Todas as Áreas

Carreiras

Os erros que você pode cometer ao escolher um curso de atualização

Os erros que você pode cometer ao escolher um curso de atualização

Em uma dinâmica de vida atribulada e acelerada, existem alguns erros que você pode cometer ao escolher um curso de atualização. Essa modalidade permite que profissionais já formados revejam e aprimorem seus conhecimentos técnicos, teóricos e práticos sobre sua área de atuação.

Numa dinâmica como essa, não se planejar bem é dar abertura para o azar no jogo do aprendizado. Afinal de contas, como dominar os conhecimentos mais atuais sobre sua área e ainda interagir com colegas e professores, se não houver um momento do seu dia – e da sua semana – específico pra isso?

Acompanhe esse conteúdo até o final para não errar ao escolher seu curso de atualização. Já adiantamos: essas dicas valem ouro!


SAIBA QUAL O MOMENTO CERTO PARA INVESTIR EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO


Não ter objetivos definidos

Tudo começa com o planejamento. Em que momento da carreira você está? Onde pretende chegar? Você quer mudar de carreira?

Essas respostas são o ponto de partida pra você definir seus objetivos e direcionar suas escolhas. Sendo assim, o planejamento é importante pra te ajudar a perceber suas reais necessidades profissionais e identificar o que você precisa para impulsionar sua carreira.

Especialmente na área de saúde, é importante se manter atualizado sempre! As ciências biológicas se transformam e agregam novos conhecimentos. É importante que você seja um profissional atento e atualizado quanto às descobertas científicas.

Não ter certeza sobre o momento

Antes de decidir fazer um curso de atualização é importante também ter certeza se esse é o momento certo. A experiência exige tempo, estrutura, condições financeiras e psicológicas também.

Se você tiver uma rotina de trabalho extenuante, talvez não valha à pena se comprometer com um curso de atualização. Por outro lado, se tiver uma rotina tranquila ou tiver certeza que consegue administrar as obrigações com mais essa demanda, é bom investir em cursos que se adequem à sua disponibilidade.

O importante mesmo é conseguir ter esses momentos com qualidade, seja trabalho, estudo ou até mesmo lazer. Principalmente esse último, porque o tempo livre é fundamental em todo processo de aprendizado.

Não traçar um plano de estudos

Apostar em um curso de atualização, mas não traçar um plano de estudos é um erro que pode prejudicar todo seu investimento. Se antes de começar você precisa ter um objetivo, é necessário também começar com uma dinâmica de estudos definida.

Traçar um plano de estudos é definir um espaço físico para estudar, separar momentos do nosso dia para assistir às aulas e revisar os conteúdos. Neste último caso, determinar o momento de estudar exige que você seja realista. Considere todas as demandas que você possui e identifique quanto tempo você poderá dedicar ao seu aprendizado.

Fazer o curso em qualquer instituição

O curso de atualização exige investimento. Diante disso, é preciso que você escolha uma instituição respeitada no mercado e já consolidada na área que você pretende estudar.

A Sanar, por exemplo, já é referência como uma startup de educação em saúde com conteúdos voltados para as diversas áreas profissionais. Isso dá mais segurança quanto aos cursos oferecidos.

Não fazer o curso em qualquer instituição é um ponto de atenção, já que o curso de atualização não exige autorização do Ministério da Educação para funcionar. Fica com você a responsabilidade de avaliar itens como infraestrutua oferecida, suporte ao aluno, metodologia, grade curricular, corpo docente e custo-benefício em geral.

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)


Matérias relacionadas:

Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.