Todas as Áreas

Carreiras

Ortodontia estética: uma análise sobre a aparência bucal

Ortodontia estética: uma análise sobre a aparência bucal

 

Na teoria, a Ortodontia é o ramo da odontologia que estuda, trata e corrige, quando necessário, o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento dos arcos dentários, e consequentemente da face. Ou seja, ela se dedica ao alinhamento e adequação das funções dento-faciais. Mas quem é ortodontista, sabe que o apelo estético é uma preocupação do paciente.

Uma reflexão sobre a ortodontia estética

Para confirmar o gosto brasileiro pelos aparelhos ortodônticos, vamos relembrar o sucesso que as borrachinhas coloridas causam entre os pacientes, ou as múltiplas possibilidades visuais que aparecem a cada dia relacionada aos bráquetes dos aparelhos ortodônticos: neon, fluorescente glitter. ou mesmo as vendas clandestinas feitas de “aparelhos”, sem nenhum tipo de função odontológica.

Isso comprova que a ortodontia carrega consigo uma aura de “harmonização”, e nada mais justo, já que o alinhamento dentário também causa essa harmonia óssea, e a consequente melhora visual, além de todos os outros benefícios mecânicos, como mastigação eficiente, facilidade para limpeza, etc.

No Brasil, que tem um histórico muito alto em relação ao número de pessoas sem dentes ou com perda dentária precoce, ter os dentes alinhados e bem cuidados é quase um status social. Que marca o privilégio da possibilidade de cuidados odontológicos.

Embora nos últimos anos a realidade sobre o acesso aos recursos odontológicos no Brasil tenha mudado muito, e as políticas públicas para a saúde bucal tenham sido melhoradas e ampliadas, a popularização do desejo de ser o sorriso perfeito é também um apelo social e econômico. Marca de recursos.

Os “aparelhos falsos” que podem ser encontrados em comércio populares, e que são um tremendo risco para a saúde bucal, podendo causar inclusive a perda dos dentes, revelam um comportamento nacional que significa muito: a ambição pelo cuidado estético dos dentes mora em nosso imaginário e é parte da nossa concepção de crescimento e evolução estética e econômica.

Procedimentos da Ortodontia Estética: saúde em primeiro lugar

 

Aparelho Ortodôntico Lingual

Utilizar o aparelho ortodôntico lingual pode ser ideal para quem gostaria de alinhar o sorriso, mas não pretende interferir na aparência dos dentes. Assim, o sorriso pode continuar sendo exposto sem os ferrinhos, já que o aparelho se instala na parte de trás dos dentes.

Além de não comprometer na estética do sorriso do paciente, também não é necessário a remoção dos bráquetes. Com isso, a pessoa que optar pelo tratamento poderá ter uma vida social sem dificuldades, ocupando diversos espaços sem desconforto.

Alinhadores

Uma outra alternativa a ser apresentada ao paciente, é o tratamento com alinhadores. Com esse dispositivo removível (e transparente), o sorriso do paciente também não será comprometido, tornando-se imperceptível durante o uso.

Facetas de Porcelana

O tratamento com as facetas, restaurações cerâmicas que variam de 1 a 1,5 milímetros, melhora a estética do sorriso e corrige defeitos congênitos da formação dos dentes. O uso também pode corrigir trincados e fraturas, além de reverter a coloração amarelada.

Implantes dentários

Os implantes dentários são integrados aos ossos, o que promove suporte mais estável aos dentes artificiais. Com esse tratamento, o dentista cirurgião pode fazer a substituição dos dentes que estão danificados ou desgastados.

O que podemos concluir?

Que os aparelhos ortodônticos, que já vêm sendo modernizados e mais acessíveis, consigam chegar cada vez mais longe, e incluir pessoas em tratamentos eficientes que aproveitem o máximo da ortodontia, tanto do ponto de vista estético quanto do mecânico. E que os especialistas na área possam dialogar sobre essas tendências que acabam sendo marcadas em uma sociedade que aparentemente tem sede de cuidados na área da saúde.

Você pode se tornar um especialista em odontologia

Gostaria de se tornar esse especialista para dialogar com reflexões que podem mudar o cenário da Odontologia? Então a Sanar Saúde Pós é perfeita para você. Te contamos os motivos!

A pós-graduação em Saúde da Sanar Pós foi feita especialmente para você e a sua rotina. Ainda não sabe como?

Com a Sanar Pós, você garante:

  • Aulas gravadas – assista de onde quiser
  • Aulas ao vivo – garanta a experiência completa
  • Experiência Prática Presencial – essencial para te proporcionar mais confiança nos atendimentos
  • Interações – faça networking com profissionais da área
  • Masterclasses – aprenda com os maiores especialistas do Brasil
  • Plataforma adaptável para celular, tablet ou notebook 
  • Materiais complementares

Escolha a especialização que é a cara do seu futuro e seja o profissional completo que sempre almejou.

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.