Todas as Áreas

Carreiras

O farmacêutico e a toxina botulínica | Colunista

O farmacêutico e a toxina botulínica | Colunista

Quem não gosta de uma pele sem nenhuma marca de expressão ou as temidas rugas? Atualmente, a área esteta é uma das mais promissoras, a cada dia, as pessoas estão mais preocupadas com a pele e a aparência.

E se engana quem pensa que o farmacêutico não pode atuar nesta área. SIM, nós não só podemos ser farmacêuticos estetas, como também podemos aplicar a toxina botulínica. Uhuull!!

Mas primeiro, vamos entender:

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica ou o famoso Botox, é uma proteína produzida por bactéria anaeróbica, a Clostridium botulinum. Quando administrada por meio de injeções, ela bloqueia a musculatura local, bloqueando a liberação de acetilcolina e minimizando as linhas indesejadas. Existem mais de um tipo de toxina (A, B, C1, D, E, F e G), mas a mais utilizada nestes tratamentos é a do tipo A.

Indicações: Utilizada para amenizar rugas e linhas de expressão, reposicionamento de sobrancelhas e também pra bloquear a transpiração excessiva.

E como é o tratamento? A aplicação é rápida e a toxina é bem tolerada, mas pode aparecer, em alguns casos, efeitos adversos como: dor e edema. Os efeitos da toxina aparecem entre dois a cinco dias e dura cerca de três a seis meses.

Cuidados: Pode utilizar maquiagem, mas sempre tomando cuidado para não pressionar o local nos primeiros dias. 

Como o farmacêutico pode atuar?

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) legaliza a atuação do farmacêutico na área estética pelas resoluções nº 616 de 2015 e nº 645 de 2017. Define os requisitos técnicos para o exercício do farmacêutico na saúde estética e também quais são as substâncias permitidas para o uso farmacêutico nos procedimentos.

O farmacêutico esteta pode fazer diversos procedimentos estéticos não cirúrgicos. Dentre eles, a aplicação de toxina botulínica, o botox. Sendo a utilização mais comum, na face, para rugas na testa e olhos, entre outros.

Mas… para atuar nestas áreas, o profissional deve ter uma pós-graduação na área da saúde estética, em uma instituição reconhecida pelo MEC. Aqueles profissionais que já atuavam antes de 25 de novembro de 2015, podem atuar ao comprovar experiência mínima de dois anos interruptos na área, mas vale lembrar que é sempre bom atualizações.

Lembrando que o farmacêutico pode atuar em consultórios e clínicas estéticas de terceiros, assim como, pode ter seu próprio consultório. Para isso deve abrir uma empresa com CNPJ.

E aí? Bem legal a ideia da atuação com a toxina botulínica. Então o que está esperando para começar seus estudos na área?

Matérias relacionadas:

Referências:

SBD. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Toxina Botulínica. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/toxina-botulinica-tipo-a/13/>.

CFF. Conselho Federal de Farmácia. Farmacêutico podem aplicar toxina Botulínica. Disponível em: <https://www.cff.org.br/noticia.php?id=4993>. CFF. Conselho Federal de Farmácia. Ampliação da aplicação farmacêutica na estética. Disponível em: <https://www.cff.org.br/noticia.php?id=4993>.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.