. Sanar. 308 p. 2017.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.